Conheça os AMRs, a nova aposta para a logística 4.0

Entenda como a tecnologia dos AMRs pode aumentar a produtividade do seu armazém, melhorar o desempenho dos processos e aumentar a lucratividade do seu negócio. 

 

É impossível imaginar um mundo sem a influência da tecnologia. Pelo contrário, a cada dia somos apresentados a novas estratégias, ideias e ferramentas que visam a otimização de atividades diárias, recursos e tempo. Esse cenário não é diferente na cadeia de suprimentos, uma vez que a logística 4.0 ganha cada vez mais destaque no mercado e um número crescente de adeptos. Em empresas de nível internacional, a interconexão, digitalização de processos e informações, assim como o uso de softwares, aplicativos e robôs, ganham as atenções e são debatidos entre gestores que buscam mais eficiência e melhores resultados para o gerenciamento em seus armazéns.

 

O objetivo de toda empresa, independente de seu segmento no mercado, é conquistar um modelo logístico capaz de ser integrado, inteligente e seguro. Diante dessas metas, transferir competências e funcionalidades para robôs móveis e autônomos tem sido uma das maiores tendências da logística nos últimos dois anos.

 

Motivados principalmente pela pandemia em 2019, algumas empresas priorizaram o investimento em uma série de tecnologias e automações, entre elas, os AMRs (Autonomous Mobile Robots). Em um cenário onde foi preciso afastar funcionários, reduzir a mão de obra e adaptar-se à formas remotas de trabalho, os AMRs se mostraram essenciais para a vitalidade operacional de inúmeras cadeias de suprimentos.

 

Mas afinal, o que são os AMRs na logística, qual sua importância para o dia a dia na cadeia de suprimentos e de quais formas eles podem trazer benefícios que aumentam os resultados e lucratividade de sua empresa? Neste artigo responderemos algumas das principais dúvidas sobre esse tema e apresentaremos a você, gestor logístico, uma tendência que veio para ficar e se integrar ao seu sistema de gerenciamento.

 

 

O que são AMRs e como eles funcionam?

AMRs

Em primeiro lugar, como mencionado acima, AMR significa “Robôs Móveis Autônomos”. Trata-se de uma solução que utiliza uma frota de robôs para transportar mercadorias de diferentes posições no seu site.

 

Até recentemente, os veículos automatizados tradicionais (AGVs) eram a única opção para automatizar as tarefas de transporte interno. Apesar dos inúmeros benefícios que trazem, os AGVs possuem algumas limitações, como o fato de serem guiados por fios, tarjas magnéticas ou sensores, ou seja, seguem apenas uma rota fixa. Além disso, quando há qualquer obstáculo nesse trajeto, os AGVs automaticamente param até que o empecilho seja removido.

 

Por outro lado, os AMRs possuem a grande vantagem se moverem em qualquer direção, sendo capazes, inclusive, de desviar de obstáculos. Basicamente, o AMR navega por meio de mapas que seu software constrói no local ou por meio de desenhos de instalações pré-carregadas. Sempre que recebe um comando, ele procura executar a tarefa seguindo o menor percurso e no menor tempo, assim como um GPS indicaria a um carro. Para tanto, o AMR usa dados de câmeras, sensores embutidos e scanners a laser, bem como um software sofisticado que permite detectar seus arredores e escolher a rota mais eficiente.

 

Na prática, os gestores logísticos conseguem criar rotas personalizadas de acordo com cada necessidade estratégica. Uma vez que essa informação é enviada para os AMRs, eles operam de forma independente. A integração de AMRs junto à equipe humana pode ser feita sem maiores preocupações, uma vez que esses robôs são capazes de identificar movimentos humanos  e não oferecem riscos à movimentação pelo armazém.

 

 

Benefícios do AMRs para sua cadeia de suprimentos

 

 

Agora que você já sabe o que são as AMRs e como  funcionam no dia a dia de um armazém, chegou a hora de conhecer os seus benefícios e de que forma essa tecnologia contribui para elevar o desempenho da operação e garantir melhores resultados:

 

1. Maior velocidade nas operações

 

Imagine o dia a dia no armazém: para realizar um pedido, é necessário enviar a solicitação de 1000 peças de um determinado produto para a busca no estoque e posterior separação. Como essa atividade é realizada hoje em sua empresa? Pode ser que seja feita de forma manual por alguns funcionários que precisam executar a tarefa e realizar contagens e conferências. Tudo isso demanda muito tempo, uma equipe dedicada e ainda há riscos de serem enviadas peças a mais ou a menos, gerando retrabalho.

