Descubra como o chat GPT pode ser aplicado na logística e quais ganhos oferece para a gestão e operação como um todo.
Um dos assuntos mais comentados no momento é o chat GPT e essa busca por conhecer e entender a ferramenta não é por acaso. A tecnologia desenvolvida pela Open AI promete revolucionar o mundo do trabalho, a gestão de empresas e a forma como as pessoas acessam e interpretam informações. Nesse contexto, muito tem se questionado a respeito de seu impacto na logística.
Sabemos que logística é, hoje, um dos setores fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa. Por esse motivo, é natural observar uma procura crescente por novas tendências e soluções tecnológicas que prometem acelerar a produtividade e oferecer vantagem competitiva diante da concorrência.
É justamente nesse cenário que nasce a busca por diferentes inteligências artificiais (IAs), incluindo-se aqui o chat GPT, criado em novembro de 2022. Com sua habilidade de processamento em linguagem, utilização fácil e intuitiva, capacidade de analisar grandes volumes de dados e fornecimento de insights, a ferramenta vem ganhando espaço nos debates da internet e, também, em diferentes estilos de negócio.
Em meio a tantos pontos de vista, será possível que o chat GPT contribua para a revolução na logística, permitindo automação de tarefas, processamento de informações e tomadas de decisões mais assertivas?
A seguir, vamos aprofundar o universo IA e compreender como o chat GPT pode promover bons resultados na logística, aumentando o potencial de produtividade e tornando as operaçõe mais eficientes, além de descobrir os benefícios que essa nova tecnologia pode oferecer ao setor. Confira.
Mas afinal, o que é o chat GPT?
É bastante provável que você já tenha esbarrado com o termo “chat GPT” em algum momento por aí, seja na televisão, nos jornais, e, principalmente na internet. Hoje é impossível o tema passar despercebido. Mas, afinal, você sabe o que é o chat GPT e para quê serve?
Desenvolvido pelo laboratório de pesquisa em inteligência artificial, o OpenAI, o “Generative Pre-Trained Transformer” (transformador pré-treinado generativo, tradução livre), conhecido popularmente como chat GPT, é um algoritmo que utiliza de redes neurais e machine learning, ou seja, aprendizado automático, a fim de aperfeiçoar a comunicação e diálogos virtuais entre humanos e inteligência artificial.
Esse recurso é muito conhecido e já utilizado no dia a dia através de smartphones, como por exemplo, a ”siri” (para usuários apple), o “google assistente” (para usuários android) e até mesmo a “Alexa” (da Amazon). O grande objetivo desses algoritmos é fornecer uma série de respostas precisas, de forma clara e objetiva, que visam melhorar a experiência e interação do usuário com o aparelho em questão.
No caso do chat GPT, sua arquitetura é avançada e baseada exclusivamente na rede neural Transformer, ou seja, projetada para processar apenas textos. Sua programação é robusta e composta por camadas que permitem à plataforma reconhecer palavras-chave, contexto e diferentes significados de termos, tornando o chat GPT um modelo moderno de geração de texto.
Com todas essas características, é possível afirmar que o chat GPT é altamente capaz de decifrar um texto, fornecer respostas em alta velocidade com precisão e clareza, além de se consolidar como uma ferramenta eficaz na melhoria e qualidade de comunicação virtual.
Como funciona o chat GPT?
Como quase todas as inteligências artificiais, o chat GPT busca pelas informações já disponíveis na internet, ou seja, ao realizar uma pergunta à ferramenta, a IA acessa o banco de dados da internet e transforma tais informações em respostas criativas para os usuários.
Seu funcionamento é muito semelhante aos mecanismos de busca já conhecidos, como por exemplo, Google, Yahoo ou Bing. A grande diferença é que, ao invés de apresentar resultados em ranking, o chat GPT é capaz de contextualizar informações de acordo com o solicitado, em textos, poemas, códigos de programação e, até mesmo, letra de música.
Outro importante diferencial do seu funcionamento é a capacidade de integração com aplicativos através de uma API, possibilitando experiências ainda mais aprimoradas aos usuários. O que isso significa? Na prática, isso quer dizer que é possível fazer perguntas por meio de serviços como WhatsApp ou chatbots de atendimento, simplificando todo processo.
Como utilizar o chat GPT na logística?
Até aqui você entendeu melhor o que é e como funciona o chat GPT e quais os seus diferenciais em relação a tecnologias já conhecidas e utilizadas. Agora, chegou a hora de compreender como essa ferramenta pode se tornar uma grande aliada na cadeia de suprimentos, possibilitando elevar a eficiência, o desempenho e a produtividade do setor.
