Entenda o que é a estratégia multi CD, como funciona na prática, quais as suas vantagens e para quais negócios é indicada.
O sucesso de uma empresa está diretamente ligado a como ela atende às demandas e exigências do mercado e, paralelamente, às suas estratégias de gestão logística que permitem explorar oportunidades sempre focando no aumento da competitividade e produtividade. Apesar disso, ainda existe um campo enorme para crescimento e busca por desempenho quando o assunto é entrega.
No cenário atual, onde a exigência do consumidor cresce constantemente, os desafios enfrentados por empresas no Brasil deixam de ser apenas o excelente gerenciamento de estoque e altos níveis de produtividade. Aumenta-se, também, a necessidade e preocupação em oferecer serviços de entrega cada vez mais velozes e com baixo custo, mantendo sempre uma boa qualidade.
Mas como lidar com o gerenciamento da cadeia, reduzindo o lead time e os custos, bem como priorizando o relacionamento e satisfação dos clientes? Para lidar com esse desafio, grandes líderes do mercado têm lançado mão de ações variadas, e uma delas, que vem ganhando força nos últimos anos, é a estratégia multi CD. Você já conhece?
Neste artigo compartilharemos tudo o que você precisa saber sobre a estratégia multi CD, como ela funciona na prática, as vantagens competitivas para seu negócio e como implementá-la em seu negócio. Vamos lá?
O que é uma estratégia multi CD?
Antes de entender sobre todos os benefícios que a estratégia multi CD pode oferecer ao seu armazém, vamos explicá-la de uma forma muito simples:
Imagine que você deseja chegar urgentemente a um destino e só existem duas opções: a primeira é chamar um veículo através de aplicativo de transporte e a segunda é esperar por um transporte público. Quais dessas alternativas você escolheria?
É provável que você tenha escolhido a primeira opção, afinal, os aplicativos de transportes funcionam a partir da busca e envio de um veículo mais próximo de você, reduzindo o tempo de espera e, consequentemente, o tempo de chegada ao destino final. A segunda opção, por outro lado, implica em variáveis como: trajeto, atrasos, horários e paradas que podem atrasar o cumprimento do compromisso.
Seguindo a lógica acima, podemos dizer que uma empresa, ao descentralizar seus centros de distribuição e distribuir galpões em pontos e regiões estratégicas, consegue melhorar o desempenho de entrega e deixar os produtos mais perto de seus clientes. Logo, ela está operando dentro da estratégia multi CD, podendo ter seus próprios depósitos ou terceirizar as operações de armazenagem e entrega.
A estratégia multi CD é, portanto, uma forma eficaz para oferecer prazos de envio cada vez menores, assim como custos de frete reduzidos, o que impacta diretamente na decisão de compra. Pesquisa realizada pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares do grupo Gartner, revelou que 73% dos consumidores esperam que o e-commerce ofereça entregas ultrarrápidas.
Grandes corporações brasileiras, como Magazine Luiza, Via (Ponto e Casas Bahia) e Americanas, têm investido com sucesso na estratégia. O Mercado Livre também vem acelerando na inauguração de novos centros de distribuição. Hoje, com a estrutura de 12 CDs fullfilment, 1 Receiving Center, 17 Cross Dockings, mais de 100 Services Centers e 3 mil Agências, a empresa já consegue oferecer o prazo D+0 em 50 cidades, (cujos CEPs cobrem 20% das vendas), em até 1 dia para 2,1 mil cidades (alcançando 75% das entregas) e em até 2 dias para 4,7 mil cidades do Brasil (cobrindo 90% das entregas).
A estratégia multi CD serve para meu negócio?
Se a sua empresa atua em diferentes regiões do país, deseja criar novas oportunidades, escalar o mercado e atender em grande escala de ponta a ponta (ou em boa parte do Brasil), essa estratégia é ideal para seu modelo de negócio.
Uma vez que você está presente em todo território brasileiro, distribuir seus produtos em diferentes e estratégicos centros de distribuição facilita a logística de recebimento e envio de mercadorias. Modelos de negócios como e-commerce, por exemplo, podem otimizar recursos financeiros e aumentar a competitividade, uma vez que, como destacamos anteriormente, o tempo de entrega é fator decisivo na hora da compra.
Por outro lado, caso sua empresa ainda não atenda muitas regiões do país e não tenha interesse em alcançar novos espaços e aumentar demandas no mercado, a estratégia multi CD não é recomendada, pois ela pode representar alto investimento logístico e também de recursos.
Como funciona a estratégia multi CD?
Para detalhar melhor como funciona uma estratégia multi CD na prática, apresentamos um exemplo: suponhamos que você tem uma empresa de vestuário localizada no estado de Minas Gerais e o centro de distribuição é capaz de atender com excelência toda a região Sudeste do país.
No entanto, nos últimos meses, após uma campanha de marketing bem estruturada, sua empresa começou a receber alta demanda de clientes do Nordeste. Nesse cenário, seria importante considerar um centro de distribuição em Recife, por exemplo, capaz de atender de forma satisfatória a região e ampliar ainda mais as vendas.
Caso a sua empresa tivesse os dois CDs, assim que o cliente acessasse a plataforma de vendas e concluísse sua compra, a localização do comprador seria identificada e, em seguida, o pedido seria encaminhado ao centro de distribuição mais próximo para realizar a entrega no menor tempo possível.
Nesse sentido, a estratégia multi CD visa a descentralização de centros de distribuição e busca pelas melhores localidades geográficas de acordo com o histórico de demandas e estratégias de crescimento.
6 benefícios de implementar a estratégia multi CD em seu negócio
Até aqui entendemos melhor sobre o que é uma estratégia multi CD, como ela funciona e se está adequada ao seu negócio. Agora é hora de conhecer as principais vantagens competitivas para a performance da cadeia de suprimentos e para o negócio como um todo. Acompanhe a seguir.
