Como a Jequiti conseguiu atender e-commerce e venda direta em uma única operação

Solução multi-canal under one roof do WMS da Delage permitiu que a Jequiti processasse pedidos distintos em um mesmo armazém

 

 

Em 2017, a Jequiti, empresa de cosméticos pertencente ao Grupo Silvio Santos, tinha como projeto inaugurar a venda on-line sem que isso impactasse em sua estrutura intralogística. A companhia, que já atendia pedidos oriundos da venda direta em seu centro de distribuição em Osasco-SP, tinha um grande desafio: inserir o processamento de pedidos de seu novo canal (e-commerce) em um mesmo site e utilizando a mesma solução de WMS. E o que parecia ser complexo foi assumido pela equipe da Delage com um resultado extremamente satisfatório, permitindo que empresa desse sequência ao seu plano de dobrar de tamanho com o aumento das vendas!

 

Porque a Delage

 

Com o grande desafio relacionado ao início do e-commerce na Jequiti, alguns questionamentos foram inevitáveis:  como aumentar o volume de pedidos sem ter gastos imensuráveis ou sem afetar a operação? Como garantir que todos os canais fossem atendidos com o mesmo padrão de excelência já conhecido?

 

Reconhecendo a importância de contar com um bom fornecedor de tecnologia, Suelen Bellinassi, Gerente de Distribuição Logística da Jequiti, buscou e avaliou a melhor forma de integração e agilidade para o seu sistema, e encontrou na Delage todas as soluções e inovações que precisava. “Dentre as ferramentas e empresas avaliadas, a Delage sobressaiu como a melhor opção em custo-benefício nos aspectos técnicos e atendimento aos requisitos operacionais”, ressalta.

 

Desafios

 

Após a idealização de seu projeto de expansão e remodelação de suas vendas, havia uma série de precisavam ser superados: o formato em que os processos ocorriam no armazém não seria capaz de comportar o crescimento desejado; era inviável aumentar o número de funcionários ou a área física. Aquele era um momento divisor de águas: ou a empresa investia em tecnologia e inovação ou ficaria contida e impedida de crescer, afinal, “a gestão do armazém reflete diretamente no resultado da empresa, especialmente quando falamos de custo/margem e nível de serviço ofertado aos clientes,” comenta Suelen.

 

Foi então que grupo começou a buscar o suporte de uma tecnologia eficiente, que possibilitasse alta performance em seu CD, mantendo um alto padrão no atendimento em todos os pedidos. A Jequiti precisava contar uma ferramenta de picking mais adequada para o processamento de vendas on-line e seus gestores queriam uma solução que já trouxesse desde o início da operação tudo o que houvesse de recursos e melhores práticas para a operação de e-commerce.

 

logística jequiti
Suelen Bellinassi, Gerente de Logística da Jequiti

As expectativas eram grandes. Além das funcionalidades específicas para o comércio eletrônico, Jequiti precisava de um software que fosse integrado tanto ao pick-to-light KNAPP® e RF Picking, quanto ao Oracle® e ao GERA®, sistemas que já operava.  E foi no WMS Delage® Rx que a empresa encontrou as funcionalidades perfeitas para atender todas as suas necessidades.

 

Segundo Suelen, o centro de distribuição da Jequiti possui uma arquitetura sistêmica e modal de atuação bastante complexos, com um grande volume de informações, pedidos e variáveis de processo, daí a importância em contar com um software que conseguisse atender todas essas especificidades. “O WMS Delage® Rx mostrou ser uma solução completa e aderente ao negócio, simples de operar, com integrações nativas com sistemas importantes já implantados e que nos trouxe novas possibilidades de relatórios e funcionalidades importantes no picking”, salienta.

O projeto

 

Prezando sempre pela qualidade, a equipe Delage aceitou o desafio e cuidou de toda a parametrização do sistema, assim como do processo de gestão de mudança, auxiliando os funcionários do armazém na adaptação ao novo software (através de treinamentos) e possibilitando que a implantação do WMS Delage® Rx acontecesse de forma organizada e planejada. Tudo isso foi incluído no planejamento, que contemplou, ainda, testes do sistema (realizados à noite para não afetar a operação em andamento), além da sustentação in loco nas primeiras semanas de uso do software.

 

A Jequiti então comprou uma POC (prova de conceito), condicionando a contratação do projeto ao sucesso dessa experimentação. E tudo aconteceu exatamente como a empresa esperava: foram construídas as interfaces do ERP com o WMS pelo time de TI da Jequiti e, pelo lado da Delage, foram parametrizadas as interfaces com o WCS da KNAPP®. Com isso, o WMS Delage® Rx foi aprovado e implementado no CD da empresa.

 

Dentre as soluções apresentadas pela Delage, destaca-se uma tecnologia inovadora, o multi-canal under one roof, através do qual todos as demandas, sejam as de vendas diretas ou as do e-commerce, são atendidas no mesmo site e pela mesma ferramenta – atendendo aos requisitos e características de cada tipo de operação (ex: geração de ondas X order streaming – waveless/fluxo contínuo). Isso é o que há de mais moderno em tecnologia de SCE para centros de distribuição e fulfillment centers atualmente!

 

Além disso, a Delage ofereceu outras soluções que fizeram a diferença na operação da Jequiti, como:

 

  1. Agrupamento de pedidos (batch picking), com hierarquização das entregas em: prioritárias, expressas e econômicas, de modo a organizar os pedidos do e-commerce e da venda direta;
  2. Waveless/Order Streaming
  3. Multi-order picking e Single item picking;
  4. Divisão em colmeia (Put To Wall) e Pack Station, sendo que as duas funcionalidades foram aplicadas sem a necessidade de aquisição de equipamentos de automação, utilizando apenas tecnologia Delage, o que reduziu drasticamente os volumes de investimento;
  5. Gestão à Vista, possibilitando o monitoramento em tempo real dos desvios de tempo em relação aos parâmetros estabelecidos para cada etapa do processo.

 

Devido ao grande êxito da implantação do WMS para atender aos pedidos e-commerce, todo processo picking para as vendas diretas foi transferido para o software da Delage. E, mais uma vez, a iniciativa foi um sucesso: o teste final pré Go Live foi tão bom, que a companhia resolveu antecipar o Go Live – não voltou mais para o sistema anterior e manteve a operação em produção já no WMS Delage® Rx!

 

Resultados

 

Com o suporte do WMS Delage® Rx , a Jequiti conseguiu agregar mais tecnologia e agilidade para o seu centro de distribuição, conseguindo atender um volume maior de pedidos com os mesmos recursos e oferecendo a melhor experiência de compra.

 

O software da Delage permitiu a eliminação dos gaps operacionais existentes nos sistemas anteriores; a simplificação da operação, com a substituição de vários sistemas por uma única solução; o aumento da flexibilidade do seu armazém, de modo o para comportar os novos canais e novos patamares de produtividade; a elevação a eficiência em várias etapas do processo, além de mais organização no CD.

 

Para a Delage, os ganhos também foram inúmeros, já que a empresa confirmou o seu grande potencial de atender aos mais complexos desafios logísticos, oferecendo a tecnologia certa para que a empresa crescesse e se destacasse no mercado!

 

Conheça todos os detalhes do projeto, baixando o caso de sucesso.

 

 

 



Deixe um comentário