Entenda como o sistema OMS atua na gestão de pedidos em marketplaces e proporciona maior segurança para as estratégias omnichannel da sua empresa.
Nos últimos anos, o crescimento de marketplaces no Brasil vem chamando atenção. Durante o evento “Marketplace Conference 2021”, promovido pela Ebit/Nielsen, foi comunicado que o setor cresceu 52% ao longo do ano de 2020, um resultado surpreendente e superior ao crescimento do mercado de e-commerce em geral, resultando em um faturamento de aproximadamente R$73 bilhões para a categoria.
As vendas nesses grandes canais digitais continuaram fortes em 2021 e 2022, e o que se percebe é que cada vez mais os marketplaces conquistam novos adeptos pela facilidade e praticidade oferecida na experiência de compra. Dentre os consumidores consultados na Pesquisa Tendências do Varejo 2023, 90% afirmaram que têm o hábito de comprar em marketplaces. A metade desse grupo disse, inclusive, que vai às compras frequentemente nesses canais.
Com uma atmosfera tão favorável para a escalada das vendas e aumento da lucratividade, é comum que muitas empresas de diferentes segmentos estejam considerando os marketplaces como estratégias fundamentais para o crescimento do negócio. No entanto, antes de se aventurar pelo universo do omnichannel, é fundamental levar em consideração os desafios que a venda multicanal pode trazer para os processos logísticos e, assim, estar preparado para garantir um mesmo padrão de qualidade ao cliente.
Monitorar o estoque, controlar produtos em diferentes pontos de venda, receber e rastrear informações, além de atender muitos pedidos pode ser bastante trabalhoso e oneroso para empresa se não houver um bom planejamento e organização. E mais ainda: se os processos não estiverem alinhados com a estratégia da empresa e expectativa do consumidor, a própria reputação da marca pode ser prejudicada. Por isso, é importante contar com sistemas de gerenciamento capazes de facilitar, através da tecnologia, todo o desempenho operacional da cadeia de suprimentos.
Neste artigo, vamos falar sobre o sistema OMS e como ele atua na gestão de marketplaces e oferece maior segurança para as estratégias omnichannel da sua empresa. Confira a seguir.
Sistema OMS: gestão e acompanhamento de pedidos em um único lugar
Um dos maiores desafios quando falamos da estratégia omnichannel é a integração entre todos os pontos de vendas de uma empresa, principalmente quando o negócio conta com lojas físicas, site próprio de vendas, lojas em marketplaces e aplicativos/redes sociais. Controlar e orquestrar todos os pedidos que chegam de forma simultânea, vindos de diferentes lugares, realmente não é uma tarefa simples. E isso se complica ainda mais quando o consumidor transita entre os canais.
Imagine a seguinte situação: um cliente experimentou uma peça de vestuário em uma determinada loja, porém, não encontrou a cor que estava procurando. Pouco depois, ele encontra o produto disponível em um marketplace. Então, finaliza o pedido pela internet e escolhe a opção para retirar o produto na mesma loja que visitou fisicamente.
Parece confuso? Bom, esse é apenas um dos modelos de jornada do cliente moderno. Assim como ele pode comprar pela internet e retirar na loja física, pode também comprar pela loja física e receber em casa ou, até mesmo, pesquisar um produto pela internet e comprar na loja física. As combinações são muitas e, para se adequar a este universo e garantir que os pedidos cheguem até o consumidor de forma eficiente, o sistema OMS se tornou fundamental para as empresas.
Quando falamos de gerenciamento de pedido, estamos considerando toda a complexidade que envolve esse processo. Clientes, canais de vendas, informações sobre o produto, níveis de estoque, localização de centros de distribuição, recebimento, atendimento ao cliente, orquestração o de pedidos… A lista é extensa e integrar tudo isso de forma manual é um trabalho quase impossível ou que, no mínimo, pode deixar lacunas suscetíveis a grandes erros.
É exatamente para evitar qualquer problema e integrar todos os canais de vendas de uma empresa que o sistema OMS existe. Ele é base que sustenta o sucesso, segurança e organização no investimento omnichannel. Ao utilizar o sistema OMS, o gestor passa a administrar todos os pedidos, independente do canal de origem, em uma única plataforma. Com isso, é capaz de oferecer um atendimento ágil e personalizado a todos os compradores.
