Confira 7 dicas práticas que ajudam na hora de escolher o melhor local e modelo de centro de distribuição para o sucesso do seu negócio
Muitos são os desafios enfrentados por gestores logísticos diariamente para garantir bons resultados, desempenho, produtividade e o sucesso nos negócios. Entre eles, está a escolha da localização ideal de um centro de distribuição, assim como a definição do modelo de operação mais adequado, temas cruciais e de grande importância para a alta performance da cadeia de suprimentos.
Qualquer decisão tomada na hora de traçar a estratégia de um centro de distribuição pode influenciar diretamente na qualidade do serviço oferecido, assim como gerar grandes oportunidades ou desencadear uma série de erros e prejuízos ao negócio. Sabemos que o que está em jogo é a máxima “produto certo, na hora certa e no local certo”. Dependendo de onde um armazém está localizado e dos processos implantados, despesas adicionais podem ser geradas, erros e atrasos podem ocorrer e impactar a empresa como um todo.
Portanto, é fundamental que a escolha do local de instalação e do tipo de operação seja pensada de forma estratégica para garantir resultados constantes. Na prática, é necessário considerar todas as possibilidades de acertos, projetar eventuais erros, buscar as melhores soluções em locação de imóvel, calcular rotas, analisar as normativas vigentes em cada região, mapear processos, dentre outras ações importantes, priorizando sempre o histórico de demandas da cadeia de suprimentos.
Neste artigo, compartilhamos algumas dicas para auxiliar você na definição do melhor modelo e na compreensão dos principais detalhes a serem observados na hora de escolher um centro de distribuição para sua empresa. Confira a seguir.
Tipos de canais de distribuição
Antes de saber quais características devem ser analisadas, é fundamental conhecer os tipos de canais de distribuição e verificar qual deles se adapta melhor ao seu modelo de negócio. Identificar o ponto estratégico e entender o funcionamento de cada um deles é essencial para obter bons resultados e alto desempenho.
Canal de distribuição direto
Neste modelo, a empresa atua em todo o processo de recebimento e envio de pedidos. Logo, o centro de distribuição cuida de todo o fluxo, desde a chegada dos produtos na doca, armazenamento dos itens no estoque, expedição, até o envio para o cliente final, ou seja, não existem empresas terceirizadas (como transportadoras, por exemplo) na metodologia do trabalho.
Toda a comunicação e fluxo de tarefas do envio de pedidos é feita exclusivamente pela própria empresa e uma das principais vantagens é o relacionamento próximo e personalizado com o cliente final, além de maior controle de produtividade, marketing, vendas e redução de problemas nos pedidos.
Em paralelo, por não existir distribuição de algumas tarefas, a empresa pode ficar sobrecarregada, limitando seu crescimento, atendendo uma demanda reduzida, além de ter prazos de entregas extensos, o que pode afastar clientes.
Canal de distribuição indireto
Já os canais de distribuição indiretos contam com a parceria e terceirização de empresas que não atuam diretamente no CD, mas desempenham a função de envio de mercadorias, seja para atacadistas, varejistas ou clientes finais.
Nesse modelo de distribuição, sua empresa não fica por conta de todo o processo de recebimento e envio; ela conta com parcerias, portanto, pode focar em aumentar as vendas para diferentes nichos e empresas, uma vez que toda a parte de entregas é realizada por transportadoras, de acordo com as particularidades contratuais.
Canal de distribuição híbrido
Este modelo nada mais é que a soma entre as metodologias direta e indireta. Nesse caso, toda a parte de venda pode ser realizada pela própria empresa e também obter parcerias, assim como a distribuição terceirizada.
Um grande exemplo de modelo híbrido são marcas de cosméticos, que possuem seu próprio site e divulgam através do seu setor de marketing seus produtos, cuidando de todo o relacionamento com o consumidor final. No entanto, a venda e envio ao cliente pode contar com o intermédio de distribuidores.
Compreender sobre cada um dos modelos de canais de distribuição é importante para que a logística da sua empresa escolha a estratégia ideal a ser implementada. É importante lembrar que essa decisão deve ser pensada considerando outros setores vitais para o negócio como marketing, financeiro, vendas, recursos humanos, entre outros.
Como escolher um centro de distribuição?
Depois de entender e escolher o canal de distribuição ideal para seu CD, é chegada a hora de avaliar algumas variáveis para seu desenvolvimento. Abaixo você confere 7 dicas para ajudar você, gestor, a garantir melhores resultados para seu negócio. Confira:
1. Verifique os custos de locação do imóvel
Sem dúvidas um dos primeiros critérios a se pensar na hora de escolher um centro de distribuição são os valores direcionados à locação do imóvel. É importante assegurar que o valor destinado ao aluguel esteja de acordo com o planejamento financeiro e teto de gastos para esse investimento, afinal, de nada adianta encontrar o local ideal para as instalações se os custos para a sua aquisição estiverem acima do estimado.
