Gestão à Vista do WMS: porque acompanhar a operação em tempo real é um diferencial competitivo

Entenda como a Gestão à Vista oferecida pelo sistema WMS é uma poderosa ferramenta para aumentar a produtividade e a rentabilidade do seu negócio 

 

 

Administrar um centro de distribuição não é uma tarefa fácil. O armazém é como se fosse uma máquina, que tem várias peças que funcionam individualmente, em prol do todo. Juntas, em sintonia, elas formam um grande e robusto mecanismo. Porém, se uma peça não está funcionando, não está no mesmo ritmo que as demais, a máquina não consegue operar com a máxima de eficiência. Em uma operação logística todos precisam estar no mesmo ritmo e direção, para criar, assim, um local de trabalho efetivo e entregar o melhor para o consumidor final.

 

 

Mas como ter certeza de que tudo está na sintonia necessária? Afinal, para gerenciar bem os processos e tomar decisões assertivas é importante acompanhar em tempo real como estão as coisas. Hoje em dia, há tecnologias que transformam uma empresa, em todos os âmbitos. E nesse texto vamos falar de uma que pode auxiliá-lo na tomada de decisão, aumentar a visibilidade do armazém e auxiliá-lo a prever as necessidades com precisão. Vamos falar da Gestão à Vista , solução oferecida pelo sistema WMS.

 

Gestão à Vista do WMS

 

A Gestão à Vista é um modelo de gerenciamento que permite o acompanhamento instantâneo de informações e indicadores importantes da operação. Os dados são apresentados por meio de gráficos, checklists ou tabelas, que permitem a visualização e entendimento mais rápido não apenas pelos gestores como também por toda a equipe. Na verdade, esse é um dos maiores diferenciais: as informações sobre o desempenho da operação são compartilhadas com todos os colaboradores, através de monitores disponibilizados em pontos estratégicos ou pelo acesso via smartphones e tablets.

 

 

Em geral, usam-se cores para sinalizar o desempenho de processos ou a etapa de cada um deles. O objetivo é ter uma visão completa do que está ocorrendo, permitindo que a equipe possa fazer os ajustes necessários a partir do que é informado nos dashborads (painéis). Essas informações são essenciais para a satisfação do cliente e um motivador para aumento de produtividade e lucratividade.

 

Por que devo escolher implementar a Gestão à Vista em meu negócio?

 

 

É tudo uma questão de controlar a rastreabilidade, mas dá a vantagem de eficiência e precisão adicionais em todo o armazém. Em geral, a Gestão à Vista do WMS permite maior eficiência no processo de recebimento, armazenamento, reposição de estoque e, especialmente, na separação de pedidos, tendo uma perspectiva mais visual, onde os tomadores de decisão têm acesso contínuo a informações relevantes, válidas e em tempo real nas quais baseiam suas decisões e os colaboradores conseguem visualizar seu desempenho e corrigirem algo, se for preciso.

 

 

Além disso, os ganhos são:

– Facilidade de usar em qualquer dispositivo, seja tablet, celular ou na tela do computador;

– Controle 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de percepções sobre a produtividade, disponibilidade, precisão e flexibilidade do seu armazém;

– Redução de erros em processos logísticos: com o acompanhamento instantâneo dos indicadores, é possível se antecipar na correção de desvios, como possíveis atrasos, rupturas em pedidos se não houver o reabastecimento, dentre outros.

– Aumento da produtividade: quando os funcionários têm acesso aos seus indicadores de desempenho, eles tendem a se esforçar mais por melhores resultados.

 

 

Com a visualização dos dados em tempo real a experiência do cliente é significativamente aprimorada. Afinal, um dos piores cenários é ter um consumidor pronto e disposto para comprar e perdê-lo porque você não tem estoque adequado na loja ou em seu e-commerce. Isso não afeta apenas o seu potencial de vendas imediato com esse cliente, mas também pode ter um impacto negativo nas vendas futuras. Outra situação desagradável são os atrasos na entrega, que podem ser decorrentes de gargalos na operação. Com a Gestão à Vista do WMS, tais ocorrências são evitadas, uma vez que os dashboards sinalizam quando algo não vai bem.

 

 

Uma coluna na Forbes, escrita por Steve Banker, ressalta a importância das informações em tempo real para a satisfação do cliente. Do ponto de vista do armazenamento, isso se relaciona tanto com aqueles que atuam na empresa quanto com o consumidor final. Porém, como o autor observa, o valor final das informações em tempo real não vem dos dados em si, mas sim da capacidade de agir sobre eles. “Você pode coletar volumes e volumes de dados em tempo real, mas eles não farão nenhum bem se você não puder agir imediatamente. Por outro lado, você pode estar totalmente preparado para agir com base nos dados, com gerenciamento de decisões e outras ferramentas baseadas em tecnologia dispostas à sua disposição, mas elas são inúteis sem a entrada dos dados corretos”, enfatiza. 

 

 

É importante ter um sistema de controle de estoque de armazém bem implementado e integrado que permita que você capture quantidades e localizações precisas de produtos e ofereça acesso instantâneo às informações de disponibilidade de itens tanto dentro do armazém quanto fora do campo. Dessa forma, os processos devem ser executados de maneira uniforme, eficaz e confiável, especialmente em colaboraçãoA visualização de dados desempenha um papel central nisso, porque apenas os processos mapeados e medidos podem ser desenvolvidos e otimizados 

 

 

Onde eu devo colocar os monitores com as informações? 

 

É bem provável que você já esteja pensando sobre isso, pois você deseja usufruir da Gestão à Vista da melhor forma. Muitos acreditam que que as salas de descanso e em torno dos relógios de ponto são os locais mais lógicos para os monitores. Mas quando você tem uma tecnologia que gera e acompanha os resultados com segurança, tudo que você precisa é de energia e Wi-Fi – portanto, não se limite a lugares onde os computadores estão localizados ou onde os supervisores estão.

 

 

O ideal é tornar esses dados acessíveis a todos, tais como áreas acessadas com frequência ou salas de direção de trabalho e atribuições. Não os torne difíceis de ver – os funcionários rapidamente começarão a apreciá-los, confiar neles e consultá-los regularmente. 

 

Quais indicadores usar? 

 

 

Para que a Gestão à Vista seja benéfica para todos, é fundamental treinar a equipe para que seus colaboradores sejam capazes de compreender os dados disponibilizados nos monitores e dispositivos móveis e, com isso, aprimorar seu desempenho e identificar antecipadamente os desvios. Existem vários indicadores que ajudam na avaliação da performance de um centro de distribuição, dentre eles: 

 

– Taxa de Pedido Perfeito (Perfect Order)

– Taxa de Atendimento de Pedidos (Order Fill Rate)

– Performance de linha de picking

– Média de produção da linha

– Taxa de erros

– Acuracidade do Inventário (Inventory Accuracy)

 

 

Para que a Gestão à Vista do WMS seja realmente benéfica para sua empresa. Lembre-se: 

 

  1. Defina os indicadores certos
  2. Alinhe a equipe
  3. Deixe os dados o mais visível possível
  4. Acompanhe as informações com os funcionários diariamente 
  5. Capacite a equipe para tratar os desvios com método de solução de problemas
  6. Tenha a tecnologia certa

 

 

> Seguindo essas dicas e com os dashboards em pleno funcionamento, você certamente terá em mãos uma poderosa ferramenta para aumentar a produtividade e a rentabilidade do seu negócio. Quer se destacar da concorrência? Conheça a Gestão à Vista oferecida pelo WMS Delage® Rx.

 

> Saiba mais informações sobre a Gestão à Vista.  



Deixe um comentário