O OMS oferece dados e ferramentas necessárias para que a empresa garanta o equilíbrio dos estoques, direcione o picking à unidade mais próxima do cliente, organize os pedidos e as entregas e ofereça um pós-venda de qualidade, ainda que a compra tenha sido realizada em algum marketplace ou app, por exemplo. O segredo disso tudo está na integração: o software é capaz de se integrar não apenas aos sistemas de gestão utilizados pela empresa (como WMS, YMS e TMS) como também às mais diversas plataformas de e-commerce, marketplaces, aplicativos e transportadores, trocando informações o tempo todo, o que permite uma visualização 360º de todos os pedidos e processos relacionados.
A centralização dos dados em uma única plataforma acaba beneficiando muito a gestão da logística omnichannel, impactando diretamente na experiência do cliente.
Benefícios do sistema OMS para vendas em marketplaces
Até aqui você acompanhou o crescimento de marketplaces no Brasil e como esse cenário cria grandes oportunidades para o sucesso dos negócios do varejo. Além disso, compreendeu também que o sistema OMS foca na integração de todos os canais de vendas, facilitando o dia a dia na gestão logística e assegurando que os pedidos cheguem o mais rápido e com a melhor qualidade ao consumidor, independente do local de compra.
Mas você deve estar se perguntando: “quais são as vantagens que o sistema OMS pode trazer, na prática, para a gestão de vendas em marketplaces?” A seguir compartilhamos com você 8 benefícios para começar o quanto antes investir no sistema OMS.
1- Otimização no registro e informações de produtos
Algumas empresas ainda cometem o erro de ter uma operação 100% manual. Nesse caso, a atualização do estoque em marketplaces pode demorar horas, dias e, até mesmo, semanas. Sem contar que fica bastante difícil ajustar preços e realizar promoções.
Com o sistema OMS, gerenciar produtos nos vários mercados digitais é simples. O sistema irá registrar nas plataformas todos os produtos de acordo com os itens disponíveis no inventário. Por se tratar de uma comunicação integrada, qualquer ajuste de informação e valores pode ser atualizado de forma automática em todos os canais de vendas.
2- Controle do estoque em tempo real
Quando um cliente realiza uma compra através de um marketplace, sua empresa assume a responsabilidade de concluir esse pedido de forma segura e eficiente, garantindo a reputação da marca e também a integridade e imagem da do marketplace, afinal, uma experiência de consumo ruim, na maioria das vezes, será ligada ao mercado digital onde sua loja atua.
Para evitar quebras contratuais de responsabilidade, mal estar nas relações B2B e assegurar que os consumidores receberão seus pedidos, é importante integrar as informações do inventário com o marketplace. Neste caso, o sistema OMS pode ser programado para fornecer em tempo real informações sobre a quantidade de produtos em estoque para os diferentes canais de vendas, retirando e colocando produtos da plataforma de acordo com sua disponibilidade.
Além disso, ao integrar o OMS ao marketplace, você consegue ter uma visão consolidada dos pedidos e acompanhar todo o fulfillment, garantindo que o cliente seja atendido com a mesma qualidade que teria se comprasse diretamente no site próprio da sua empresa.
3- Otimização em processos financeiros
Todo pedido realizado gera uma série de documentação com informações importantes que precisam ser impressas ou enviadas. Quando multiplicamos o número de canais de vendas, inevitavelmente essa preocupação burocrática aumenta. Por isso o sistema, OMS é equipado para auxiliar em toda a papelada, reduzindo os recursos manuais e evitando qualquer tipo de erro nessa etapa.
Se você possui uma loja na Amazon, por exemplo, é necessário enviar uma fatura para a empresa assim que o pagamento for concluído. Agora imagine isso se repetindo em todos os canais de vendas que você atua… Seria bem trabalhoso gerenciar de forma manual, não é mesmo? A grande vantagem de contar com um sistema OMS é que você tem uma visão 360º que possibilita o entendimento de todos os embarques e pagamentos, gerando faturas em tempo real na medida em que os pedidos são processados.
4- Satisfação de atendimento garantida
O perfil do consumidor em marketplaces é exigente, logo as empresas alocadas nessas plataformas devem respeitar as características e expectativas do seu público consumidor. A Amazon, por exemplo, é reconhecida pelo seu rápido atendimento, preços competitivos e velocidade na entrega.
