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Descubra como a Inteligência Artificial está transformando a logística e como as empresas podem se beneficiar dessas inovações.

 

Agilidade na tomada de decisões. Redução no tempo de ciclo dos pedidos. Utilização de recursos com inteligência. Precisão nas entregas e qualidade assegurada ao cliente. Esses são alguns dos objetivos principais de qualquer gestor de logística. E se antes pareciam inalcançáveis em sua totalidade, hoje já podem ser plenamente concretizados com a ajuda da Inteligência Artificial (IA).

 

A capacidade de computadores e softwares em lidar com grandes volumes de dados em um único processo de tomada de decisão, algo impossível para os seres humanos, tornou a IA um benefício essencial para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Com a sua popularização, a logística tem experimentado grandes avanços em termos de performance, organização e segurança.

 

Muitos gestores  já perceberam o grande potencial da inovação. De acordo com o Gartner, até 2024, 50% das organizações da cadeia de suprimentos investirão em aplicativos que suportam inteligência artificial e recursos avançados de análise.

 

Pensando em compreender melhor esse cenário em ebulição, exploraremos as principais tendências e oportunidades que a Inteligência Artificial oferece à logística. Vamos lá?

 

 

O que é Inteligência Artificial e como ela se aplica à logística?

 

inteligência-artificial-logísticaAntes de avançarmos e compreendermos os benefícios da Inteligência Artificial na logística das empresas, é importante compreender o conceito dessa inovação que vem ganhando cada vez mais destaque. Afinal, o que é Inteligência Artificial?

 

Em termos simples, a Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação que se dedica ao desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. Esses sistemas são capazes de aprender, raciocinar, tomar decisões e se adaptar com base na análise de grandes conjuntos de dados.

 

A Inteligência Artificial aplicada à logística desempenha um papel fundamental ao impulsionar resultados. Através de recursos avançados de otimização, a IA possibilita um planejamento com maior precisão, melhorando a eficiência operacional e reduzindo os custos na cadeia de suprimentos.

 

Além disso, a IA é capaz de analisar e interpretar grandes volumes de dados em tempo real, identificar padrões e fornecer insights valiosos. Isso não apenas aprimora a tomada de decisões, mas também contribui para a segurança no trabalho, automatizando tarefas perigosas ou repetitivas, garantindo que sua equipe ganhe mais tempo em atividades as quais a Inteligência Artificial não é capaz de operar.

 

A seguir, abordaremos detalhadamente as principais tendências em que a Inteligência Artificial pode beneficiar a logística das empresas.

 

 

Inteligência Artificial na logística: 10 vantagens para seu negócio

 

Agora que você compreende melhor o conceito da Inteligência Artificial e sua aplicação na logística, é hora de explorar detalhadamente como a inovação pode contribuir para a eficiência operacional, aumento da precisão, eliminação de erros e redução de custos. Confira, a seguir, alguns benefícios práticos da sua aplicação na cadeia de suprimentos:

 

 

1- Previsibilidade de demanda e gerenciamento preciso do estoque

 

Sabemos que o estoque é a coluna dorsal de qualquer negócio, logo, encontrar o equilíbrio ideal nos níveis do inventário, evitando problemas de escassez ou excesso pode ser um grande desafio logístico.

 

É nesse ponto que a Inteligência Artificial se destaca como uma poderosa aliada. Ao aplicarmos a IA e a Aprendizagem de Máquina (ML) na previsão de demanda, é possível prever com segurança a demanda reduzida e, até mesmo, o fim da vida útil de um produto em um canal de vendas, assim como o crescimento das vendas e a necessidade de introduzir um novo produto no mercado.

 

Uma vez que existe previsibilidade de mercado, é possível desenvolver estratégias que mantêm os níveis de estoque necessários no atendimento da demanda atual e de curto prazo. Isso evita problemas de escassez ou excesso de produtos, resultando na redução de custos de armazenamento e na melhoria da eficiência operacional.

 

 

2- Tomadas de decisões inteligentes

 

A Inteligência Artificial na logística oferece também previsões, recomendações e insights baseados no histórico de dados da empresa, além de ser capaz de aprender continuamente com o passar do tempo. Ou seja, essas funcionalidades são constantemente aprimoradas à medida que o comportamento do mercado muda nos canais de venda, permitindo que as empresas tomem decisões mais informadas, assertivas e estratégicas.

 

Esse recurso impacta na melhoria do desempenho, da eficiência e da lucratividade das operações logísticas, proporcionando uma vantagem competitiva às empresas ao otimizar o planejamento e a tomada de decisões com base em dados confiáveis e atualizados em tempo real.

 

 

3- Visibilidade 360º do fluxo operacional

 

A rotina em um armazém logístico pode ser desafiadora devido à constante movimentação e à demanda que chega e sai a todo instante. Controlar tudo manualmente é humanamente impossível. Mas e se houvesse uma solução para dar suporte a esse monitoramento?

 

Com a IA é possível! A aplicação da Inteligência Artificial na estratégia logística permite acompanhar todas as atividades do armazém em tempo real. Isso significa que, em caso de qualquer problema no fluxo operacional, independente de qual etapa ele se encontra, é fácil identificar não só a  causa como também as consequências do erro – tudo isso com a agilidade que o dia a dia de um armazém exige.

 

Além disso, a IA consegue prever problemas e agir preventivamente, garantindo prazos de entrega pontuais e preservando a integridade dos produtos e serviços oferecidos. Ao identificar possíveis gargalos ou falhas em potencial, os gestores logísticos podem implementar ações corretivas antes que esses problemas afetem negativamente os clientes.

 

 

4- Gerenciamento otimizado de transportes

 

É comum que empresas estabeleçam contratos com companhias de transporte para a entrega de suas mercadorias. Algumas empresas maiores, como a Amazon, possuem até mesmo suas próprias divisões de transporte.

