Congestionamento no pátio? 7 Dicas para ter uma boa gestão do seu recebimento - Delage

Congestionamento no pátio? 7 Dicas para ter uma boa gestão do seu recebimento

Descubra 7 formas práticas para melhorar o desempenho na gestão do recebimento, evitando atrasos e eliminando custos adicionais

 

gestão do recebimentoComo é realizada hoje a gestão do recebimento de mercadorias no pátio da sua empresa? Filas de caminhões esperando por orientações para o desembarque, funcionários com tempo ocioso ou realizando horas extras esperando por fornecedores em atraso, reclamações de diferentes setores em relação ao prazo de entrega e expedição de pedidos… Essas e muitas outras situações podem, frequentemente, ser observadas em empresas que não possuem um bom planejamento na hora de realizar a gestão do recebimento.

 

Falhas quando encontradas na doca, pátio e recebimento, podem demandar mais tempo na realização de tarefas do seu armazém, e quando falamos em tempo de execução, sabemos que isso implica em maiores gastos e, consequentemente, desvantagens no fluxo dentro centro de distribuição, prejudicando todos os setores e planejamento da empresa.

 

Mas é possível melhorar a logística de seu pátio, visando aumentar a produtividade, otimizar tempo e esforço operacional, ganhar competitividade no mercado, além de garantir aumento em seu faturamento? Acredite, é sim! Abaixo listamos 7 formas práticas para aplicar no pátio na hora de receber as mercadorias do armazém. 

 

 

# 1 Aumente a visibilidade da remessa e do carregamento

 

Um dos passos mais importantes a ser considerado no planejamento da gestão do recebimento é acompanhar – se possível em tempo real – a localização da remessa e carregamento do pátio. Gestores podem utilizar tecnologias que permitem o rastreamento, por exemplo, radiofrequência, GPS e, até mesmo, Bluetooth.

 

 

#2 Monitore as operações para garantir a segurança e conformidade

 

Apesar de parecer simples o fluxo de desembarque no pátio, o processo de recebimento exige atenção, desde o momento em que os veículos chegam ao estacionamento até a conferência da mercadoria que será enviada ao armazém pelos colaboradores. Qualquer pequena falha na verificação de listas de segurança e carga inadequada pode gerar conflitos no processo como:

 

– Ferimentos durante o descarregamento: é preciso verificar como a mercadoria foi embalada e transportada, se ela se encontra em conformidade com os parâmetros recebidos pelo pátio, a fim de evitar danos e acidentes durante o fluxo de recebimento.

 

– Transferência de mercadoria incorreta: quando o processo de verificação não é realizado com eficiência, o desembarque pode ser feito no local errado, causando transtorno na organização do centro de distribuição, aumentando o tempo de execução de tarefas e diminuindo a produtividade.

 

Portanto, é fundamental ter um controle rígido das normas de segurança.

 

 

#3 Automatize notificações de chegada e saída de caminhões


Assim como é importante acompanhar a remessa e localização de carregamento, receber notificações sobre embarque e desembarque, chegada e saída dos caminhões, é essencial para a organização e movimentação do pátio. Entender e antecipar o movimento de cada veículo faz com que o processo de check-in seja realizado com maior velocidade e eficiência, reduzindo o tempo ocioso dos colaboradores. 

 

 

# 4 Identifique as zonas do pátio com sinalizações

 

Empresas com centro de distribuição grande, que possuem diversidade de produtos em seu estoque, recebem mercadorias durante todo dia e de vários locais do país. É provável que nem sempre seus fornecedores enviem os mesmos motoristas em seu pátio, por isso, é importante manter a infraestrutura de recebimento preparada para quem chega. Assim como aeroportos possuem áreas de identificação e estão prontos para receber turistas, você precisa preparar as informações para receber seus fornecedores em sua empresa.

