É chegado o período em que a maioria das empresas registram aumento nas vendas. Para aproveitar bem as oportunidades, é preciso organizar a logística. Confira 10 passos para acelerar o processamento de pedidos.
O fim do ano se aproxima e com ele chegam importantes eventos que aquecem o mercado brasileiro pelos próximos dois meses. A Copa do Mundo, assim como a Black Friday, são as grandes apostas para o aumento das vendas no comércio ainda no mês de novembro. De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Varejo (ABV), há uma expectativa de que as demandas aumentem em 12% no segundo semestre de 2022.
E não para por aí: férias de fim de ano, Natal e Réveillon sempre foram motivos de alerta e alta demanda para o mercado, no entanto, os dois últimos anos foram marcados pela pandemia e houve, inevitavelmente, uma queda em diferentes nichos, reduzindo o volume de vendas em todo mundo.
Neste ano, pelo contrário, o cenário é otimista. Após um longo período, agora as festividades contam com o fim das medidas restritivas contra a Covid-19 e as empresas buscam oferecer vantagens competitivas e qualidade na prestação de serviços, a fim de aproveitar oportunidades e saírem na frente da concorrência.
Diante desse cenário, sua empresa está conseguindo se adaptar para a alta temporada? Sua operação está preparada para aproveitar as oportunidades criadas pelo mercado? Com o novo modelo de consumo, clientes cada vez mais exigentes e forte concorrência, como fica a logística da sua empresa?
Neste artigo, compartilhamos algumas importantes dicas que ajudam a sua empresa a aumentar a velocidade do processamento de pedidos durante a alta temporada de vendas, garantindo um serviço de alta qualidade aos compradores e aproveitando todas as oportunidades do período. Confira a seguir.
Picos de vendas: como assegurar alta performance no fulfillment
Preparar o armazém para o aumento de vendas requer um exame de todas as áreas do depósito que podem precisar de suporte extra ou suprimentos extras. Isso precisa ser realizado antes dos momentos de pico, garantindo que a equipe não seja surpreendida com imprevistos difíceis de contornar. Além disso, outras ações são cruciais. Acompanhe a seguir algumas recomendações de especialistas para efetuar um preparo eficiente:
1 – Verifique todo o fluxo de trabalho do armazém
Conforme destacamos, o primeiro passo para preparar seu armazém para o aumento das vendas de fim de ano é realizar a conferência de toda a cadeia de suprimentos, buscando pontos de melhoria e otimização de processos. É fundamental que se tenha uma visão 360° para buscar soluções práticas, rápidas e eficientes, de modo a evitar futuros gargalos que podem comprometer o funcionamento da cadeia logística durante os picos de venda.
Um dos maiores erros que podem ser identificados e melhorados nesta etapa são os processos 100% manuais, utilizando recursos como planilhas, cadernos e anotações em papéis, que podem ser substituídos por softwares e recursos tecnológicos que otimizam, aceleram e reduzem os erros durante o fluxo de trabalho.
2 – Priorize melhorias na área de picking e packing
Além de encontrar pontos de melhorias em todo o fluxo operacional, áreas como picking e packing devem ser priorizadas, uma vez que consomem os maiores recursos e tempo de produtividade do armazém. Dessa forma, avalie possíveis problemas, tempo de execução de atividades, localização das estações e linhas, bem como tamanho da equipe. Entender as necessidades e otimizar essas etapas é fundamental para garantir a eficiência de todo o time durante os períodos de aumento das vendas.
Para assegurar que tudo esteja funcionando adequadamente, considere avaliar os seguintes tópicos:
- As linhas de picking são reabastecidas corretamente?
- Os produtos de maior giro estão localizados em posições mais acessíveis ao separador e próximos à expedição?
- Há estoque suficiente de embalagens de produtos?
- Embalagens para envios estão bem localizadas, evitando idas e vindas pelo espaço?
- Os funcionários precisam andar muito pelas áreas para enviar um pedido?
- Qual o tempo médio para a execução de embalagem e envio de um pedido?
- Há possibilidade de aumentar a equipe e otimizar tempo?
- É interessante adicionar mais uma estação de embalagem para que pedidos não fiquem na fila de espera para a finalização?
- O espaço de trabalho é organizado e oferece conforto aos colaboradores?
Dedique-se a responder esses questionamentos com o máximo de detalhamento, pois as respostas lhe darão caminhos para efetuar mudanças que garantirão mais qualidade e eficiência na execução de tarefas, o que refletirá diretamente na velocidade do fulfillment.