 

Como dito anteriormente, a Inteligência Artificial aplicada à logística torna todo o processo de remessa mais eficiente em termos de gerenciamento de tempo. No entanto, os benefícios não param por aí.

 

Vejamos um exemplo: quando há motoristas conduzindo caminhões de entrega, há uma limitação de tempo em que podem operar, logo, contratar vários motoristas para a mesma rota, a fim de atender a uma demanda de entrega 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode ser caro.

 

É justamente aqui que a Inteligência Artificial na logística pode ser uma solução, automatizando a função de condução, proporcionando uma solução eficiente e econômica para atender à demanda contínua de serviços de entrega.

 

 

5- Eficiência no envio de pedidos

 

A Inteligência Artificial auxilia na otimização do processo de envio de pedidos uma vez que consegue monitorar todo o fluxo de estoque e encontrar um equilíbrio entre a rota mais rápida e a mais econômica para a empresa.

 

Essa atividade é especialmente vantajosa porque as rotas de envio são planejadas a fim de minimizar os custos e maximizar a abrangência para atingir o maior número possível de clientes.

 

A Inteligência Artificial aplicada na logística também é capaz de prever condições de tráfego e identificar os melhores horários, fugindo, por exemplo, do pico rodoviário. Ao evitar o tráfego intenso e agendar as entregas durante períodos de menor movimento, é possível garantir que os responsáveis pela entrega passem menos tempo aguardando nas estradas e mais tempo efetuando as entregas para um maior número de pessoas.

 

 

6- Segurança em ambientes restritos

 

A segurança é uma preocupação em ambientes logísticos restritos, onde é necessário garantir a integridade dos colaboradores e dos produtos do estoque. O reconhecimento facial da Inteligência Artificial permite que as máquinas desempenhem um papel importante na segurança desses locais.

 

Agora, elas podem rastrear todas as pessoas que entram e saem do ambiente, além de monitorar os itens nas prateleiras e registrar qualquer movimentação no depósito por meio da leitura dos códigos de barras nas embalagens, resultando um estoque atualizado de forma precisa e confiável.

 

 

7- Melhor relacionamento com fornecedores

 

Um dos aspectos fundamentais de qualquer negócio é a seleção e manutenção dos fornecedores adequados. Nesse caso, é importante identificar e manter registro de cada um deles e acompanhar o seu desempenho. Ao reabastecer o estoque ou ajustar as necessidades de acordo com a demanda, por exemplo, a qualidade do relacionamento com os fornecedores desempenha um papel crucial na fluidez das transações.

 

Com  a Inteligência Artificial, é possível monitorar os principais parâmetros dos fornecedores, como custo, pontuação de crédito e experiências passadas, como velocidade de entrega.

 

A partir desses dados, a Inteligência Artificial é capaz de criar uma lista das melhores opções possíveis para cada situação, assegurando que as operações do negócio ocorram de forma fluida e eficiente, mantendo um relacionamento eficaz, imparcial e amigável com os fornecedores.

 

 

8- Gerenciamento eficaz de colaboradores

 

Atualmente, a IA desempenha um papel efetivo no recrutamento de funcionários, treinamento no trabalho, monitoramento do desempenho diário e avaliação das habilidades individuais. Logo, quando aplicada à logística, Inteligência Artificial garante que cada funcionário seja designado para tarefas mais adequadas, identificando seus pontos fortes e áreas de melhoria.

 

 

9 – Manutenção preventiva de equipamentos e veículos

 

Utilizando sensores IoT (Internet das Coisas) e combinando-os com a análise de dados em tempo real, a Inteligência Artificial pode identificar padrões e sinais de desgaste em equipamentos e veículos, permitindo que seja realizada a manutenção preventiva antes que ocorram falhas ou paradas na operação.

 

Isso traz uma série de benefícios, como redução de custos com manutenção corretiva e aumento da vida útil dos ativos.

 

 

10- Velocidade no atendimento ao cliente

 

O atendimento ao cliente é uma das áreas em que as empresas estão mais aproveitando as vantagens da Inteligência Artificial. Recursos como chatbots, por exemplo, têm reduzido e, até mesmo, eliminado o tempo de resposta.

 

Além de serem sempre diretos e eficientes, os chatbots também são uma grande vantagem quando se trata de lidar com clientes estrangeiros que não são falantes nativos dos idiomas oferecidos pela empresa.

 

Essa tecnologia tem permitido um atendimento personalizado, disponível 24 horas por dia, proporcionando aos clientes uma experiência satisfatória e melhorando a imagem da empresa.

 

 

O futuro da logística com a Inteligência Artificial

 

A implementação da Inteligência Artificial na logística é um conceito ainda novo e,  embora esteja em ascensão, apenas uma pequena porcentagem de empresas está utilizando essa tecnologia no momento. No entanto, essa situação cria novas oportunidades de crescimento no mercado para empresas que desejam se destacar da concorrência nos próximos anos, especialmente para aquelas que já estão correndo para automatizar seus processos com a IA.

 

Selecionar a solução de IA adequada para o seu negócio é o primeiro passo para alcançar o sucesso futuro. É essencial estar atento às possibilidades oferecidas pela IA e explorar como essa tecnologia pode impulsionar a eficiência operacional, aumentar a satisfação do cliente e reduzir os custos.

 

Na Delage, estamos prontos para ajudar a impulsionar a automação da sua empresa. Nossos consultores estão à disposição para conversar e apresentar formas de otimizar o seu armazém, visando ampliar o alcance e aumentar a lucratividade no mercado. Aproveite essa oportunidade e entre em contato conosco para descobrir como a IA pode transformar o seu negócio!