Same day delivery: a corrida que já chegou ao Brasil

Entenda por que o same day delivery pode ser a peça-chave para seu negócio prosperar

 

same-day-deliveryHoje, mais do que nunca, os consumidores querem dinamismo, praticidade e conveniência no ato da compra. Não é coincidência que grandes empresas como Mercado Livre e Amazon estão focadas em otimizar cada vez mais o seu tempo de entrega, agregando valor e agilidade.

 

Mas essa tendência não é somente para as companhias líderes de mercado. Qualquer empresa que queira crescer e não perder o seu lugar, precisa garantir ao cliente uma experiência de compra perfeita, afinal, como continuar com longos prazos de entrega se existem competidores que enviam em prazos recordes?

 

Assim, questionamos a você: quanto tempo leva para seu produto chegar ao seu consumidor final após a compra? Você acredita que o seu cliente tem, hoje, um diferencial ao escolher a sua empresa? Neste texto vamos falar de uma das maiores tendência da atualidade, o same day delivery, seus desafios e como aplicá-lo em seu negócio.
 
 

O que é same day delivery?

 

A tradução literal significa “entrega no mesmo dia”, ou seja, o same day delivery é definido como envio de produtos em menos de 24 horas. Essa busca pela agilidade nas entregas não veio por acaso. Trata-se de uma resposta às expectativas do novo cliente. Segundo uma pesquisa realizada pela PwC, 64% dos consumidores aceitariam pagar a mais por uma entrega mais rápida ou no mesmo dia. Em outro estudo feito pela Invesp Conversion Optimization Company foi comprovado que:

 

  • 56% dos consumidores on-line com idades entre 18 e 34 anos esperam receber seus pedidos em até 24h;
  • 49% dos compradores afirmam que a entrega no mesmo dia os torna mais propensos a comprar on-line;
  • 96% dos clientes consideram “entrega rápida” como uma entrega no mesmo dia;
  • 80% dos compradores pesquisados desejam remessa em same day delivery, enquanto 61% desejam seus pacotes ainda mais rápido – dentro de 1-3 horas após fazerem um pedido;
  • Mais de 25% dos compradores abandonariam um carrinho on-line se o envio no mesmo dia não estivesse disponível.

Esses números revelam uma verdade que você não pode mais ignorar: quem oferece entregas no mesmo dia tem mais chances de conquistar o cliente.

 

Há várias empresas internacionais que já aderiram ao same day delivery. Por exemplo, na Amazon, se o pedido for feito até o meio-dia, ele será entregue até às 21h. E, após às 12h, o produto é entregue no dia seguinte (next day delivery). Nacionalmente, não é diferente. Já temos alguns varejistas de alcance nacional com alguns produtos que podem ser entregues em até 3 horas após a finalização da compra.

 

Same day delivery e seus desafios

 

A entrega no mesmo dia certamente oferece muitas vantagens, mas também requer atenção redobrada aos desafios que irão aparecer, especialmente em operações 100% manuais, tais como:

 

  • Maior risco de erros ou remessas incorretas, pois a agilidade necessária para a entrega em same day delivery pode levar os funcionários a cometerem falhas. .
  • Desafios na gestão do trabalho: se a sua operação é manual, provavelmente você precisará de mais funcionários para lidar com o maior volume de remessa no mesmo dia.
  • Necessidade de melhoria no controle de estoque, para que toda a sua rede logística opere integrada e ofereça o mesmo padrão de serviços aos clientes.
  • Ajuste inteligente no layout do CD para garantir que as mercadorias sejam acessíveis e, ao mesmo tempo, se faça um bom uso do espaço.
  • Altas taxas de devolução: maiores volumes de remessa também levam a uma taxa maior de devoluções. Portanto, é preciso ter uma boa estratégia de logística reversa.

 

Para lidar com todos esses desafios e evitar problemas que, no final, podem prejudicar muito a reputação da sua empresa, é necessário ter uma estrutura adequada, utilizar equipamentos ideais, além de ter processos logísticos extremamente eficientes e inovadores. É importante investir em tecnologias que sejam  capazes de lidar com as características específicas do atendimento direto ao consumidor (e-commerce e televendas), com maior complexidade logística, same day delivery e ao menor custo possível.

 

 

Como aplicar o same day delivery em seu negócio?

 

Inicialmente, é fundamental pensar em uma gestão e processos mais automatizados, desde o picking até a entrega. Contar com o suporte de sistemas como o WMS (para a gestão do armazém) e OMS (para a gestão dos pedidos) é o primeiro passo para conquistar a organização e agilidade necessárias. Dentre as recomendações mais importantes, destacamos:

 

Tenha uma ou mais transportadoras de confiança

 

Não ficar dependente de um único meio de transporte é essencial. Com uma maior diversidade de transportadoras, você poderá oferecer agilidade e um frete mais econômico para seu cliente.