 

Com a utilização de  AMRs em sua cadeia de suprimentos, o software comunica de forma rápida para o sistema de estoque e essa integração com o robô é realizada. Uma vez que o estoque esteja pronto para executar a movimentação dos produtos, o AMR é chamado e leva os itens para a etapa desejada.

 

Essa movimentação interna é feita de forma rápida e assertiva, otimizando o tempo de atividade e minimizando os riscos de erros de contagem. Além disso, seus funcionários ficam livres para executar outras atividades que dependem da inteligência e aptidão humana.

 

 

 2. Rápida instalação

 

Sabemos que qualquer melhoria implementada em armazéns exige um bom planejamento, afinal, todas as engrenagens precisam continuar rodando e o fluxo operacional não pode parar para a instalação de  novas tecnologias e/ou manutenção.

 

No entanto, ao optar pelo uso de AMRs em sua cadeia logística, a implantação não é um desafio, pelo contrário, não exige mudanças na estrutura, instalações de trilhos ou qualquer manutenção robusta. Os robôs são feitos para operar facilmente pelo armazém de forma simples e prática. Uma vez ajustado ao seu gerenciamento de estoque, o AMR pode iniciar sua execução de tarefas.

 

 

 3. Flexibilidade e maior assertividade nos processos

 

Uma vez que os AMRs estão integrados aos seus softwares de gerenciamento na cadeia de suprimentos, é possível determinar todas as configurações pertinentes e alinhadas à sua estratégia de produção e fluxo. Caso, ao longo da jornada de trabalho, seja preciso reorganizar e redistribuir as tarefas, isso pode ser feito em tempo real e sem falhas de comunicação, evitando que qualquer mensagem seja perdida e que aconteçam erros ao longo da atividade.

 

Outra vantagem quando o assunto são AMRs é o seu monitoramento. Gestores podem acompanhar cada evento realizado pelos robôs através de painéis 100% remotos. Dessa forma, qualquer pessoa envolvida na etapa pode consultar informações de cada função executada pelos AMRs.

 

 

4. Melhoria na segurança

 

Algumas funções em determinadas cadeias de suprimentos podem causar grandes problemas à empresa, como por exemplo, funções que necessitam de um grande números de EPIs, atividades de alto risco de acidente, estoques robustos, produtos que são armazenados com cuidado e necessitam de critérios específicos para seu transporte, entre outras situações que podem gerar prejuízos à empresa ou, no mínimo, exigem cuidado redobrado. Para esse cenário, o uso de AMRs na execução de tarefas de alto risco pode ser um excelente recurso.

 

Além disso, os AMRs contribuem de diferentes formas para aumentar a segurança dentro da operação, uma vez que evitam trabalhos repetitivos dos colaboradores, se movimentam de forma inteligente dentro dos espaços, detectam objetos que podem gerar acidentes e também auxiliam no melhor aproveitamento e ergonomia do ambiente de trabalho.

 

 

 5. Economia e Inteligência de carregamento

 

A fim de otimizar mais o tempo de trabalho, o próprio AMR tem a inteligência de identificar sua energia e sabe exatamente quando precisa ser recarregado. Dessa forma, ele se encaminha para a estação de estacionamento e depois retoma a suas atividades.

 

WMS e AMRs: uma parceria de sucesso

 

sistema wms

A tecnologia AMRs apresentada acima traz inúmeros benefícios para a otimização de trabalho e recursos em sua cadeia logística, porém, para garantir o seu melhor desempenho é desejável que esteja integrado a um bom sistema WMS. Um software de gerenciamento de qualidade auxilia os gestores logísticos a controlar e coordenar atividades de pessoas e também de máquinas.

 

No novo cenário onde o trabalho humano passa a ser direcionado a estratégias e inteligências mercadológicas, a tecnologia robótica é capaz de assumir com êxito as atividades rotineiras e operacionais.  E, para assegurar que o desempenho da cadeia de suprimentos seja satisfatório, o WMS permite o acompanhamento de KPIs de desenvolvimento, relatórios de atividades, tempo e velocidade de execução de processos.

 

Sendo assim, o sistema WMS e a tecnologia robótica precisam caminhar juntos, pois dessa forma conseguem tornar  a gestão de operações e armazéns ainda mais eficiente, automatizada e otimizada.

 

Se você deseja entender ainda mais sobre o funcionamento de um sistema WMS e como ele é fundamental para o controle de AMRs em seus processos logísticos, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!