O que é Lote Econômico de Compras (LEC) e quais as suas vantagens para seu armazém? - Delage

O que é Lote Econômico de Compras (LEC) e quais as suas vantagens para seu armazém?

Você sabe o que é Lote Econômico de Compras (LEC) ou Economic Order Quantity (EOQ)? Entenda as vantagens dessa metodologia para melhorar o desempenho do seu estoque e garantir o sucesso do seu armazém.

 

Toda empresa busca diariamente o seu melhor desempenho no mercado, por meio de um crescimento saudável, estratégias para aumentar a sua competitividade e lucratividade. Contudo, na hora de executar o plano de ação perfeito que viabiliza o sucesso de um negócio, um quesito fundamental muitas vezes fica em segundo plano: o gerenciamento de estoque eficiente.

 

Realizar uma boa gestão dos produtos no armazém afeta diretamente os resultados financeiros que dialogam com a demanda do mercado, portanto, operar um estoque de forma precisa é um grande diferencial para a evolução de qualquer negócio, uma vez que ele é a “coluna dorsal” e segura toda a estrutura operacional de uma empresa.

 

Um dos problemas que pode ocorrer quando o assunto é gestão de estoque está relacionado ao seu controle, ou seja, o processo de monitoramento de saídas e entradas de produtos dentro do armazém. É possível encontrar no mercado algumas empresas que abrem mão de um bom controle de estoque e acabam caindo no erro de pedir mais itens do que realmente precisam, assim como deixam de comprar produtos essenciais, comprometendo todo o processo logístico interno, vendas e envios de pedidos.

 

Esse cenário traz consigo prejuízos desnecessários, como por exemplo, altos custos de manutenção de estoque, uma vez que itens em excesso demandam maiores espaços dentro do armazém, ocupam lugares que poderiam ser investidos em produtos sazonais ou com alta demanda de mercado, assim como podem exigir uma atenção especial para verificar sua qualidade e, em casos extremos, quando passam muito tempo no estoque, podem resultar em perdas e avarias. Por outro lado, quando há stockout,  a empresa pode deixar de aproveitar oportunidades únicas de vendas, além de gerar uma experiência desagradável aos seus clientes, caso o pedido seja realizado e não esteja disponível para envio.

 

Por isso, se o seu armazém ainda transita entre algum desses casos apontados acima, os quais impossibilitam o crescimento de sua empresa e geram mal estar para seus consumidores, está na hora de conhecer um pouco mais sobre o Lote Econômico de Compras (LEC) ou Economic Order Quantity (EOQ), e como esse cálculo é capaz de auxiliar você, gestor, a realizar a compra certa dos produtos para seu estoque e atender cada vez melhor a demanda do mercado.

 

 

O que é Lote Econômico de Compras (LEC)?

 

 

O Lote Econômico de Compras (LEC), também denominado Economic Order Quantity (EOQ), é um cálculo que ajuda a descobrir a quantidade ideal de itens que precisam ser adquiridos em um estoque, visando obter o mínimo custo total, considerando tanto as despesas com o armazenamento quanto os gastos relacionados aos juros do capital empatado e os custos gerais da compra. Em outras palavras, trata-se de uma metodologia que ajuda a definir o equilíbrio ideal entre as vantagens e desvantagens de se manter um estoque, buscando sempre a redução do custo total.

 

lote-economico-de-compras

 

 

Independente do segmento em que sua empresa atua hoje, entender a quantidade de produtos que seu estoque necessita minimiza o risco de falta ou excesso de mercadorias no armazém e, por consequência, ajuda a sua empresa a reduzir despesas e a atender melhor seus clientes. O Lote Econômico de Compras (LEC) diminui a ocorrência de problemas de estoque e produção, logo, essa métrica se faz necessária no dia a dia do gerenciamento de estoque, porque garante que ele seja sempre monitorado e permite que um valor fixo de pedido seja aplicado sempre que for apontado o momento exato para o reabastecimento de produtos.

 

Realizar o cálculo do  Lote Econômico de Compras (LEC), além de fornecer conhecimento em relação ao quanto precisa ser comprado para manter a cadeia de suprimentos em funcionamento, contribui também em diversos benefícios que impactam diretamente nos seus resultados. Tais vantagens conheceremos a seguir.
 

 


 
 

Benefícios do cálculo do  Lote Econômico de Compras (LEC)

 

 

Provavelmente você já conseguiu entender a importância do bom gerenciamento do estoque e como o cálculo do  Lote Econômico de Compras (LEC) pode auxiliar você nesse processo de monitoramento de entradas e saídas do armazém. Além disso, é possível identificar uma série de fatores positivos que fazem do LEC uma ferramenta utilizada por empresas renomadas no mercado. Confira alguma dessas vantagens:

 

1. Reduzir custos de armazenamento

 

Quais gastos são realizados hoje em seu estoque que poderiam ser evitados? Essa é uma pergunta que necessita ser frequentemente respondida por gestores logísticos que visam aumentar produtividade e otimizar custos dentro de um armazém. Sabemos que o estoque representa a maior parcela de investimento dentro de uma cadeia de suprimentos, dessa forma, é preciso assegurar que não se gaste de forma excedente. E é aqui que o cálculo do  Lote Econômico de Compras (LEC) ganha destaque.

 

Quando os produtos disponíveis em seu estoque atendem a demanda de pedidos da empresa, você tem menos preocupações em armazenar e fornecer manutenção. Ao ter um estoque que vive em constante atividade, você deixa de ter dinheiro parado e evita que produtos fiquem ocupando espaços, exigindo atenção especial e até mesmo sendo danificados e/ou perdidos.

 

O LEC auxilia na coordenação da quantidade de itens e o tempo que eles ficarão no estoque de acordo com a demanda dos clientes, assim, o gestor terá maior visibilidade para pensar de forma estratégica para realizações de novos pedidos, bem como auxiliar na estratégia do setor de vendas.

 

 

2. Evitar a indisponibilidade de produtos

 

Assim como o cálculo do Lote Econômico de Compras (LEC) evita gastos excedentes vindos muitas das vezes por compras de produtos em maior quantidade que o ideal, é possível também aplicá-lo cálculo para evitar que faltem produtos essenciais em seu estoque. Com o LEC, a empresa obtém maior visibilidade sobre o quanto vende e em qual período de tempo, o que auxilia a manter o estoque sempre abastecido. Com isso, evita-se a má reputação da empresa ocasionada por stockout e garante-se a fidelização dos clientes e redução do custo por aquisição de clientes (CAC).

 

 

3. Evitar produtos em excesso

 

Seu estoque está parado? Isso pode ser resultado de produtos em excesso e baixa demanda de consumo. Tal situação está ligada ao mau planejamento logístico de compras para a cadeia de suprimentos. E é aí que o  Lote Econômico de Compras (LEC) auxilia muito, evitando o acúmulo de produtos no estoque, seja por vendas insuficientes, complicações e erros na gestão logística ou por sazonalidade. Uma previsão precisa dos produtos que você precisa em seu estoque evitará:

 

– Baixa liquidez. Ou seja, reduz o tempo em que o dinheiro investido nos produtos retorna ao caixa da empresa. Uma vez que o estoque é a área que mais recebe investimentos, é comum que, com a falta de vendas, demais departamentos do negócio sejam afetados, o que pode gerar a busca por empréstimos e comprometimentos financeiros.

 

– Perda de produtos. Quando um item fica durante muito tempo parado no estoque, podem ocorrer danos irreparáveis que inviabilizam a comercialização.

 

– Perda de oportunidades. Sem espaço no estoque, sem possibilidade de oportunidades de demanda. Uma vez que o mercado vem seguindo tendências em tempo recorde, é preciso garantir que sua empresa seja capaz de acompanhar as novidades, fornecendo produtos que seus consumidores desejam imediatamente.

 

 

4. Aproveitar descontos e oportunidades

 

Realizar o planejamento de compras para seu estoque, saber quais produtos vendem mais e quais vendem menos, além de entender os períodos de picos de demandas e sazonais, facilita na hora de aproveitar os melhores preços, compras em maiores quantidades, promoções e negociar descontos com os principais fornecedores. Essa prática estratégica permite a otimização dos investimentos em produtos e aumenta a lucratividade da empresa.

 

 

5. Auxiliar em decisões estratégicas

 

Estratégia e planejamento são palavras de ordem dentro dos armazéns. Os melhores gestores do mercado têm ciência de que quando um plano de ação é bem executado o bom resultado certamente será a consequência. Por isso, utilizar o cálculo do Lote Econômico de Compras (LEC) ao seu favor contribuirá para grandes e assertivas tomadas de decisões, especialmente sob o número de vezes, frequências e valores que um produto deve ser adquirido.

 

 

Como calcular o Lote Econômico de Compras (LEC)?

 

 

Agora que compreendemos a importância e os benefícios do cálculo do Lote Econômico de Compras (LEC), você pode está se perguntando: “mas como faço para calcular e aplicar no dia a dia do estoque essa fórmula?”. Podemos dizer que é mais simples do que parece.

 

A fórmula básica para o cálculo é:

 

lote-econômico-de-compras

 

O cálculo requer conhecimento em álgebra, aquelas que aprendemos no ensino médio. Depois de entender e identificar as variáveis do seu armazém, basta aplicar os números na fórmula acima e chegará em seu resultado. Vejamos um exemplo:

 

Digamos que a demanda do ano de 2021 de uma determinada empresa de equipamentos eletrônicos foi de 10.000 unidades. O custo do pedido foi de aproximadamente R$5.000,00. E os custos de manutenção representaram R$3,00 por unidade, por ano. Substituindo as variantes na fórmula teremos:

 

lec

 

 

Após a realização do cálculo, você chegará a um valor de LEC= 5.774 unidades.

 

Com base no resultado da empresa de aparelhos eletrônicos em 2021, a quantidade econômica de pedidos para seu estoque é de 5.774 unidades por pedido e com reabastecimento aproximado em duas vezes por ano.

 

 

 

Desafios para implementar o cálculo do LEC

 

 

Apesar de muitas empresas já utilizarem o cálculo do Lote Econômico de Compras (LEC)  em seus armazéns, é preciso manter atenção em três principais pontos, antes de começar a receber os benefícios dessa metodologia. Ao escolher aplicar o LEC em seu estoque fique atento aos desafios:

 

– Sistemas de gestão de armazém desatualizados

Softwares de gestão de estoque obsoletos ou desatualizados podem fornecer dados incompletos para sua análise e cálculo que podem resultar na perda de economias potenciais. Assegurar que seu software esteja atualizado e contar com fornecedores que realizam a manutenção com frequência te deixará seguro quanto aos dados fornecidos.

 

– Fornecimento de dados manuais

O resultado fornecido pelo cálculo da quantidade econômica do pedido é determinado pela veracidade da informação do estoque. Sendo assim, se hoje no seu armazém todo o processo logístico é feito à base de planilhas e registros manuais, os mesmos podem conter dados desatualizados ou imprecisos, prejudicando na obtenção de um LEC assertivo.

  

– Crescimento do negócio

A fórmula do LEC é ideal para empresas com necessidades de estoque consistentes. Com um negócio em rápido crescimento, confiar no LEC pode levar à escassez de estoque.

 

– Necessidades sazonais

A sazonalidade pode tornar o LEC mais desafiador, mas não impossível. Isso porque pode haver grandes mudanças na demanda dos clientes ao longo do ano.

 

 

Melhore o desempenho do seu estoque com o WMS

 

Pronto, gestor, agora você compreende o que é um cálculo do  Lote Econômico de Compras (LEC), como ele pode influenciar na gestão do seu estoque, as formas de implementar em sua cadeia de suprimentos e claro, os cuidados que precisa ter ao optar pela aplicação da metodologia em seu estoque.

 

Contudo, é importante destacarmos que a fórmula do LEC funciona bem quando se tem demanda e preços constantes ao longo do ano. Em cenários mais complexos, a maior opção está em contar com o auxílio de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS). O software calcula automaticamente as quantidades a serem adquiridas, considerando uma série de variáveis e visando sempre a economia, o melhor uso do espaço e a garantia do melhor atendimento ao cliente.

 

Convidamos você a conhecer o WMS da Delage, eleito duas vezes o melhor sistema de gerenciamento de armazéns do Brasil. O WMS Delage® Rx é uma solução aderente a todos os elos da cadeia de abastecimento: indústria, distribuição, operação logística, varejo e e-commerce, e oferece as funcionalidades ideais para um controle de estoque preciso e eficaz. Consulte um de nossos consultores e inicie hoje a jornada de sucesso da sua empresa!

 

 

 

 



Deixe um comentário