Aqui, mais uma vez, o OMS vem como um aliado. Com o sistema, é possível atender inúmeras expectativas do consumidor, sejam relacionadas à velocidade na entrega, acompanhamento do status do pedido, qualidade da embalagem, trocas ou devoluções. Vale lembrar que experiências positivas geram fidelidade. Desse modo, o sistema OMS colabora diretamente para que a sua marca seja bem lembrada, na medida em que organiza, acelera e qualifica todo o fulfillment e também o pós-venda.
5- Velocidade em trocas e devoluções
Diferente do varejo ou comércios eletrônicos independentes, os processos de troca e devolução em marketplaces, em geral, são realizados por eles mesmos. Esse processo pode ser um grande desafio e gerar dores de cabeça caso os pedidos sejam complexos (com uso de códigos e cupom de desconto, por exemplo) ou tenha informações erradas.
Com o sistema OMS é possível rastrear imediatamente as informações do pedido, possibilitando um suporte eficiente em qualquer cenário de troca ou devolução. Uma vez que há a integração do sistema OMS com o back-end da plataforma, cria-se uma excelente experiência de envio e retorno de dados, além de garantir a satisfação do cliente em uma das etapas mais delicadas da compra.
6- Redução de erros manuais
O sistema OMS possui a capacidade de integração com diferentes áreas da empresa, logo é possível trocar dados diretamente com softwares financeiros, vendas e, até mesmo, marketing. Essa comunicação entre sistemas promove não só a velocidade dos processos, como minimiza os erros operacionais.
Com o sistema OMS a empresa pode gerenciar simultaneamente diferentes pontos de venda em marketplaces, otimizando tempo, economizando recursos e aumentando o desempenho estratégico. O sistema OMS prepara sua empresa para o novo modelo de consumo, competitividade no mercado e aumenta a autonomia dos processos logísticos.
7- Criação de novas oportunidades
O sistema OMS não só auxilia durante toda a jornada do pedido, como também no gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM). Isso acontece a partir do compartilhamento de dados, ou seja, uma vez que o cliente efetua uma compra, uma série de informações é registrada e pode ser compartilhada com softwares de relacionamento.
Com esses dados, é possível dentro e fora dos marketplaces manter a comunicação, personalizar mensagens de marketing para clientes e garantir novas oportunidades de vendas, avaliação de performance e manter a proximidade com o público.
Por exemplo: se o cliente realiza uma compra na sua loja na Mercado Livre, com a integração oferecida pelo OMS, você consegue acessar os dados do comprador e manter um relacionamento posterior com o mesmo, apresentando novos produtos, promoções, etc. Com isso, a relação não se perde. Você consegue tirar proveito de todas as vendas.
8- Eliminação de taxas de comissão
É comum que algumas plataformas de e-commerce ou empresas de marketplaces ofereçam serviços de OMS integrados às suas plataformas, no entanto, geralmente são cobradas taxas de comissão a cada venda e isso pode impactar na receita da sua loja. Quando você opta por um OMS independente, os ganhos aumentam e você passa a ser dono do software efetivamente.
Portanto, na hora de escolher o seu sistema OMS, procure por parceiros que forneçam sistemas independentes e que integrem com todas as plataformas de marketplaces do mercado, garantindo mais autonomia em configurações e otimização de recursos financeiros. Com isso, a lucratividade da venda será maior e sua empresa tem mais chances de crescer no mercado.
Descomplique o omnichannel e acelere o fulfillment
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O universo omnichannel é sem dúvidas uma grande oportunidade para aumentar a receita da sua empresa, promover a competitividade e visibilidade no mercado, além de aumentar o valor da sua marca. No entanto, para garantir que todas as engrenagens estejam funcionando conforme o desejado, é necessário ter uma visão estratégica do estoque, monitoramento completo de pedidos e, sobretudo, oferecer uma boa experiência para o cliente.
Com o sistema OMS, você pode gerenciar as informações fundamentais desde a chegada do pedido ao armazém até a entrega nas mãos do cliente, além de organizar os diferentes canais de venda e automatizar processos com alto grau de complexidade. Assim, passa a ter mais tempo para se concentrar na evolução e inovações da sua empresa e produto.
Se você deseja dar um passo além e se tornar referência em marketplaces, o OMS com certeza será uma excelente ferramenta de apoio. Para conhecer melhor a solução, entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita do OMS Maestro, o sistema de gestão de pedidos da Delage. Vale a pena conhecer suas funcionalidades e entender como o software pode te ajudar na prática!