3 – Projete demandas a partir de informações anteriores
Após encontrar os pontos de melhorias na infraestrutura do armazém e otimizar o fluxo operacional, é fundamental entender o histórico de vendas dos últimos anos. A partir da coleta e análise dos dados, é possível estimar metas e projetar o número de pedidos de acordo com os períodos anteriores. Obter essas informações colabora na hora de criar novas estratégias e preparar o estoque para o período de aumento das vendas.
Durante essa etapa de avaliação, considere alguns critérios como:
- Valor faturado nos últimos anos.
- Total de vendas realizadas no mesmo período nos últimos anos.
- As principais datas comemorativas para sua empresa.
- Estratégias de estoque utilizadas nos últimos anos.
- Eficiência dos resultados em períodos semelhantes.
- Expectativa do mercado para o ano atual.
Uma avaliação clara do histórico de demandas do armazém ajuda a identificar a mudança no comportamento dos consumidores e como eles reagiram à sua empresa ao longo dos anos. É possível entender se os pedidos aumentaram ou diminuíram e quais medidas precisam ser tomadas para obter melhor desempenho e resultados.
Outras informações importantes podem ser obtidas ao verificar períodos anteriores do seu armazém como, por exemplo: estratégias de gerenciamento de estoque, tendência de consumo, preferência de produtos, antecipação de problemas, organização do inventário, redistribuição de mercadorias, possibilidade de promoções, além de avaliar contratos, seja com fornecedores e transportadoras.
4 – Adapte o layout do armazém
Depois de passar por todas as etapas avaliativas e identificar pontos de melhoria, talvez você precise reorganizar o espaço e a infraestrutura do armazém para se adaptar ao período de aumento das vendas.
Portanto, assegure que a disposição do estoque, área de picking, preparação e envio de pedidos estejam ajustadas durante os picos de atividade, garantindo que o esforço e a movimentação de colaboradores sejam reduzidos na hora de coletar e embalar um pedido. Se necessário, considere simplificar a etapa de embalagem da mercadoria.
“Mas, como saber se meu armazém precisa de mudança temporária no layout?” Para isso, é necessário considerar os questionamentos realizados nos itens anteriores e projetar os resultados que as mudanças sugeridas podem trazer no final do período. Isso é feito com base em análises honestas e objetivas, e sempre recomendamos o uso de tecnologias como o sistema WMS, uma vez que fornece dados de forma precisa, permitindo que as melhores decisões sejam tomadas.
5 – Planeje e organize o estoque para o aumento das vendas
Após efetuar a análise de histórico de pedidos em períodos anteriores, fica muito mais fácil organizar e planejar o estoque para o aumento das vendas no fim do ano. Procure trabalhar com níveis de estoque adequados, obedecendo as demandas projetadas e assegurando que não faltem produtos para atender aos pedidos.
Tenha atenção especial durante esse período e acompanhe frequentemente o número de itens no inventário, verificando de perto o que entra e o que sai do estoque e entendendo quais produtos têm maior procura. Fique atento também à reposição de mercadorias. Isso garante que não existam problemas durante o fluxo de trabalho e evita experiências negativas ao seu cliente final.
Dica bônus: sabemos que o medo de ter um estoque vazio e que comprometa o funcionamento da cadeia de suprimentos é presente na maioria dos armazéns, por isso, faça projeções e consulte ferramentas que oferecem indicadores confiáveis (como o sistema WMS), antes de comprar muitos produtos e acabar caindo no erro do overstocking, ou seja, o excesso de mercadorias no inventário. Além disso, mantenha uma boa relação com seus fornecedores e procure contar com parceiros confiáveis e prontos para atender a sua empresa em caso de demanda não prevista.
6 – Atenção ao transporte: priorize a velocidade de entrega
O cenário é o mesmo em todos os nichos: fim de ano, aumento das vendas e consumidores ainda mais exigentes quanto à experiência de compra. Logo, empresas encontram maiores dificuldades em atender o prazo de envio, o que pode aumentar o tempo de espera para o cliente e, consequentemente, fazer com que ele desista da compra.
Para evitar que essa situação ocorra, certifique-se que seu armazém possui excelentes empresas parceiras de transporte e considere a possibilidade de implementar sistemas que integrem seu armazém ao processo de envio, assim, é possível automatizar o fluxo de trabalho e garantir melhores serviços de envio para o consumidor.
