Confira dicas para otimizar seu armazém de e-commerce, alcançando mais eficiência e garantindo a satisfação do cliente
De uma coisa temos certeza: as lojas virtuais invadiram o mercado e alcançaram mesmo a preferência dos consumidores, especialmente após a pandemia.
No último texto, “Você já ouviu falar em social commerce?”, nós apresentamos o termo e explicamos um pouco sobre essa tendência que veio para mudar o modo de vender no mundo todo. Mas a grande questão do dia é: a sua empresa está preparada para se destacar na venda on-line?
Não?! Então este texto é para você!
E-logística: você já conhece o termo?
A logística do comércio eletrônico é conhecida como e-logística. Assim, como a tradicional, ela é um conjunto de atividades que integram a cadeia logística do seu negócio como:
- Recebimento e conferência dos produtos ou insumos;
- Estocagem;
- Movimentação dos produtos para a preparação do pedido (picking);
- Rastreamento dos pedidos enviados e muito mais.
Isso não é tão diferente da logística atual, não é mesmo?! Mas no mundo digital tudo precisa ser muito ágil e você deve investir em logística para assegurar o crescimento de sua loja, a captação e, acima de tudo, a fidelização de clientes. Para seu cliente o prazo de entrega e o preço do frete são fatores relevantes no momento de escolher uma loja virtual. Ou seja, um e-commerce bem estruturado é um diferencial valioso para qualquer empresa virtual.
Muitas empresas investem pesado em sites atrativos e em marketing digital, mas se esquecem do essencial: a logística. Se a operação não funcionar bem, os erros e atrasos serão inevitáveis. O empreendedor deve ter produtos estocados suficientes para atender a demanda dos clientes que acessam seu site e prover a entrega dentro do prazo, buscando sempre alternativas para reduzir esse tempo. Afinal, tempo é dinheiro!
Para ajudar você a otimizar seu armazém, separamos algumas dicas importantes. Confira no tópico a seguir.
Dicas para otimizar o armazém de e-commerce
Confira alguns pontos que precisam ser priorizados em um armazém de e-commerce para garantir a agilidade dos processos, redução de custos e erros, e o melhor atendimento ao cliente:
1 – Modalidade de picking ideal para uma operação de e-commerce
A separação de pedidos de e-commerce acontece de forma distinta dos armazéns tradicionais, afinal, estamos falando de pedidos de itens fracionados. Por isso, não dá para utilizar as mesmas estratégias de picking de caixas fechadas ou grandes volumes. É preciso utilizar a modalidade ideal, como o batch picking, por exemplo, que faz o agrupamento de pedidos para reduzir os acessos e aumentar a agilidade na separação. Vale destacar que a velocidade é um fator fundamental para um armazém de e-commerce, especialmente na separação!
Confira um caso de sucesso com a utilização do batch picking.
2 – Slotting para manter o armazém organizado
Um armazém de e-commerce organizado é um armazém eficiente, afinal, a organização garante agilidade e precisão no picking, reabastecimento e outros processos importantes. Para garantir que os produtos estejam as posições corretas e o melhor uso do espaço, existe a estratégia do Slotting. Você pode até fazê-la manualmente, mas se contar com o sistema WMS, o que pode ser uma tarefa completa, se torna bem mais simples! O WMS faz tudo de forma automática e evita que você e sua equipe gastem horas e horas analisando uma grande quantidade de dados para definir as melhores posições.
3 – Logística reversa
Diferentemente dos armazéns de atacado ou varejo, no e-commerce, as trocas e devoluções são frequentes. Isso significa que você precisa ter excelentes processos para garantir a eficiência na logística reversa, desde o momento que o produto devolvido chega ao armazém até quando o novo item é reenviado. Conte com o WMS para isso. O sistema ajuda a tratar as devoluções e a direcioná-las ao melhor local. Também facilita a separação ágil da nova mercadoria. Saiba mais aqui.
4 – Inovações: tecnologia a favor da eficiência
Cada vez mais surgem novas ferramentas e soluções que visam facilitar os processos em um armazém, especialmente as operações de e-commerce que costumam ser mais complexas. Se você quer se destacar no mercado, não deixe inovar! Invista em tecnologias e você verá o quanto elas te darão todo o suporte para fazer entregas precisas e extremamente ágeis.
Você deve começar investindo em um bom sistema de gerenciamento de armazém, o WMS, software projetado exatamente para dar suporte à operação intralogística, auxiliando na gestão e também no fluxo de materiais.
O WMS está presente desde o recebimento do produto até a sua expedição, e o principal: o software comporta diferentes operações em um mesmo armazém. A inteligência do sistema ordena os pedidos, emite as ondas de picking no momento certo, faz o reabastecimento automático, organiza as rotas de entrega, dentre outras funções que agregam muito em uma operação de e-commerce.
Outro diferencial do WMS é que o sistema oferece informações sobre a operação tempo real (Gestão à Vista), auxiliando o gestor e as equipes a manterem a produtividade e a corrigirem as divergências, caso ocorram. Além disso, o WMS conta com várias modalidades de picking e se integra aos mais modernos sistemas automáticos.
5 – Fornecedor de WMS
Destacamos o WMS no tópico anterior porque o software realmente dá todo o suporte para que as otimizações aconteçam. É por isso que vale muito a pena tê-lo em seu armazém e mais ainda: contar com um bom fornecedor, que te oferecerá um software robusto, flexível e avançado. Verifique se o fornecedor acompanha as tendências do mercado e se o software está pronto para as operações omnichannel, pois, se a sua empresa ainda não é multicanal, é bem provável que seja no futuro.
Confira dicas para escolher o melhor fornecedor de WMS.
6 – Equipe com o olhar voltado para o futuro
Falamos sobre a importância de ter um bom sistema e tecnologias avançadas, mas não podemos esquecer do mais importante: as pessoas! São elas que irão operar as ferramentas, por isso, sua equipe deve acreditar no potencial das inovações e estar aberta às mudanças. Procure motiva-las sempre, mostrando a importância de um olhar voltado ao futuro e conte com os fornecedores das tecnologias para oferecer bons treinamentos. Se sua equipe tem capacidade de se adaptar e se engajar em novos projetos, o sucesso virá muito mais facilmente!
O futuro está aqui e agora
Não é segredo que a tecnologia veio para facilitar nossa vida. E, para seu negócio ela é essencial, ela não é o futuro, é o presente! Essa evolução está acontecendo agora e você não pode ficar para trás. Se você quer estar atento a todas as novidades e estratégias, não deixe de baixar o Whitepaper Logística 4.0. Lá tem tudo o que você precisa saber para atender o novo mercado digital!