Na celebração dos 30 anos de Delage, Eduardo Peixoto revisita momentos marcantes, conquistas estratégicas e revela o que vem pela frente.
O ano era 1995. A internet começava a ganhar o mundo, o Windows 95 revolucionava a computação pessoal e o e-mail se tornava ferramenta de comunicação em ascensão. O mundo entrava de vez na era digital. Foi nesse ambiente de transformação que nasceu a Delage, com o propósito de fazer a diferença com tecnologia de ponta.
De lá para cá, uma história de sucesso foi traçada. Nessas três décadas, a Delage desenvolveu mais de 200 projetos de inovação, conquistou prêmios importantes, como o de Melhor WMS do País (duas vitórias consecutivas), levou suas soluções para além das fronteiras brasileiras e se tornou referência no desenvolvimento de softwares para a cadeia de abastecimento, posicionando-se entre as líderes setores farmacêutico e hospitalar.
Ano após ano, a empresa vem agregando novas funcionalidades às suas soluções e desenvolvendo ferramentas inovadoras e que antecedem tendências globais. Hoje, com vasta expertise, uma trajetória marcada por grandes cases e parcerias sólidas com empresas consolidadas no País, a Delage celebra seus avanços, sem perder de vista aquilo que a move desde o início: a vontade de fazer melhor, sempre.
Para celebrar os 30 anos dessa história e conhecer um pouco dos bastidores e dos planos para o futuro, conversamos com Eduardo Peixoto, CEO e cofundador da Delage. Confira a entrevista abaixo.
O que motivou a criação da Delage e qual era o sonho que vocês tinham lá no começo?
Eduardo Peixoto: Sem dúvidas, a paixão pela tecnologia. Quando iniciamos, a promessa era colocar a tecnologia à disposição de todas as empresas. Naquela época, vivíamos o início da era dos computadores pessoais, um momento em que a tecnologia começava a romper as barreiras das grandes corporações e se tornava acessível também para pequenas e médias empresas. E foi ali que entendemos que desenvolver softwares customizados para empresas de médio porte era o nosso caminho, entregando soluções inteligentes, acessíveis e com impacto real nos resultados. E assim começamos.
Em 30 anos de história, qual foi o maior desafio enfrentado? E o que esse momento ensinou?
Eduardo Peixoto: Eu diria que o grande desafio foi definir um foco. Até meados dos anos 2000, atuávamos em várias frentes: desenvolvíamos soluções customizadas, comercializávamos nosso próprio ERP, além do WMS. Isso nos dava fôlego e versatilidade, mas também nos impedia de concentrar energia em uma especialização mais profunda. Então, percebemos que definir um foco e colocar os nossos esforços dedicados a ele se mostrava fundamental. E a logística foi essa escolha natural — era onde nossa expertise se destacava, onde entregávamos mais valor e onde podíamos, de fato, fazer a diferença.
A decisão foi tomada. Abrimos mão de qualquer oportunidade de soluções customizadas e focamos nas soluções de WMS, OMS e YMS. Passamos a dar foco ao nosso produto, sempre levando ao mercado os melhores processos embarcados com a melhor tecnologia a disposição. No início, foi desafiador — abrir mão de uma fonte relevante de receita nunca é fácil. Mas, sem dúvida, a decisão se mostrou acertada.
Toda jornada tem marcos inesquecíveis. Teve algum momento em que você olhou pra Delage e pensou: “Chegamos a um novo patamar”?
Eduardo Peixoto: Quando conquistamos novos mercados internacionais. Ali realmente foi um divisor de águas. Costumamos dizer que a Delage é uma empresa em permanente evolução. A inovação está no nosso DNA. Em vários momentos, mostramos para o mercado o que nos diferencia: estar sempre à frente, oferecendo soluções que nossos concorrentes ainda não possuem. Mas a entrada no mercado argentino foi, sem dúvida, um marco para nós. Hoje, estamos presentes em diversos países da América Latina. E mais recentemente, com a implementação das soluções SaaS e nossa expansão para toda a região Latam, tivemos a convicção de que atingimos uma etapa crucial em nossa jornada.
A Delage cresceu, evoluiu e se reinventou. Mas qual valor, pra você, nunca mudou nesses 30 anos?
Eduardo Peixoto: Nossa ética. Esse é um valor sagrado na Delage. Acima de tudo, sempre fomos fiéis aos nossos princípios. Não acreditamos na ideia de que “vale tudo”, como muitos tentam vender por aí. Somos uma empresa guiada por valores, e nosso time compartilha dessa visão. Sempre procuramos ser o mais transparentes possível, seja com colaboradores, parceiros ou clientes. Nunca aceitamos participar de negociações que nos levassem para uma zona cinzenta. Eu sempre quero poder olhar para trás com tranquilidade, sabendo que fizemos o nosso melhor, que tratamos todos com respeito e com ética, e que a empatia foi sempre o nosso norte.
Hoje, qual é o papel da Delage no mercado de tecnologia para logística?
Eduardo Peixoto: Inovar. Com certeza, somos uma das principais empresas nacionais voltadas para a logística no que diz respeito à inovação. Não nos conformamos em fazer mais do mesmo. Nosso objetivo é sempre fazer melhor, diferente, e, acima de tudo, utilizar as tecnologias mais inovadoras disponíveis. A Delage do próximo ano estará embarcando tecnologias e processos diferentes de agora. Sempre inovando.
E olhando para frente, quais são os próximos passos? O que podemos esperar da Delage nos anos que vêm por aí?
Eduardo Peixoto: Entendemos que nossas soluções são globais, sem a necessidade de localização. Argentina foi o primeiro passo, depois veio Latam. Queremos o mundo.
> Conheça a Delage! Assista ao vídeo institucional da empresa.