Dark store: conheça um projeto inovador com o WMS Delage® Rx

 Drogaria Onofre foi uma das pioneiras a implantar o modelo de dark store no Brasil e, com o WMS da Delage, conseguiu entregar em tempo recorde na grande São Paulo

 

Em 2016, a Drogaria Onofre, em uma postura altamente inovadora, inaugurou sua primeira dark store na cidade de São Paulo para atender os pedidos de e-commerce e televendas com maior agilidade. E a empresa acertou ao apostar em um novo formato: com a operação em atividade e contando com o WMS da Delage, 80% dos pedidos passaram a ser preparados em apenas 30 minutos – antes, o prazo médio era de 2 horas. Com isso, a drogaria conseguiu entregar em prazo recorde na capital, com um prazo máximo de 90 minutos.

 

Isso só foi possível após a aposta certeira (e pioneira) em uma das maiores tendências da logística de e-commerce na atualidade: a dark store. A “loja escura”, que pode ser traduzida literalmente assim, é um lugar que atua como ponto de armazenamento ou coleta. Seu grande diferencial é que, por ser estruturado em áreas menores, pode se localizar próximo aos grandes centros, reduzindo a distância até a casa do cliente, ou seja, a entrega passa a ser mais ágil e econômica – justamente o ponto mais desafiante da entrega rápida: a chamada last mile.

 

Contudo, para obter todos os benefícios oferecidos pela dark store, há um fator importante e que a Drogaria Onofre não deixou de lado: o investimento em tecnologias aderentes a esse tipo de operação, capazes de lidar com todas as suas complexidades.
 
 

Por que investir em dark store?

 

A dark store é a saída mais inteligente para o e-commerce, que está em crescimento constante. Com a pandemia, esse processo foi acelerado ainda mais. Somente em 2020, o comércio eletrônico conquistou 13 milhões de novos consumidores, segundo pesquisa feita pelo Webshoppers 43. E não há como duvidar que na era pós-pandêmica a forma de consumir não será mais a mesma que antes, afinal, cada vez mais os clientes querem ter a comodidade de ter seu produto entregue em casa. Uma recente reportagem da Revista Forbes mostrou que:

 

  • 49% dos consumidores afirmam que estão gastando mais dinheiro em compras on-line do que antes da pandemia.
  • 74% dos consumidores dizem que agora se sentem mais influenciados a fazer compras nas redes sociais.
  • Um em cada cinco consumidores planeja continuar comprando principalmente on-line.

 

Esses números comprovam que se você não se adequar à um novo estilo de consumo e suas exigências para garantir a excelência no atendimento, você será passado para trás. Por isso, a dark store não é uma solução temporária, ela veio para ficar e a adaptação é mais que necessária.

 

Para se ter uma ideia do quanto a dark store pode ser extremamente vantajosa para conquistar o mercado de e-commerce, citamos alguns de seus principais benefícios:

 

Velocidade de entrega: os centros de distribuição geralmente ficam em áreas mais afastadas e o deslocamento de encomendas pode levar mais tempo do que deveria. Com a dark store fica muito mais fácil prometer e cumprir prazos mínimos de entrega (como same day delivery e next day delivery), pois ela pode estar estrategicamente localizada no centro da cidade, por exemplo.

 

Maior eficiência: como as dark stores possuem áreas menores, os deslocamentos são reduzidos, aumentando a eficiência na separação – mas é bom lembrar que é preciso utilizar a modalidade de picking ideal para esse tipo de operação e contar com o suporte de tecnologias.

 

Redução nos custos: a implantação de uma dark store não requer investimentos altos como de um grande CD. Sua manutenção também é menos dispendiosa.

 

Funcionamento 24 horas: como as dark stores não ficam restringidas pelos regulamentos de horário de funcionamento, é possível operar de domingo a domingo, 24 horas por dia.

