Torre de controle logístico: como implementar na sua empresa? - Delage

Torre de controle logístico: como implementar na sua empresa?

Entenda como manter os processos logísticos integrados, aumentando a produtividade, competitividade e lucratividade em seu armazém com a implementação de uma torre de controle logístico

 

 

Empresas em todo o mundo passam hoje por um momento desafiador, desencadeado, principalmente, pelos últimos eventos mundiais. Muitas mudanças estão em curso e um dos grandes objetivos de curto e médio prazo tem sido recuperar com velocidade o espaço de atuação, ao mesmo tempo em que se busca ampliar o alcance no mercado.

 

Nesse processo, uma das preocupações centrais é a eficiência logística. Diante de um cenário de fortalecimento do comércio eletrônico e do omnichannel, somado à alta concorrência, como responder com eficácia e agilidade às pressões de mercado?

 

Uma das respostas está na implementação de torres de controle logístico, afinal, só se pode melhorar aquilo que se monitora continuamente. Com as ferramentas certas, é possível otimizar as principais funções e fluxo de trabalho dentro dos armazéns, além de acompanhar informações fundamentais em tempo real, que auxiliam na organização, melhor visibilidade e gerenciamento do estoque.

 

Neste artigo vamos falar sobre a importância de uma torre de controle logístico operando em seu armazém, como ela pode beneficiar e otimizar as operações da cadeia logística, além de compreender quais itens priorizar na hora de realizar a implementação em sua empresa. Vamos lá?

 

 

O que é torre de controle logístico e qual a sua importância?

 

 

torre-de-controle-logisticoEm geral, uma torre de controle logístico pode ser definida como a concentração de dados de um armazém em um único painel personalizado para visualização em tempo real de todas as operações, métricas e eventos da cadeia de suprimentos.

 

Dessa forma, gestores logísticos são capazes de acompanhar de forma integrada toda a gestão operacional dentro e fora do armazém, possibilitando uma visibilidade de ponta a ponta, melhor compreensão de processos, reconhecimento de falhas e vulnerabilidades, identificação de pontos de melhoria, eficiência na resolução de problemas, falhas e imprevistos durante a rotina de trabalho.

 

Por operar com tecnologias avançadas, a torre de controle logístico auxilia também no gerenciamento do estoque, desde a disponibilidade de itens no inventário, assim como acompanhamento de pedidos, chegando à entrega para o consumidor final. Essa integração permite ganho na autonomia e tomadas de decisão através de dados consolidados.

 

 

Principais benefícios da torre de controle logístico

 

 

Até aqui você compreendeu o que é uma torre de controle logístico e qual a sua importância na otimização do armazém. Neste tópico, detalharemos os seus inúmeros benefícios. Confira:

 

 

Maior visibilidade dos processos

 

Com a torre de controle logístico é possível acompanhar tudo que acontece dentro de uma cadeia logística. Desde o monitoramento e movimentação no pátio, entradas e saídas de caminhões, controle de mercadoria na doca, organização do estoque, acompanhamento de pedidos, embalagem, envio e recebimento pelo cliente. Tudo isso em um único painel para melhor identificação do gestor.

 

 

Maior autonomia e previsibilidade para decisões

 

Velocidade e agilidade para resolução de problemas é uma característica decisiva em negócios de sucesso. Saber identificar um erro rapidamente significa menos esforço, menos gastos e transtornos gerais que podem atrasar processos no armazém. Com uma torre de controle logístico operando de forma integrada, o gestor identifica em tempo real qualquer problema que possa gerar impacto negativo ao fluxo de trabalho, além disso, consegue buscar uma resposta rápida e inteligente para a resolução de um determinado evento.

 

 

Maior economia de tempo e recursos financeiros

 

Ao otimizar a operação, a conta fica fácil: maior economia é adquirida, seja de tempo ou de investimento monetário. Uma vez que é possível compreender melhor e identificar os pontos de melhoria do armazém, consegue-se buscar formas de redução de custos e melhor aproveitamento de tempo, funções ociosas, melhores rotas para os veículos no recebimento e também durante as entregas.