1 – Tempo de entrega reduzido
Algumas empresas já contam com a entrega em menos de 24 horas em algumas regiões do país. São os casos, por exemplo, da Amazon, Mercado Livre e Lojas Americanas. Essa vantagem competitiva só é possível hoje com a descentralização de seus centros de distribuição, ou seja, armazéns distribuídos em pontos estratégicos do território brasileiro, priorizando localizações de fácil acesso e envio, assim como respeitando o histórico de demandas.
Conhecido também lead time, o tempo de entrega é um fator de decisão dos consumidores na hora de fechar uma compra, portanto, quanto menor for o tempo de envio e recebimento estimado pela sua empresa, maiores são as chances de se posicionar positivamente no mercado, fidelizando clientes e aumentando o relacionamento com o consumidor.
2 – Redução no valor do frete
Outra vantagem quando o assunto é descentralização dos CDs de uma empresa é a redução no valor do frete. Uma vez que existem mais armazéns distribuídos por diferentes regiões de atendimento, sempre haverá algum próximo do cliente final.
Dessa forma, o custo do frete terá uma grande redução, tanto para o planejamento logístico que pode investir de forma enxuta em transportes, quanto para o consumidor final.
3 – Redução de riscos e atrasos
Uma vez que a estratégia multi CD reduz o tempo de entrega de mercadorias, é possível também mitigar as chances e riscos envolvendo atrasos com o atendimento de pedidos. Logo, com os produtos em menor trajeto de entrega, em casos de erros, é possível recorrer de forma rápida para a resolução do problema, oferecendo um serviço de qualidade e eficiente para o cliente.
4 – Melhor relacionamento com o cliente
Uma coisa é certa: o modelo de consumo mudou e, cada vez mais, o mercado exige tempo de entrega recordes, com baixo custo e atendimento de qualidade. E não é à toa, não é mesmo? Esperar por dias um pedido que você já pagou pode gerar uma experiência negativa com determinadas empresas.
Quanto mais rápida é a entrega de produtos e a resposta às demandas do comprador, maiores são as chances de ele fazer uma nova compra e confiar na sua empresa. No marketing 5.0, a palavra de ação é relacionar e promover experiências positivas em busca de clientes cada vez mais fidelizados.
5 – Aumento da produtividade
Uma das vantagens da estratégia multi CD é o aumento da produtividade. Uma vez que a sua empresa possui vários centros de distribuição operando ao mesmo tempo, com diferentes equipes em ação, você potencializa a eficiência e agilidade no fulfillment.
O resultado é uma equipe menos sobrecarregada, mais focada e produtiva. Quando o estoque é automatizado com sistemas de gerenciamento, como o WMS e o OMS, a performance de tarefas aumenta ainda mais, possibilitando mais oportunidades de crescimento para empresa e alta lucratividade.
6 – Redução de custos no estoque
Problemas com manutenção de estoque parado? Com a estratégia multi CD, essas questões podem ser minimizadas. Ao otimizar os centros de distribuição e suas operações, o estoque se torna dinâmico, conta com processos ágeis e gestão inteligente, obedecendo a demanda de cada região. Também é possível o intercâmbio de mercadorias entre um hub e outro para que elas não caiam na obsolescência ou fiquem muito tempo armazenadas.
Como implementar a estratégia multi CD em dois passos
O primeiro passo na hora de aplicar a estratégia multi CD em sua cadeia de suprimentos é compreender todos os detalhes do seu estoque. Para isso, você pode contar com recursos tecnológicos avançados, como por exemplo, o sistema WMS, que auxilia você, gestor, controlar e obter as informações em tempo real do inventário.
É importante entender tudo que chega na doca, tudo que é enviado para seu cliente final e para qual localidade os produtos são enviados. Além disso, é crucial verificar o volume de vendas de acordo com cada período, assim como em cada região de atendimento. Considere levantar as seguintes informações:
- O que vende mais em cada região?
- Quais os prazos de entrega para cada localidade?
- Qual o volume de pedidos e os principais períodos de venda?
- Quais são os fornecedores de cada região?
Considere investir em um software que auxilie de forma automatizada a responder essas perguntas, sem erros ou falhas na comunicação.
O segundo passo para implementar a estratégia multi CD é criar e padronizar um modelo para análise das informações obtidas no primeiro passo, e, em seguida, a partir desses resultados, estabelecer uma estratégia operacional e descentralizar os centros de distribuição.
Nessa etapa, considere os seguintes critérios para análise de projeto:
- Qual o tamanho necessário do estoque para cada região?
- Qual o investimento de cada centro de distribuição?
- Qual o volume de produtos no inventário de cada área?
- É possível integrar sistemas (como o WMS e o OMS) no operacional de todas as unidades?
Em relação a este último questionamento, destacamos o quanto é importante contar com softwares de gestão para que a estratégia multi CD seja bem sucedida, afinal, é fundamental centralizar os dados dos estoques e automatizar a gestão dos pedidos (funções desempenhadas pelo OMS), assim como organizar todo o fluxo de materiais e acompanhar as operações em tempo real (atribuições do WMS).
Por fim, após a fase de planejamento executada, é hora de entrar em contato com fornecedores, escolher o galpão correto, entender os custos de manutenção, prazos de implantação, contratar parceiros de confiança, adquirir maquinários e equipamentos necessários, assim como efetuar treinamentos com a nova equipe alinhado à filosofia da empresa.
Alguns dos clientes Delage que aplicaram a estratégia multi CD em seus negócios, com o suporte do WWS unificando todas as operações, alcançaram excelentes resultados. Fale com um de nossos consultores e inicie você também a jornada de crescimento e sucesso no mercado!