O OMS, por exemplo, é um excelente software com capacidade de acompanhamento de informações e processos relacionados aos pedidos, incluindo entrada, gerenciamento de estoque, atendimento e serviço pós-venda.
7- Crie um plano para a logística reversa
Com o aumento das vendas no fim de ano, é normal que os níveis de devoluções também se elevem. Dessa forma, é importante que seu armazém esteja preparado e tenha estratégias para responder esses clientes com velocidade e qualidade, afinal, o foco é sempre manter o bom relacionamento e a experiência positiva do cliente.
Portanto, prepare um espaço e uma equipe especializada dentro do armazém para realizar esse tipo de procedimento e desenvolva um fluxo de trabalho para evitar qualquer problema.
Dica bônus: é possível reduzir o número de devoluções, trocas ou erros ao implementar o sistema WMS. Com o software, sua operação passa a realizar uma conferência rígida na entrada, evitando falhas que já começam na primeira etapa e impactam todo fluxo. Além disso, o sistema oferece a sugestão de endereçamento, evitando perdas e danos, e orienta os colaboradores durante o picking e conferência na expedição. Tudo isso reduz o impacto que a logística reversa pode ter em sua cadeia de suprimentos. Sem contar que o sistema também auxilia no tratamento das devoluções, trazendo mais velocidade e assertividade (Saiba mais).
8 – Treine sua equipe
Valorizar sua equipe é essencial, especialmente quando falamos de aumento das vendas. Durante o período, é normal que os colaboradores se sintam sobrecarregados e trabalhem, em geral, sob uma pressão maior. Para garantir melhor desempenho e fornecer ferramentas necessárias para que sua equipe não se sinta prejudicada, ofereça treinamentos com habilidades necessárias, visando a otimização de tempo e a redução de esforços manuais no pico de atividades.
Existem alguns tipos de treinamentos que podem ser feitos durante o aumento de vendas:
– Treinamento com foco na produtividade
Este treinamento é capaz de aumentar as habilidades da equipe, oferecendo uma série de informações que faz com que cada funcionário conheça diferentes funções do armazém podendo realizar rotatividade de funções, ou seja, todo funcionário é apto para trabalhar em áreas distintas e pode ser realocado na função que melhor desempenhar.
– Treinamento com foco em otimização
Em casos onde o armazém tenha integrado ao seu fluxo operacional algum sistema de gerenciamento, todos os colaboradores precisam ter informações necessárias para desempenhar com segurança as atividades determinadas pelos softwares.
– Treinamento com foco afetivo
Durante a temporada de aumento das vendas, valorize sua equipe e compartilhe os valores da empresa com cada colaborador. É importante que ele se sinta parte de algo significativo e receba o reconhecimento que merece. Reforce a força do seu trabalho e a importância para a equipe.
9 – Verifique continuamente todas as operações
Crie uma regra de verificação contínua em todo o armazém, acompanhe o nível do estoque, a quantidade de embalagens e materiais para o envio de pedidos, planeje suprimentos de emergência e tenha sempre em mãos contatos de fornecedores confiáveis que possam auxiliar em qualquer problema ao longo do fluxo de trabalho.
Parece impossível, mas imagine que sua operação precisa parar por faltar caixas, plásticos, etiquetas ou, até mesmo, suprimentos, como tinta de impressora para enviar seus pedidos? Todo cuidado é pouco em temporadas de aumento das vendas.
10 – Monitore os indicadores de produtividade
Com tecnologia de ponta e um suporte técnico de qualidade, todas as etapas relacionadas ao fulfillment podem ser monitoradas e controladas em tempo real. Isso auxilia na previsibilidade de toda a operação do armazém, assim como evita erros que podem ser corrigidos de forma rápida e eficiente.
Prepare seu armazém para o aumento das vendas com as funcionalidades do WMS
O sistema WMS é um aliado na gestão de armazéns quando o assunto é aumento das vendas, uma vez que oferece tecnologia avançada capaz de orientar todo o processo operacional, hierarquizando tarefas, conduzindo os operadores passo a passo e notificando em caso de erros. Isso permite que todo o processo seja automatizado, potencializa as atividades, reduz índices de falhas e traz mais confiança para períodos com alta demanda.
Aqui na Delage, você encontra este e outros recursos tecnológicos que auxiliam na automação do armazém, valorizam sua força de trabalho e facilitam na coordenação e monitoramento de atividades nas operações de fim de ano. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração!