De olho no futuro: 6 tendências de TI para logística em 2022 - Delage

De olho no futuro: 6 tendências de TI para logística em 2022

Confira as tendências de tecnologia para logística em 2022, descubra as vantagens de cada inovação e como elas podem impactar nos resultados do seu negócio

 

Tendências logística 2022É praticamente impossível imaginar uma vida nos dias atuais sem algum uso e empregabilidade da tecnologia. Ela está presente nas mais diversas áreas do nosso dia a dia, exercendo variadas funções: acesso à informação, entretenimento, estudos, atividades simples, como controle e gestão de tempo, e até mesmo na realização de compras e tomadas de decisões de forma rápida e prática.

 

A cada ano, a tecnologia se transforma e fica difícil até de imaginar que enviávamos cartas ou telegramas para nos comunicarmos há pouco tempo! O mundo evoluiu. Novas formas de se relacionar e consumir surgiram, democratizando o mercado e aumentando a competitividade. Portanto, não dá para descolar esse cenário do que se passa dentro do seu negócio. É por isso que se torna inevitável questionar: qual a relação da sua empresa com os avanços tecnológicos? Sua companhia conseguiu se adaptar no mercado após tantas transformações? Ela se mantém na competição e com um bom posicionamento entre os concorrentes? A logística tem sido aprimorada constantemente?

 

Um dos pilares do planejamento estratégico e evolução de sua empresa é a utilização correta da tecnologia. Ela permite que você se destaque de forma positiva no mercado e cresça gradativamente, garantindo um ritmo acelerado de produção de acordo com suas metas e objetivos. 

 

Atualmente, nos formatos mais modernos de organizações, o setor de logística praticamente se fundiu com o de tecnologia. É preciso manter integração linear com ambos para garantir a otimização do trabalho entre gestores, colaboradores e fornecedores, facilitando a gestão de atividades. Para 2022, é esperado que as empresas comecem a adequar seus processos a modelos baseados cada vez mais em tecnologia, especialmente nas operações da cadeia de suprimentos. Essa adaptação oferece menos riscos e garante um fluxo seguro de desenvolvimento de produtos e ciclos de vendas. Com isso, há maior segurança e confiabilidade na gestão e evolução do negócio. 

 

Nós, da Delage, acreditamos que é possível simplificar a gestão e execução logística através de soluções que garantem a eficiência operacional em todas as etapas, desde o recebimento de produtos no armazém até o envio ao cliente. Queremos ajudar você a crescer ainda mais no próximo ano, por isso, separamos 6 das principais tendências de TI para a logística para em 2022 e que você consegue aplicar com um bom planejamento em sua empresa. Descubra, a seguir, quais são elas. 

 

Tendências de TI para a logística em 2022

 

 

Além das mudanças em curso no mercado e consumo, é importante lembrarmos que a pandemia também foi um fator que impactou bastante no processo de digitalização das empresas. De acordo com uma pesquisa global realizada pela McKinsey, os executivos destacaram que a resposta aos impactos provocados pela Covid-19 acelerou em três a quatro anos a adoção de tecnologias na cadeia de suprimentos. 

 

Muitas transformações efetuadas em 2020 e 2021 são de longo prazo e devem se estender para 2022. É isso que você vai observar nas tendências listadas abaixo. Na verdade, o que se vê é uma corrida entre as empresas pela adoção de inovações que lhes permitam oferecer um serviço altamente diferenciado, assim como serem mais econômicas, e portanto, lucrativas. 

 

Confira as 6 principais tendências de tecnologia para a logística em 2022: 

 

Inteligência Artificial (IA)

 

Inteligência Artificial (IA) é a capacidade científica de simular a inteligência e habilidade humanas em máquinas, através de softwares. Quando aplicada às empresas, como por exemplo, nos setores de transporte e logística, é visível a transformação que suas funções desempenham. 

 

Um dos benefícios da implementação da IA é conseguir monitorar quais são os colaboradores que estão desempenhando as tarefas com maior ou menor eficiência, desta forma, é possível apontar onde melhorias precisam ser realizadas para a execução de tarefas, tornando o trabalho dos gestores mais eficaz. Além disso, é possível programar e acompanhar todo o fluxo da empresa, da chegada de produtos ao estoque, até mesmo nas vendas e gestão de marketing. 

 

No futuro, essa tecnologia pode eliminar tarefas manuais, muitas vezes realizadas de forma repetitiva, em processos que poderiam ser facilmente automatizados e garantir desempenho superior na organização da cadeia de suprimentos.

 

Machine Learning

 

 

Um complemento importante para a inteligência artificial que também é tendência de TI para a logística em 2022 é o Machine Learning (aprendizado de máquina), um conjunto de técnicas, com a capacidade de análise e entrega de relatórios completos.