 

Automatize os  processos

 

Como já dito: quanto mais automatizada for a sua empresa há menos chance de erros e falhas. Além disso, com a tecnologia certa é possível acelerar o processamento e separação dos pedidos, otimizar os espaços de armazenamento, monitorar dados dos produtos, conferir a sua qualidade, oferecer exatidão na entrega, gerenciar bem a logística reversa, além, é claro, de contar com informações e KPIs que permitam corrigir atrasos antes que eles aconteçam e fazer ajustes necessários.

 

Obtenha um WMS de confiança

 

O processo de entrega no mesmo dia precisa de agilidade no manuseio dos produtos que compõem o pedido. Por isso, ter um sistema de gerenciamento é essencial para atender a um número crescente de pedidos de separação sem erros e o mais rápido possível.

 

Com um sistema de gerenciamento de armazém, como o WMS, o gestor pode estabelecer prioridades, estratégias de separação e organizar os operadores. Além disso, ele terá as informações da operação, tais como KPIs e relatórios que mostram como as coisas estão indo e o que precisa ser melhorado. Outro ponto positivo do WMS é que ele se integra aos sistemas automatizados, bastante comuns em operações que atendem em same day delivery, como shuttles, pick-to-light, voice picking e sorter.

 

Invista em novos formatos de operação, como dark stores e micro fulfilment centers urbanos

 

Uma das grandes estratégias dos players que já oferecem entregas em tempo recorde foi o investimento em novos formatos intralogísticos, especialmente hubs urbanos como as dark stores e os micro fulfilment centers. E existem boas razões para o sucesso desses empreendimentos: por se localizarem dentro das cidades, diferentemente dos grandes centros de distribuição tradicionais, que geralmente se situam em áreas industriais, acabam encurtando os percursos dos transportadores. Isso significa que eles conseguirão chegar às casas dos clientes mais rápido.

 

A dark store, como o próprio nome sugere, é quase como uma loja de portas fechadas. Ao invés de receberem os clientes, funcionam como mini centros de distribuição voltados para atender os pedidos de e-commerce.

 

Já os micro fulfilment centers, também chamados de “micro fulfillment centers urbanos” ou “hyperlocal fulfillment centers”, são mini hubs de distribuição, geralmente automatizados, e que também estão em áreas urbanas justamente para facilitar as entregas.

 

Tais formatos, além de serem altamente eficazes para atender demandas de e-commerce, podem ser fáceis de implantar e, em alguns casos, até mais econômicos. Confira, a seguir, um caso real de aplicação dessa estratégia.
 
 

Micro-fulfillment center da Onofre e o sucesso no delivery

 

 

case_Onofre-2Há três anos, a Drogaria Onofre acelerou suas entregas ao investir na implantação de um micro fulfillment center altamente modernizado no bairro Mooca, na cidade de São Paulo. O “coração” da operação era o WMS Delage® Rx, sistema que assumiu a grande missão de se comunicar às automações OSR® Shuttle (G2P) e ao pick-to-light fornecidas pela KNAPP®, permitindo que a operação como um todo trabalhasse 100% sincronizada e com uma agilidade impressionante.

 

Para se ter uma ideia da grande velocidade alcançada, a Onofre passou a processar 90% dos seus pedidos em menos de 10 minutos. Com isso, a empresa conseguiu oferecer aos seus clientes a modalidade de entrega especial, cujo prazo era de apenas 90 minutos! Não é exagero dizer que a nova operação permitiu à Onofre concorrer com a ida do cliente à farmácia!

 

Além desses ganhos, ao investir no novo formato e em tecnologias modernas, a Drogaria Onofre atingiu outras metas ousadas, como:

 

– Aumento da performance: 2 vezes mais produtividade por pessoa

– Aumento de 136% de produtividade por espaço físico

– Redução da força de trabalho

– Redução do índice de ruptura

– Melhor qualidade das operações logísticas, com a diminuição de erros e a padronização de processos em todas as operações da empresa.

 

A empresa foi uma das pioneiras a implantar o same day delivery na rede farma e, desde então tem mantido sua posição entre as líderes do mercado.

 

Esse exemplo revela que é possível competir em pé de igualdade com os grandes players. Basta investir nas ferramentas certas e entender que a tecnologia é o caminho para oferecer um serviço diferenciado ao cliente.

 

Para saber mais sobre esse caso de sucesso, baixe aqui.



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