Além disso, é importante avaliar as despesas fixos e também variáveis em relação ao imóvel, ou seja, os gastos de manutenção da estrutura, além das contas mensais que mantém o centro de distribuição em funcionamento.
2. Avalie a infraestrutura e instalações
Depois de planejar e definir o limite de gastos e orçamento para o aluguel do depósito e também os investimentos mensais relacionados à manutenção, é importante verificar a infraestrutura e instalações do imóvel, antes de fechar qualquer contrato.
Assegure-se de que o local tenha a estrutura ideal para a armazenagem de produtos e segurança para garantir a sua integridade, avaliando sistemas de ventilação, refrigeração e combate a incêndios. Também é importante verificar se o imóvel oferece boas condições para a execução das tarefas pelos funcionários. Isso interfere diretamente nos resultados e, como exemplo, podemos citar um de nossos clientes que, quando migrou de CD, apostando em um ambiente que oferecia melhores condições de trabalho, teve uma queda no turnover de 8% para 2%.
Outro ponto que deve ser analisado com muita atenção são os espaços de movimentação. Um ótimo exemplo é o pátio onde se realiza manobras de caminhão. Outros detalhes que podem ser verificados são os pisos, altura do pé direito, medidas dos espaços de circulação de colaboradores, maquinário e mercadorias. Tudo isso é importante para garantir maior velocidade nas tarefas e reduzir os riscos de acidentes de trabalho.
3. Considere uma localização estratégica
Outro ponto de atenção na hora de escolher o centro de distribuição é verificar seu posicionamento em relação ao seu modelo de negócio.
Por exemplo, se sua empresa é um e-commerce, é importante que esteja localizado próximo aos clientes, para garantir que as entregas sejam feitas de forma rápida, a fim de atender a expectativa do mercado. Agora, se sua empresa exporta produtos, a proximidade com as regiões de conexão intermodal faz toda a diferença para os resultados.
Cada modelo de negócio terá uma prioridade na hora de escolher a localização, mas sempre dê atenção ao local onde se encontra o depósito e às rotas para o transporte de produtos. Avalie se a região escolhida possui alta concentração de clientes, principais rodovias, melhores fornecedores e vias expressas para garantir, principalmente, a redução no valor dos fretes. Essa estratégia permite, sobretudo, velocidade nas entregas, otimização de custos e, é claro, a satisfação dos clientes.
4. Priorize regiões que concentram atividades logísticas
A boa localização de um centro de distribuição, mencionado no item anterior, próxima à fornecedores, parceiros e vias estratégicas, é também uma ferramenta logística, porque contribui para a otimização de atividades.
A escolha por localidades que auxiliam na logística reversa, reduzem o tempo de entrega e otimizam rotas favorece não somente o cliente final, com economia em produtos e valores no frete, como também é uma escolha mais econômica, eficaz e sustentável. Por isso, vale a pena apostar em regiões que já se firmaram como polos logísticos e oferecem as condições ideais para alcançar a eficiência desejada.
5. Verifique a disponibilidade de mão de obra
Após levantar as melhores localidades em relação aos benefícios da empresa, assegure-se também de que a região escolhida seja de fácil acesso para colaboradores e que possua uma boa rede de transporte público. Caso necessário, a sua empresa também pode fornecer o transporte, mas é importante que se estude todas as possibilidades.
Além disso, garanta que o local escolhido para o centro de distribuição fique próximo de regiões que concentram mão de obra qualificada. Isso impede que você, gestor, tenha que buscar por colaboradores em longas distâncias.
6. Analise a segurança
Nenhuma empresa deseja correr o risco de roubos externos, não é mesmo? Por isso, outro ponto essencial para atenção é monitorar se a localização escolhida para o centro de distribuição é segura o bastante. Um galpão chama a atenção e pode acontecer de que a má escolha da região e ou a baixa infraestrutura do imóvel ofereça riscos de segurança à equipe e aos produtos armazenados.
Uma dica é conversar com outras empresas na região, visitar outros CDs na localidade e perguntar sobre o histórico de crimes e segurança. Dessa forma, você garante a integridade de seus funcionários e também da empresa.
7. Verifique o custo-benefício
Por fim, após verificar todos os itens anteriores, chegou a hora de colocar os prós e contras na balança. Com todas as informações em mãos, é possível identificar as prioridades e organizá-las de acordo com o planejamento inicial, respeitando as prioridades do seu centro de distribuição.
Esteja ciente que nem sempre o galpão mais próximo será o mais barato, assim como nem sempre o mais afastado será o mais seguro. Esse é um cálculo estratégico que exige paciência, estratégia e clareza, e precisa ser feito sempre com o foco do custo e benefício.
Potencialize sua logística
Neste artigo vimos que compreender o modelo e critérios na hora de escolher a localização do centro de distribuição podem ser decisivas para o sucesso de uma empresa e envolvem uma série de critérios e planejamento. Temos certeza que após seguir essas dicas as tomadas de decisões serão mais claras e objetivas.
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