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Entenda o que é same day delivery e como o modelo de entregas pode contribuir para o sucesso e a competitividade do seu negócio.

 

Não é novidade que o comportamento de consumo mudou nos últimos anos. De acordo com informações levantadas pela Neotrust, empresa que fornece dados sobre o e-commerce no Brasil, houve um aumento significativo de 16,9% no número de pedidos realizados via comércio eletrônico no ano de 2021, totalizando mais de 353 milhões de entregas no país.

 

Esses dados confirmam que, mesmo após as flexibilizações das restrições promovidas pela pandemia, consumidores intensificaram as compras on-line e as vendas pela internet permaneceram como uma opção viável de otimização de tempo, tornando-se uma tendência para os próximos anos.

 

Essa série de eventos acenderam um sinal de alerta para diferentes empresas no mercado, afinal, a expectativa é que os pedidos realizados via e-commerce aumentem em mais 8% no ano de 2022. Mas o que isso tem a ver com o sucesso da sua empresa? Tudo. Em um cenário onde as compras pela internet se tornaram realidade, novos pontos de competitividade aparecem e, com eles, novas estratégias logísticas precisam ser aplicadas para garantir o crescimento e visibilidade da marca. Uma delas é o same day delivery,

 

Neste artigo, você, gestor, conhecerá o que é o same day delivery, sua importância para manter a competitividade no mercado, quais são seus benefícios e como essa estratégia pode ajudar você a alcançar melhores resultados para seu negócio. Vamos lá?

 

 

Afinal, o que é same day delivery?

 

same-day-deliveryImagine um consumidor realizando qualquer compra em um site pela manhã e recebendo seus produtos até o fim da tarde, ou efetuando um pedido à noite e pela manhã já tem a mercadoria em suas mãos. Esse cenário é perfeito, não é mesmo? É isso que chamamos de

same day delivery, uma estratégia logística em que a empresa é capaz de realizar entregas em menos de 24 horas para consumidores em qualquer lugar do país.

 

Com o crescimento e sucesso das vendas on-line, a estratégia same day delivery tem sido cada vez mais utilizada por grandes empresas que veem a entrega rápida como principal elemento de competitividade.

 

Entregas em tempo recorde e preços baixos vem chamando atenção dos consumidores e sendo um dos maiores desafios para gestores de diferentes segmentos no mercado que desejam alcançar cada vez mais clientes e lucratividade. Um excelente exemplo é o Mercado Livre, que em 2022 passou a incluir mais de 100 cidades na modalidade same day delivery. Outras grandes marcas buscam aperfeiçoar seus sistemas de distribuição em busca de entregas rápidas e satisfação dos clientes, afinal, segundo dados do Mercado Pago, 16% dos consumidores desistem da compra quando o prazo de entrega é muito longo, e outros 53% abandonam o carrinho ao perceber que o valor de entrega é alto. São mais de 60% de consumidores desistindo de suas compras –  um valor significativo, não?

 

 

Como implementar o same day delivery?

 

Vimos até aqui que 69% dos consumidores abandonam o carrinho durante uma compra on-line ao se depararem com fretes longos ou caros e que isso representa o valor que você, gestor, deixa de faturar em seu negócio. Por outro lado, existem empresas que buscam formas de otimizar suas entregas, tornando-se cada vez mais atraentes para clientes, atendendo essa parcela de mercado que considera o frete um item importante para sua finalização de compra.

 

Para que você, gestor, consiga participar dessa “corrida da entrega rápida”, aumentar seu faturamento e manter clientes satisfeitos, separamos alguns passos e pontos de atenção para que seu armazém esteja preparado para o novo mercado. Confira:

 

 

1. Avalie sua área de atendimento e consumidores

 

Onde estão localizados seus centros de distribuição? Esse é o primeiro passo para avaliar a possibilidade do same day delivery. Com o mapeamento de onde seus clientes moram e a localização de suas unidades de fulfillment, é possível traçar rotas de entregas rápidas que atendam um determinado raio, por exemplo. Além disso, você pode verificar a possibilidade de ter armazéns menores espalhados por pontos estratégicos, de acordo com a geolocalização de seus consumidores. (Saiba mais sobre a dark store).

 

Vale a pena analisar o histórico de compras de sua empresa, avaliando as cidades e/ou regiões que geram mais pedidos e a sazonalidade de compras dos clientes. Dessa forma, você consegue planejar áreas para um novo armazém ou, até mesmo, promover fretes em datas específicas de acordo com o perfil de pedidos.

 

 

2. Tenha uma cadeia de suprimentos organizada

 

Antes de implementar o same day delivery, realize uma auditoria detalhada na cadeia de suprimentos e garanta que seu armazém tenha cada etapa do processamento de pedidos funcionando em alta performance, sem problemas de organização ou gargalos nos fluxos de trabalho. Tenha, por exemplo, sistemas de gerenciamento capazes de compartilhar métricas da operação e status dos envios em tempo real, para que não haja nenhuma falta de comunicação entre os setores e, assim, seja possível oferecer uma entrega rápida aos clientes.