 

Cliente satisfeito: ter a chance de receber uma encomenda no mesmo dia é um diferencial enorme para qualquer cliente, não é mesmo? Com qualidade e rapidez, o seu comprador, com certeza, irá recomendar o seu estabelecimento cada vez mais.

 

 

Dark store Onofre: 67% mais produtividade com WMS Delage® Rx

 

A operação de dark store da Drogaria Onofre comprova os resultados positivos que a modalidade pode trazer quando bem implementada. Se hoje as dark stores têm sido cada vez mais utilizadas pelas empresas de e-commerce para alcançarem qualidade e agilidade nas entregas, podemos dizer que a Onofre teve uma iniciativa altamente inovadora ao apostar na operação há 5 anos.

 

Para conquistar organização, agilidade e controle de todos os processos intralogísticos, a Onofre convidou a Delage, que já era parceira da empresa, para o desafio de implantar o sistema WMS nesse novo formato. Localizada no bairro Liberdade (São Paulo/SP), a dark store deveria cuidar dos pedidos de e-commerce e televendas na capital e entorno. Assim, o WMS Delage® Rx passaria a assumir uma missão diferente da que exercia no centro de distribuição da empresa em Barueri-SP, responsável por abastecer as lojas. Desta vez, era preciso parametrizar o software para uma operação mais complexa e de atendimento direto ao consumidor.

 

Além disso, o sistema deveria ser implantado sem provocar nenhum impacto na produção, já que, quando falamos de atendimento direto ao cliente, qualquer ruído poderia atrasar seu pedido, afetar a sua experiência e, assim, diminuir sua satisfação. A Onofre também almejava:

 

– Uma operação mais sustentável (green warehouse), com a redução do uso de papeis;

 

–  Implantação do modelo de picking ideal para a operação de dark store;

 

– Elevação da taxa de picking, através de um novo fluxo de informação que separa os pedidos nos primeiros 30 minutos para o atendimento da entrega expressa;

 

– Agilidade e assertividade no processo de expedição;

 

– Monitoramento em tempo real dos desvios em relação aos parâmetros estabelecidos para cada etapa do processo;

 

– Realização, no CD de Barueri, da cartonagem de volumes de acordo com endereçamento da dark store.

 

 

Desafio aceito, solução apresentada!

 

dark store wms
Put Wall (Divisão em colmeia)

A equipe da Delage não hesitou em aceitar o desafio, afinal, oferecer as soluções precisas para contribuir com o crescimento de uma empresa é a nossa missão. Por isso, o primeiro passo foi construir um plano de projeto detalhado que conduzisse o trabalho até a entrega final. As soluções apresentadas com o WMS Delage® Rx para a dark store Onofre foram:

 

– Agrupamento de pedidos (multi order picking) e divisão em colmeia (put wall), através das quais os pedidos são combinados e divididos posteriormente, antes do processo de embalagem (pack station), reduzindo de forma significativa o número de acessos na operação e, consequentemente, o caminho percorrido;

 

– Priorização de entregas, de acordo com as classificações: prioritárias, expressas e econômicas;

 

– Convocação ativa de funcionários com o melhor aproveitamento dos recursos da empresa;

 

Gestão à Vista, onde as informações eram disponibilizadas em formato de relatórios, indicadores, KPIs e dashboards.

 

 

Ganhos proporcionados pelo WMS Delage ® Rx

 

Os resultados vieram e comprovaram que a inovação sempre é melhor caminho, principalmente quando o objetivo é aumentar a satisfação do cliente. Após a estabilização do WMS, as ligações por atraso no SAC em relação aos pedidos atendidos passaram de 2,2% em janeiro de 2017 para 0,7% em agosto de 2017. Além disso, houve uma diminuição em 40% de mão de obra na separação (headcount), sem ter qualquer perda de nível de serviço e com ganho de produtividade de 67%. A eficiência no delivery superou a expectativa: as encomendas em São Paulo passaram a serem entregues em tempo recorde de 90 minutos!

 

Para saber mais sobre informações sobre este grande case de dark store com o WMS, baixe o documento completo aqui.