A seguir, veja algumas aplicações do chat GPT na logística e os benefícios proporcionados:
1- Maximizar a eficiência da cadeia de suprimentos
Graças aos seus avançados recursos de linguagem, o chat GPT contribui diretamente na identificação de dados não estruturados, ou seja, ele ajuda a agrupar e analisar feedbacks de clientes, avaliações em sites, assim como comentários e postagens nas redes sociais. Dessa forma, é possível identificar os principais assuntos comentados sobre uma determinada marca ou produto, identificar padrões de comportamento, tendências, avaliar o nível de satisfação e obter novas oportunidades de negócio. Com o chat GPT, a logística é beneficiada na medida em que terá dados concretos para promover melhorias internas que impactam positivamente no atendimento ao consumidor.
Vamos à um exemplo: imagine que sua empresa identifique uma série de mensagens e feedbacks de clientes que manifestam insatisfação nos prazos de entrega ou qualidade dos produtos. Com base nessas informações, é possível investigar as causas dos atrasos e tomar decisões mais assertivas, como otimizar o fluxo de trabalho, verificar o gerenciamento de estoque e, até mesmo, considerar novos fornecedores de mercadorias ou novos transportadores. A ideia principal é utilizar dados do chat GPT para operar melhorias em toda a estrutura logística da empresa.
2- Identificar oscilações do mercado
Outra vantagem do chato GPT aplicado à logística é a capacidade de obter informações sobre as demandas e preferências do mercado. Com a ferramenta integrada ao sistema de comunicação da empresa, é possível receber dados em tempo real e recomendações inteligentes que aumentam a eficiência da operação.
Um ótimo exemplo dessa aplicação é quando uma empresa passa por oscilações de demandas. Imagine que num determinado período o produto x teve uma procura elevada no mercado e, para atender as expectativas dos consumidores, a empresa precisará tomar decisões rápidas e assertivas sobre seu estoque. Fazer isso de forma manual pode comprometer não só a imagem na marca como também reduzir a competitividade em relação à concorrência.
Com o chat GPT aplicado à logística, é possível realizar análise de dados históricos de vendas e obter maior previsibilidade sobre quanto estoque será necessário para atender essa demanda, sem correr riscos e economizando recursos. Além disso, a ferramenta ajuda a empresa a otimizar as rotas de transporte para garantir uma entrega pontual.
3- Realizar análises preditivas
Outra vantagem do chat GPT para a logística é a capacidade de identificar possíveis gargalos na operação logística através de uma análise profunda de dados e diferentes fontes aos quais possa ser integrado.
Vamos a uma aplicação prática: ao ser integrado a sensores de equipamentos, o chat GPT pode identificar a necessidade de manutenção, evitando altos danos para a empresa, assim como tempo de inatividade. Com isso, há uma economia de recursos e aumento da eficiência operacional.
4- Aumentar a eficiência e a competitividade
Um dos grandes diferenciais quando se fala de inteligência artificial é a rápida capacidade de aprendizado dos algoritmos e com o chat GPT não é diferente. A ferramenta vai além de fornecer simples insights e recomendações, ela é capaz de entender o comportamento de uma empresa no mercado a partir de interações e histórico de dados.
Na prática, quanto mais uma empresa utiliza o chat GPT, mais personalizada a ferramenta fica, conseguindo oferecer informações eficazes para o desempenho do negócio. Logo, é possível identificar potenciais mercados em crescimento, novas tendências de consumo, previsibilidade de demanda, entre outros comportamentos essenciais que preparam cadeias de suprimentos de acordo com as expectativas do mercado.
5- Reduzir custos
Muitas são as contribuições do chat GPT para a redução de custos na logística e, entre elas, estão a previsibilidade de demanda. Uma vez que a ferramenta identifica comportamento do mercado, o gerenciamento de estoque pode ser realizado de forma mais clara e objetiva, evitando, por exemplo, que mercadorias com baixa procura fiquem paradas, sofram danos e perdas, reduzindo gastos excessivos e economizando, principalmente, na armazenagem.
Outra economia significativa que pode ser influenciada pelo uso do chat GPT na logística está relacionada aos gastos com transportes. A ferramenta é capaz de analisar dados de tráfego e recomendar rotas mais eficientes para os veículos. Isso contribui diretamente na redução do tempo de viagem e dos custos com combustível, além de assegurar velocidade na entrega e satisfação do cliente.
6- Automatizar tarefas e reduzir erros
Com o chat GPT é possível automatizar tarefas repetitivas e tediosas, como por exemplo, a verificação de informações em documentos de remessa, faturas de clientes, planilhas de dados, entre outras. Além disso, o chat GPT pode ser usado para gerar etiquetas de remessa e faturas. Sendo assim, a IA é capaz de prevenir e corrigir automaticamente eventuais erros em documentos, evitando a necessidade de intervenção manual.
7- Atendimento ao cliente
Todo planejamento logístico de uma empresa gira em torno de um atendimento satisfatório aos clientes, e um dos aspectos mais importantes no contexto atual diz respeito à comunicação com os compradores. Aqui também o chat GPT pode se mostrar bastante eficaz.