 

Outro ponto importante é ter uma área de picking impecável, É importante utilizar a modalidade de separação mais adequada para o seu negócio, manter todas as linhas abastecidas, contar com tecnologias que eliminam erros e treinar bem sua equipe.

 

Por se tratar de entregas rápidas, todo o tempo deve ser bem aproveitado, evitando falhas e morosidades durante o processo. Contar com um sistema de gerenciamento pode ser essencial para que sua equipe não fique perdida e tenha sempre em mãos as notificações de suas tarefas.

 

 

3. Escolha um modelo de entrega eficiente

 

Após entender o comportamento de seus clientes, verificar a localização de entrega e garantir o funcionamento do fluxo de trabalho do seu armazém, é hora de escolher o melhor método de envio para os consumidores.

 

Em geral, empresas que adotam o same day delivery utilizam a estratégia hub-and-spoke, uma ótima opção para envios recorrentes de produtos e também eficaz para gerenciar devoluções. Há, ainda, as que investem no crowdsourced delivery, um sistema de entrega que conta com a participação de pessoas comuns, seja a pé, de bicicleta, moto, van ou outro meio de transporte. Independente do modelo a ser utilizado, o mais importante é que ele seja eficaz para garantir que, assim que o produto saia do armazém, o mesmo chegue o mais rápido possível nas mãos do cliente.

 

 

4. Crie alertas e notificações para sua equipe

 

Criar alertas e notificações para sua equipe deixa a comunicação mais rápida e eficaz de acordo com cada novo pedido. Sistemas de gerenciamento podem auxiliar na emissão desses avisos, evitando problemas com os pedidos, controlando tempo de inatividade, informando atrasos e qualquer outra falha no fluxo de trabalho. Notificações contribuem para que gestores tenham em tempo real as informações e principais métricas de entrega que podem afetar o same day delivery, distribuindo as tarefas e evitando que sua equipe fique sobrecarregada.

 

 

5. Trace rotas econômicas e otimizadas

 

Ao optar pelo same day delivery, é importante ter consciência de que os consumidores esperam por uma entrega pontual e, para tanto, o planejamento de uma boa rota é fundamental. Para que a entrega seja bem-sucedida, você, gestor, pode investir em tecnologias que possibilitam o acompanhamento de veículos, calculam o espaço dos caminhões e planejam a melhor ordem de entrega de acordo com a localização dos clientes, visando economizar tempo e também recursos financeiros.

 

Apostar em um planejamento total de rota, faz com o valor de frete seja reduzido, assim como garante uma entrega pontual, aumentando a competitividade de sua empresa no mercado.

 

 

6. Otimize processos

 

O fluxo de trabalho quando há um same day delivery, pode variar ao longo do dia, mudando o ritmo constantemente. Por isso, sua equipe precisa estar bem orientada e ter ferramentas capazes de auxiliar nas mudanças repentinas de volume de pedidos. Dessa forma, é necessário dedicar-se à otimização de processos, especialmente o picking e o packing.

 

 

7. Invista em um sistema WMS

 

Quanto maior for seu investimento em tecnologia, menor será o esforço manual em seu armazém, logo, o resultado será mais produtividade, menores índices de erro e otimização no trabalho. Investir em um sistema WMS ajuda a manter o fluxo de trabalho organizado, permite o acompanhamento de atividades em tempo real, auxilia na distribuição de tarefas para a equipe, além de garantir a emissão de alertas e notificações quando algo não planejado acontece, assim como o controle do tempo de execução de atividades e status de pedidos.

 

Com o WMS e a aplicação das dicas indicadas acima, seu negócio terá todas as condições para implementar o same day delivery de forma eficiente e promissora, tornando-se mais competitivo e forte.

 

 

Por que apostar no same day delivery?

 

Sem dúvidas, o same day delivery traz inúmeros benefícios ao seu negócio. Com ele é possível reter clientes e fidelizar o maior número de consumidores, minimizar a taxa de abandono de carrinho, coordenar e aumentar a velocidade dos processos de compra para os clientes, elevar o faturamento e a taxa de conversão nos e-commerces, aumentar o alcance de marca, atraindo mais clientes através dos benefícios promovidos, além de reduzir estoques e minimizar perdas e danos.

 

No entanto, a implementação do same day delivery pode ser desafiadora e requer investimentos de tecnologias de ponta capazes de otimizar processos e tornar o fluxo de trabalho cada vez mais eficiente, proporcionando uma satisfação para o consumidor final. Portanto, tenha ao lado empresas parceiras, capazes de fornecer o melhor de softwares para o desempenho de sua empresa e sucesso para os negócios.

 

Vamos dar o próximo passo?

Na Delage você encontra uma série de soluções tecnológicas capazes de ajudar você a implementar o same day delivery. Desenvolvemos softwares logísticos que facilitam a sua gestão e o trabalho da sua equipe, permitindo que a sua empresa faça mais com menos e  conquiste maior competitividade e lucratividade. Fale com um de nossos consultores e descubra os sistemas ideias para seu modelo de negócio.