 

As vantagens da aplicação desse recurso consiste em:

 

  • Cruzamento de dados, a partir de leitura e reconhecimento de padrões já executados. Isso permite também que ele antecipe informações e previsibilidade de demanda.
  • Economia de energia: além da demanda operacional, o sistema reconhece os gastos desnecessários do ambiente do trabalho, proporcionando economia e direcionando para usos de formas conscientes e sustentáveis para a empresa.
  • Análise de documentos complexos, capacidade de interpretar contratos e documentos que, em geral, levam horas para serem lidos e analisados. Com o Machine Learning  é possível antecipar eventuais erros ou imprecisões, poupando tempo de um trabalho detalhista e burocrático.

 

Blockchain

 

Onde as informações de sua empresa estão armazenadas hoje? Elas estão seguras? O blockchain é um dos métodos mais  seguro para gravar dados em rede, evitando fraudes e ataques cibernéticos. As informações, assim como os registros da sua empresa, sejam eles tangíveis ou intangíveis, ficam hospedados em blocos, o que reduz riscos e otimiza custos.

 

Esse recurso permite uma nova forma de gestão para empresas, consolidando em um único lugar registros de contratos, pedidos, pagamentos, contas e produção, permitindo acesso a apenas pessoas autorizadas. Ao implementar o blockchain, você elimina a possibilidade de adulteração de informação por colaboradores e gestores, construindo um livro-razão de transações seguro e de confiança.

 

Automação de processos

 

Automatização é sinônimo de tempo. Quando uma empresa se dedica a otimizar processos através da tecnologia, ela desenvolve um trabalho rápido, eficiente e padronizado. É por isso que não dá para falar em tendências de TI para a logística em 2022 sem pensar nesse importante aspecto. Acelerar o processo de digitalização da cadeia de suprimentos evita falhas de comunicação e informação, permitindo previsões e planejamentos mais seguros. 

 

Uma forma de iniciar essa evolução logística em sua empresa é através do sistema WMS (Warehouse Managment System ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns), que possui inúmeras funcionalidades, permitindo o controle e a administração de todo o fluxo de materiais, desde o momento em que a mercadoria entra no depósito até a sua saída. Com o WMS, os processos passam a ser acompanhados em tempo real, garantindo o máximo de eficiência e precisão. Lembrando que os mesmos podem ser ainda mais otimizados quando há a integração do software com sistemas de automação, tais como shuttles, pick-to-light, voice picking, sorter, dentre outros. 

 

 

Sistemas de Gerenciamento de Transporte (TMS)

 

As mudanças no mercado e no consumo promoveram também transformações em processos-chave da logística. Com a alta competitividade no comércio eletrônico e grandes players como a Amazon oferecendo entregas em menos de 24h, um dos pontos que têm ganhado cada vez mais atenção nas empresas é o transporte. E, nesse campo, uma tendência de TI para a logística em 2022 é a implantação do TMS. 

 

Ao implementar um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), plataforma de logística que usa tecnologia para auxiliar na administração de todos os aspectos relacionados ao transporte, você consegue mensurar resultados, roteirizar e rastrear entregas, além de realizar a gestão de estoque. Com a implantação do sistema, é possível ter maior economia nos processos logísticos, aumentar produtividade, manter um bom relacionamento e satisfação do cliente, além de alcançar metas e métricas pré-estabelecidas pela empresa. 

 

> Descubra as diferenças entre WMS e TMS

 

Entrega por drones

 

Os drones vêm ganhando popularidade nos últimos anos. Durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, uma das atrações mais esperadas foram as projeções realizadas por mais de 1.800 drones, controlados por computadores.

 

Mas e as entregas via drone? Já são realidade? Acredite, sim! No Brasil, a empresa SpeedBird é a pioneira em entregas pelo ar e já conta com grandes parceiros para a execução desse projeto. 

 

De acordo com o sócio fundador da empresa, Samuel Salomão, em uma entrevista para a revista Exame, essa é uma demanda observada há mais de quatro anos, quando ele pensou que apesar dos serviços de telemedicina existirem, eles implicam a ida do paciente à farmácia. Daí a ideia de se pensar em uma entrega do medicamento de forma rápida e sem a necessidade de um contato humano, ou seja, com os drones. A empresa  mantém seu otimismo e garante novidades em 2022 para esse segmento. A tendência é que mais corporações sigam nesse mesmo caminho, apostando na versatilidade dos drones para entregar mais rápido e com a comodidade que o cliente deseja. 

 

Seu armazém está pronto para o futuro?

 

De drones à inteligência artificial, essas são algumas das tendências de TI para a logística que virão com tudo  em 2022. As empresas terão um trabalho árduo para se manterem atrativas e competitivas no mercado, oferecendo respostas rápidas aos desafios propostos. E, certamente, não haverá sucesso pleno sem o suporte da tecnologia. Por isso, a hora de implantar as inovações é agora! 

 

Caso precise de ajuda, a Delage oferece soluções que auxiliam o seu negócio a se adequar ao mercado, tornando-o competitiva e rentável. Nossa missão é preparar sua empresa para o futuro, fornecendo a tecnologia certa para vencer os desafios que estão por vir. Ingresse na Logística 4.0 com a Delage!  Entre em contato conosco e saiba mais. 

 

 



Deixe um comentário