 

 

Integração com sistemas do armazém

 

Uma torre de controle logístico opera através da inteligência artificial, sendo assim, é possível criar mecanismos junto aos softwares para responder de forma automatizada a eventos não planejados. Além disso, consegue-se integrar uma torre de controle logístico, onde toda a equipe acompanha informações específicas e decisivas para seu setor.

 

Todos esses benefícios não só otimizam recursos e tempo, como também aumentam a competitividade de sua empresa no mercado, uma vez que a previsibilidade permite que você, gestor, entenda os processos de ponta a ponta e esteja preparado para qualquer imprevisibilidade que aconteça, tendo informações suficientes para uma decisão assertiva.
 
 


 
 

3 pilares para implementar uma torre de controle logístico com excelência

 

 

Antes de tudo, é necessário ter objetivos claros ao implementar uma torre de controle logístico. Quais os benefícios deseja alcançar e onde quer chegar? Metas bem definidas são essenciais para a implementação de um novo projeto.

 

Em seguida, é necessário realizar o mapeamento de todos os processos que compõem o funcionamento da sua empresa, considerando todas as suas particularidades, desafios, lead time e melhorias de acordo com recursos disponíveis. Afinal, cada etapa funciona de acordo com parâmetros específicos e deve ser avaliada.

 

Por fim, para que o planejamento da implementação de uma torre de controle logístico saia da forma esperada e atinja os resultados estimados, é importante priorizar três pilares, que são a base para resultados eficientes:

 

1. Pessoas

 

Uma equipe bem treinada, alinhada com os principais valores e missões da empresa e informada, é capaz de contribuir com inúmeras soluções que melhoram o desempenho e aprimoram as estratégias que otimizam o fluxo de trabalho dentro do armazém. Ela faz toda diferença na comunicação e otimização entre a tecnologia e os recursos manuais.

 

A veracidade de dados a serem analisados só tem valor a partir de uma análise de qualidade desempenhada por uma equipe atenta, com um olhar apurado para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio.

 

> Saiba mais sobre a Gestão de Pessoas na logística.

 

 

2. Processos

 

Com uma equipe alinhada e bem preparada, é possível desenvolver e estabelecer os principais processos do armazém de acordo com um planejamento logístico. Esse é um pilar fundamental, pois é onde ocorre toda a operação de uma torre de controle logístico.

 

Portanto, anote, debata com a equipe, crie e aprimore processos que aumentem a velocidade, produtividade, eficácia e economia de recursos, como os financeiros e também o tempo de operação. A integração entre o fluxo de trabalho com a torre de controle logístico é a peça-chave para organizar e ter maior visibilidade das operações de ponta a ponta.

 

 

3. Tecnologia

 

Para fechar o tripé de funcionamento de uma torre de controle logístico, destacamos o uso da tecnologia, a fim de dar suporte a toda informação recebida, dos mais diferentes processos. Aqui temos softwares de gerenciamento como o ERP, WMS, TMS, YMS e OMS atuando como ferramentas de gestão e automação.

 

A partir da integração de sistemas de organização, gerenciamento e rastreio, é possível eliminar e otimizar trabalhos manuais e burocráticos, enquanto gestores ficam dedicados a pensar na metodologia e melhorias para o modelo de negócio, aumentando sua competitividade no mercado.

 

 

Escolha a melhor tecnologia para seu armazém

 

Neste artigo você compreendeu melhor sobre a implementação de uma torre de controle logístico em seu armazém e como ela pode trazer uma série de benefícios que aumentam a visibilidade do seu negócio, expandem sua estratégia, aceleram seu crescimento e, consequentemente, tornam sua empresa mais competitiva – elementos decisivos para a sobrevivência no mercado atual.

 

Além disso, foi possível constatar que priorizar pessoas, processos e tecnologia é essencial para um melhor desempenho e produtividade. Também é importante ter uma visão analítica, entendendo que o acompanhamento da operação é a bússola que guia o negócio na direção certa.

 

Você, gestor, pode contar com as melhores soluções tecnológicas para o seu armazém aqui na Delage. Desenvolvemos sistemas especializados que oferecem total visibilidade e rastreabilidade dos processos, além de facilitarem a gestão e a tomada de decisões. Entre em contato conosco e conheça todas as inovações que temos para a sua empresa!