A tecnologia pode ser integrada aos sistemas de atendimento ao cliente para fornecer respostas automatizadas a consultas comuns, como informações de rastreamento ou datas de entrega estimadas.
É importante lembrar que, quando mal executados, os serviços de atendimento ao cliente podem prejudicar bastante a relação empresa x cliente. Muitas vezes, o que era para ser resolvido de forma clara e objetiva, pode gerar uma má experiência e prejuízos diretos à marca.
Nesse sentido, o chat GPT vem para dar um apoio a mais na logística e no negócio como um todo, apresentando-se como uma das grandes respostas para superar o desafio da comunicação com maestria, desenvolvendo recursos como assistentes virtuais e chatbots que interagem diretamente com clientes, lidando com o alto volume de demanda, acompanhando pedidos e esclarecendo as principais dúvidas de forma eficiente. Vale acrescentar que o uso do chat GPT pode reduzir a carga de trabalho dos atendentes e melhorar os tempos de resposta ao cliente.
8- Treinamento de colaboradores
Além de contribuir para o atendimento externo, o chat GPT pode auxiliar no desenvolvimento profissional e na interação entre funcionários, uma vez que é capaz de responder a programas de treinamento que ajudam a simular cenários do mundo real e fornecer feedbacks personalizados para a equipe.
Essa integração permite o desenvolvimento de novas habilidades e promoção da cultura e conhecimentos de forma eficiente para os colaboradores.
5 passos práticos para implementar o chat GPT na logística da sua empresa
Muitos são os benefícios da aplicação do chat GPT na logística. Sua capacidade de analisar e fornecer grandes conjuntos de dados contribui para que gestores obtenham informações valiosas sobre o comportamento do cliente, e tendências de produtos, sendo capazes de tomar decisões assertivas para melhorar a eficiência no fluxo de trabalho.
Compreender os efeitos dessa nova tecnologia é fundamental para se manter atualizado no mercado. No entanto, saber como isso pode ser implementado é um grande diferencial para negócios que querem fazer a diferença e inovar ao longo dos próximos anos. Pensando nisso, separamos 5 passos práticos que devem ser levados em consideração na hora de implementar o chat GPT na logística da sua empresa.
Passo 1: Identifique as principais áreas da logística que podem se beneficiar da aplicação do chat GPT. Para isso, comece se perguntando: “onde estão os maiores gargalos?”, “existem reclamações internas ou externas dos processos atuais?”. Algumas áreas que podem aparecer ao longo da análise são: gerenciamento de estoque, planejamento de rotas, previsão de demanda, atendimento ao cliente, entre outras.
Passo 2: Depois de identificar área e setores que necessitam de automação, colete e organize todos os dados relevantes para a aplicação do chat GPT, como por exemplo, o histórico de pedidos, vendas sazonais, dados de inventário, índices de produtividade e informações sobre fornecedores e clientes.
Passo 3: Escolha a empresa parceira para o desenvolvimento e/ou aquisição de um modelo de chat GPT. É fundamental que a inteligência artificial atenda às necessidades e especificidades da empresa identificados no passo 1.
Passo 4: Após escolher a ferramenta de acordo com as necessidades da empresa, é hora de Integrar o chat GPT aos sistemas de gerenciamento já existentes, como o sistema de gerenciamento de armazém (WMS), sistema de gerenciamento de pedidos (OMS), sistema de gerenciamento de pátio (YMS) ou sistema de gerenciamento de transporte (TMS). Também é interessante integrá-lo ao CRM para fornecer respostas automatizadas aos clientes.
Passo 5: Por fim, realize testes do modelo de chat GPT em um ambiente controlado, ajustando as configurações e treinando o modelo com dados adicionais, conforme necessário.
É importante mencionar que qualquer alteração no fluxo de trabalho é um processo que requer um bom planejamento, recursos e investimento, portanto, avalie cuidadosamente os benefícios, as condições atuais da empresa e garanta que a estratégia esteja coerente com os objetivos do negócio.
Neste artigo compreendemos mais sobre o chat GPT e o seu potencial para revolucionar a logística. Sua capacidade de melhorar a eficiência, reduzir custos e aprimorar a experiência do cliente faz com que empresas busquem e considerem a adoção dessa tecnologia nos próximos anos.
À medida que as tecnologias de comunicação e informação evoluírem e aprimorarem, soluções como o chat GPT podem se tornar ainda mais impactantes na logística. Além disso, empresas que se mantêm atualizadas com as tendências tecnológicas e adotam essas novas tecnologias terão maior probabilidade de se destacar em um setor em constante mudança. Portanto, não deixe de acompanhar as novidades e busque formas concretas de aplicá-las em seu negócio!