 

– Identifique as zonas do pátio. Onde os caminhões precisam chegar? Em qual lugar devem descarregar determinados produtos? Existe área específica para reparos? Onde é feita a coleta? Detalhar e etiquetar cada área faz com que os veículos se movimentam com precisão, organização e rapidez.

 

– Instrua os motoristas a serem responsáveis pela movimentação de seus reboques e a colaborarem com informações importantes sobre as mercadorias. 

 

 

# 5 Promova treinamentos


Investir em treinamentos para os colaboradores da equipe, assim como motoristas, fornecedores e todos os outros responsáveis pela gestão de recebimento é fundamental para nivelá-los dentro das políticas da empresa, assim como para mantê-los atualizados quanto às orientações sobre procedimentos, protocolos operacionais, regras e prazos. Além disso, se sua empresa possui softwares que automatizam os trabalhos manuais, é importante deixar claro sobre o funcionamento e processo das ferramentas, a forma de operar e acompanhar informações fornecidas pelos sistemas. 

 

 

#6 Rastreie os KPIs adequados

 

Para encontrar formas de melhorar o fluxo na gestão de recebimento, assim como analisar se o planejamento e logística estão funcionando, é preciso acompanhar as métricas adequadas do setor. Monitorar o movimento dos fornecedores, tarefas de cada colaborador, taxas de entrega, velocidade de desembarque, taxa de atrasos, ativos sem movimentação no pátio, entre outras especificidades do processo, é possível através de tecnologias avançadas, como por exemplo, o sistema YMS (Yard Management System), ou sistema de gestão de pátio.

 

 


 

#7 Conte com um sistema YMS 

 

O sistema YMS é uma solução responsável por auxiliar no planejamento da gestão de recebimento e ajudar na otimização dos fluxos no pátio. Seja no embarque ou desembarque de cargas, sua principal função é promover a organização e centralização do agendamento de entregas, coletas e da disponibilidade de docas, além de garantir a segurança na entrada e saída do pátio, aproveitando da melhor forma o esforço do trabalho de cada operador. 

 

Com o software, você cria um único canal de comunicação com fornecedores e transportadoras e, assim, consegue ter total controle sobre os agendamentos de entregas e coletas, podendo preparar sua equipe e infraestrutura para que tudo aconteça dentro do prazo e sem congestionamentos. 

 

Entre os benefícios de implementar o YMS em seu gerenciamento de pátio estão: 

 

  • Melhor planejamento na gestão do fluxo.
  • Agendamento de docas e redução de filas de caminhões no pátio.
  • Mais controle no embarque e desembarque de veículos.
  • Redução de custos e maior aproveitamento da infraestrutura e esforço de trabalho.
  • Otimização e digitalização de processos.
  • Análise de desempenho, possibilitando encontrar melhorias para o processo.  

 

Dê o primeiro passo rumo à gestão do recebimento otimizada

 

Neste artigo você pode compreender que pequenos detalhes fazem toda diferença na produtividade do gerenciamento de recebimento. Além disso, viu que a tecnologia é uma grande aliada na hora de melhorar os fluxos de sua empresa. 

 

A Delage tem o comprometimento em inovar e levar aos clientes o melhor em tecnologia para negócios de diferentes nichos no mercado. O AccuScheduler® é o nosso YMS, em modelo 100% SaaS. Mais do que uma solução de gestão de doca, pátio e recebimento é uma verdadeira plataforma colaborativa, que integra seus parceiros de negócio e aumenta a visibilidade de todos esses agentes em suas cadeias de abastecimento. 

 

Com o AccuScheduler®, você centraliza suas informações em uma única plataforma, o que facilita muito a comunicação de toda equipe envolvida na gestão de recebimento. Além disso, a solução oferece total previsibilidade e auxilia na gestão de rupturas. 

 

Para entender mais como aplicar o YMS em sua empresa e melhorar o desempenho em sua doca, pátio e recebimento, entre em contato com nossos consultores. 



Deixe um comentário