Por que a visibilidade em tempo real é tão importante para o seu armazém?

 

visibilidade-armazémGerenciar um armazém vai muito além de garantir que o produto certo seja entregue ao cliente no prazo acordado. Hoje, com a logística assumindo o protagonismo nas empresas, tornou-se crucial desenvolver estratégias para reduzir os custos, aumentar a eficiência e otimizar os resultados continuamente. E isso só se consegue conhecendo a fundo a operação. Em outras palavras, o verdadeiro gerenciamento requer que você esteja atento a tudo o que acontece no seu armazém, acompanhando os processos em tempo real.

 

Especialistas afirmam que, para lidar com os desafios e as complexidades da logística atual, é necessário ter uma visão preditiva, ou seja, os gestores devem ser capazes de se antecipar aos erros e atrasos, garantindo um alto nível de atendimento aos seus clientes. Mais uma vez, vemos aqui a necessidade de se ter uma visibilidade completa da operação.

 

O mais interessante é que muitas companhias já estão atentas a isso. De acordo com o Gartner, até 2024, 50% das empresas da cadeia de suprimentos irão investir em aplicativos que suportam inteligência artificial e recursos analíticos avançados. Essas organizações sabem que não é possível se antecipar aos problemas sem ter uma visão clara da operação. Do mesmo modo, sem visibilidade, a gestão no dia-a-dia da operação fica comprometida, assim como a previsibilidade acerca de possíveis oscilações na demanda ou interrupções.


Os benefícios da visibilidade em tempo real

 

A introdução deste texto já deve ter te convencido da importância da visibilidade para a gestão do armazém, certo? Mas podemos ir além, apresentando números concretos. Segundo o Gartner, a visibilidade de ponta a ponta pode resultar em:

  • Economia em custos de até 20%
  • Redução do giro de estoque de 10 para 7 dias
  • Melhoria da experiência do cliente e dos níveis de satisfação
  • Aceleração do processo de transporte em até 5%

 

Veja mais alguns detalhes sobre os ganhos proporcionados:

 

Eficiência e antecipação aos problemas

 

Na verdade, com a visibilidade instantânea da operação há um ganho de eficiência em todos os processos intralogísticos. Imagine vários monitores posicionados em pontos estratégicos do seu armazém e informando o desempenho dos processos em tempo real, com dados sobre o andamento dos pedidos (se estão dentro do prazo ou atrasados), do recebimento, da expedição, do carregamento e assim por diante… Certamente os funcionários ficarão atentos aos dashboards para se assegurarem que tudo está correndo bem e, caso percebam algum indício de problema, agirão rapidamente para evitar que ele aconteça. Na prática, isso significa que as tarefas serão executadas com mais qualidade e dentro dos prazos, ou seja, há um aumento concreto na eficiência.

 

Assim também acontece com a sua gestão. Se você acompanha essas métricas que são geradas em tempo real e detecta qualquer déficit na performance, terá mais condições de se antecipar às falhas. Em suma, a visibilidade para todos cria um ambiente em que problemas não são tolerados.

 

Otimização da gestão do estoque

 

Quanto à gestão dos produtos estocados, ela também é amplamente beneficiada pela visibilidade completa da operação, afinal, sem informações atualizadas do seu estoque, como você irá responder questões como: “Os seus produtos estão encomendados ou em produção? Eles estão no armazém ou nas lojas? É preciso eliminar algum item ou reabastecê-lo?”.

 

E mais: se você não tem dados confiáveis sobre o seu estoque, como irá saber seu custo? Ou como irá garantir que o cliente será prontamente atendido? Quem já conta com tecnologia que permite acompanhar a operação em tempo real afirma que sem ela é impossível reduzir os custos e garantir a excelência no atendimento.

 

Redução de perdas

 

As perdas também são reduzidas significativamente quando você tem visibilidade da sua operação, afinal, você só vai conseguir gerenciar bem o seu estoque se tiver informações confiáveis e atualizadas constantemente.

Vale acrescentar que quando você consegue monitorar o giro dos produtos, é capaz de identificar aqueles que estão parados, sujeitos ao vencimento, danificação ou obsolescência. Com isso, você estará apto a tomar decisões sobre o que deve manter ou não em seu armazém.

 

Suporte para operação omnichannel

 

Se você pensa em migrar para o omnichannel ou já oferece a venda multicanal, é primordial que tenha uma visibilidade completa da operação e informações em tempo real, afinal, como você garantirá que o seu cliente será bem atendido em qualquer canal se não acompanha o que está acontecendo no armazém? E a excelência em todos os canais de compra é uma premissa do omnichannel.

 

Cliente satisfeito

 

Por fim, o mais importante: quanto mais visibilidade você tiver do seu armazém, melhor a sua gestão e maior a eficiência. O que isso significa? Cliente satisfeito! Os clientes satisfeitos provavelmente continuarão comprando de você e ainda recomendarão sua empresa para outras pessoas!

 

Como acompanhar os processos no armazém em tempo real?

 

Se você quer acompanhar tudo o que acontece na sua operação, com atualizações imediatas, você precisa de um sistema WMS. Com a funcionalidade de Gestão à Vista oferecida pelo software, é possível ter visibilidade do armazém em tempo real. O WMS entrega a você dashboards, análises e alertas, permitindo que tome as melhores decisões e que a sua equipe trabalhe com o máximo desempenho, conseguindo oferecer uma experiência impecável aos seus clientes.

 

Clique aqui e saiba tudo sobre a Gestão à Vista.