Search
Close this search box.

Conheça o sistema YMS, confira seus benefícios e tire suas dúvidas sobre sua aplicação

 

ymsTodo gestor sabe que a máxima “tempo é dinheiro” realmente faz sentido. Atrasos, retrabalhos e baixa produtividade geram mais gastos para a sua empresa e podem colocá-la em posição de desvantagem no mercado. Quando falamos em Logística, especialmente, a morosidade em um processo pode impactar todos os demais, trazendo um prejuízo ainda maior. Isso significa que, para alcançar a eficiência desejada, é fundamental considerar todas as etapas, começando pelo recebimento.

 

Ter caminhões no pátio à espera para serem carregados ou descarregados não chega nem perto do ideal. Do mesmo modo, “segurar” uma equipe no aguardo do recebimento de uma carga que não tem previsão de chegada pode trazer prejuízos à sua operação. Imagine, então, pagar hora extra frequentemente devido à falta de organização? Na verdade, não se trata apenas de prejuízos financeiros, mas de danos ao funcionamento da cadeia como um todo. É por isso que dizemos que o recebimento precisa sim estar entre as prioridades quando o assunto é otimização do armazém.

 

Hoje em dia, transformar o pátio em um elo ativo e valioso pode ser o diferencial em sua empresa. Mas como fazer isso? Investindo nas ferramentas certas, idealizadas justamente para centralizar as informações e tornar os processos mais eficazes. Neste texto vamos apresentar uma tecnologia que pode te ajudar a preencher todas as lacunas anteriormente citadas: o YMS.

 

O que é YMS?

 

Diariamente entram e saem caminhões do pátio do seu armazém, certo? Vamos supor que você siga a seguinte sequência de etapas para o recebimento de uma carga:

 

 

Apesar de parecer simples, cada etapa tem uma série de armadilhas que podem causar atrasos, a começar pela comunicação com o fornecedor. Para evitar isso, as empresas de tecnologia desenvolveram o YMS (Yard Management System) ou sistema de gestão de pátio. A solução dá suporte e ajuda a otimizar os fluxos no pátio, sejam relacionados ao embarque ou desembarque de cargas. Sua finalidade é garantir a organização da agenda de entregas e coletas e da disponibilidade de docas, além de assegurar a segurança na entrada e saída do pátio e o melhor aproveitamento da sua força de trabalho.

 

Com as funcionalidades oferecidas pelo YMS, que incluem os agendamentos de entrega, identificação de veículos, planejamento de carga e descarga e gestão das tarefas, é possível ter uma visão em tempo real da movimentação de veículos no pátio e, ainda, uma alta previsibilidade para todas as ações futuras.

 

 

Benefícios do YMS

 

Existem vários benefícios que podem ser associados ao uso de um YMS na gestão de pátio. O primeiro deles é o aumento da produtividade e eficiência. O sistema pode tornar o processo mais rápido e reduzir erros relacionados à intervenção humana. Outros benefícios são:

 

Planejamento

 

Com o agendamento de docas é possível ter visibilidade de todo o fluxo no pátio do CD. O YMS permite planejar todas as ações com antecedência, evitando filas de caminhões e docas ociosas. Além disso, o YMS notifica os gerentes ou equipes de doca de que um caminhão chegou, ajudando, assim, no preparo para garantir o máximo de eficiência no recebimento.

 

Agendamento de docas

 

Um prévio agendamento de carga e descarga ajuda a diminuir as filas de espera e organizar a entrada e saída de veículos. Caminhão esperando no pátio nunca mais!

 

Maior controle dos embarques e desembarque

 

Como o YMS centraliza as informações e gerencia todo o processo de movimentação no pátio e ocupação das docas, o sistema oferece um controle maior dos embarques e desembarques.

 

Redução de custos

 

Nas operações de pátio, os maiores custos estão associados ao gerenciamento de caminhões de pátio e aos motoristas que os operam. Mas também é importante considerar os custos relacionados às equipes que atuam nas docas. Na medida em que o YMS garante uma organização e o melhor uso dos recursos, os custos serão reduzidos significativamente.

 

 

Otimização de processos

 

Se há organização e previsibilidade, não resta dúvidas de que os processos serão otimizados, pois gestores e equipes podem se programar para executarem as tarefa, evitando atrasos e garantindo o máximo de produtividade.

 

 

Análise de desempenho

 

O YMS fornece relatórios para que todos os eventuais gargalos sejam identificados e corrigidos. Assim, há uma melhoria contínua do desempenho.

 

Além de tudo isso, é importante frisar a melhora na qualidade do serviço. A rastreabilidade do que está sendo feito e de quanto tempo está se gastando em cada processo permite que os clientes e agregados acompanhem o processo de carga/descarga com visibilidade em tempo real.

 

O que deve ser considerando no momento da escolha de um YMS?

 

Decidiu que quer ter o YMS em sua empresa? Agora é a hora de escolher a melhor opção no mercado, aquela que ajudará no seu crescimento. Veja se a solução:

 

 

 

 

 

Esses são os principais pontos, mas é importante que você, antes, identifique os problemas e saiba o que não pode faltar em seu YMS. Além disso, avaliar a expertise do fornecedor da tecnologia e os casos de sucesso é fundamental para fazer uma escolha acertada.

 

 

YMS, TMS e WMS: a revolução da logística

 

O futuro é agora! Por isso, softwares que auxiliam na gestão dos processos são as grandes apostas para aumentar o desempenho e deixar a sua empresa no topo, ou seja, é crucial que haja um o elo perfeito entre o WMS, o TMS e o YMS. O resultado de unir essas três plataformas é um maior grau de visibilidade em sua cadeia de suprimentos, além de uma gestão holística.

 

AccuScheduler®: o YMS da Delage

 

A Delage, reunindo toda a sua experiência no desenvolvimento de tecnologias para a Logística, lançou recentemente o YMS AccuScheduler®. Trata-se de uma plataforma colaborativa que integra a sua empresa aos seus fornecedores e transportadores, centralizando em um único lugar todas as informações referentes ao recebimento. O software conta com várias funcionalidades que reforçam a segurança e facilitam a organização dos turnos de trabalho nos CDs, além de oferecer painéis para acompanhamento das operações em tempo real.

 

Com a implantação do AccuScheduler®, o Grupo DPSP teve um aumento de 25% em produtividade, redução de erros em agendamento e informações de NFs em 80% e liberação de docas no recebimento em torno de 20%.

 

Tais números mostram o grande potencial do YMS em trazer mais eficiência e redução de custos para a sua operação. Que tal levar esses ganhos para o seu negócio?

 

Para saber mais detalhes sobre o AccuScheduler® e conhecer as funcionalidades específicas que são oferecidas , clique aqui.