Com WMS integrado ao pick-to-light, Emefarma aumenta em 40% a capacidade de picking

Saiba como a Emefarma conseguiu ter mais eficiência e precisão na separação de pedidos 

 

Em 2018, a Emefarma apostou em tecnologia para o seu novo CD, Eurico Souza, localizado em Belfort Roxo-RJ. Com o investimento certeiro na integração do WMS Delage®️ Rx ao sistema de automação pick-to-light da KNAPP®️, a empresa ganhou mais produtividade e agilidade em seus processos, conseguindo separar uma média 140 mil unidades fracionadas/dia e 5,5 milhões de unidades/mês.

 

Reconhecida no segmento atacadista especializado em distribuição de medicamentos e produtos para farmácia, a Emefarma trabalha com cerca de 9.000 SKUs ativos de fornecedores como a EMS, Hypera, Prati Donaduzzi, Sandoz, Eurofarma, Neo Química e Teuto, atendendo mais de 4 mil clientes em todo o estado do Rio de Janeiro.

 

A fim de garantir segurança, controle de qualidade, rapidez e precisão em sua intralogística, a empresa decidiu pela implantação do novo armazém, totalmente automatizado e com o dobro da capacidade de armazenamento. Com o empreendimento, a Emefarma se tornou a primeira integrante da Abradilan (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos) a adotar uma linha de automação no Brasil. Para a gestão da nova operação, a companhia mais uma vez escolheu a solução de WMS da Delage, com a qual já mantinha uma parceria de longa data.

 

A opção pela Delage se deu em razão dos resultados que a Emefarma já tinha conquistado em seu CD anterior, localizado em Nova Iguaçu-RJ, e também pela confiança de que teria uma solução flexível e com funcionalidades específicas para uma operação complexa e de alta performance. Juntamente com o WMS Delage® Rx, a empresa apostou em tecnologias como o pickto-light da KNAPP®. A sincronia perfeita entre o software a automação permitiu um aumento de 40% na capacidade de separação de pedidos. 

 

Pick-to-light: picking de alta performance 

 

Projetado para otimizar a separação dos pedidos e eliminar erros, o pick-to light (PTL ou pick-by-light), consiste em displays iluminados e fixados no endereço de picking do produto. As luzes e os números que aparecem nos displays guiam o separador em todo o processo. Trata-se de uma tecnologia ideal para o picking de fracionados, trazendo eficiência e exatidão na coleta, além de vantagens como 

 

Curto período de treinamento e adaptação para novos funcionários;  

 

– Organização flexível de armazém;  

 

– Rápida amortização dos custos de investimento. 

 

O pick-to-light foi essencial para que a Emefarma pudesse alcançar grande velocidade na separação. A automação é completa em si mesmo, sendo que suas interfaces permitem conectá-lo ao WMS, responsável por transmitir os pedidos. Com a integração entre o pick-to-light e o sistema, são trocadas mensagens que permitem acompanhar o status de cada pedido e o desempenho da linha.

 

Assim, os ganhos vão além da eficiência. Com o WMS integrado, o processo de picking passou a ser acompanhado em tempo real, permitindo aos gestores se anteciparem a qualquer divergência ou atraso.  

 

Parceria com a Delage 

 

Segundo Alexandre Marcelino de Souza, Gerente de Logística da Emerfarmao relacionamento construído com confiança com a Delage facilitou a comunicação e entendimento dos processos e das necessidades que a empresa tinha para o seu novo centro de distribuição, o que acabou beneficiando o projeto como um todo, desde a etapa de planejamento até a execução. “Em nosso CD novo, o grande salto foi a integração do WMS Delage® Rx com o WCS da KNAPP® em uma linha automatizada construída para proporcionar um aumento na capacidade de produtos fracionados, assim como o aumento da produtividade”, afirma.

 

Ao convidar a Delage para ser sua parceira nesse grande projeto, a Emefarma trazia como desafio a migração de todo o estoque endereçado no CD antigo para o novo armazém, com controle sistêmico na solução WMS Delage® Rx, mantendo a acurácia das quantidades e a rastreabilidade das posições/status dos SKUs. Além disso, a empresa tinha as seguintes expectativas:

 

– Integração ao ERP WinThor da TOTVS®;

 

– Rastreabilidade de todas as movimentações através do uso de coletores RF;

 

– Monitoramento em tempo real das informações da operação;

 

– Geração de relatórios de desempenho e produtividade;

 

– Distribuição de acordo com a demanda (em caixas fechadas ou fracionados);

 

– Organização das entregas por rota ou carga;

 

– Possibilidade de se fazer inventários cíclicos para inspeções rotineiras de qualidade e monitoramento das movimentações no armazém, garantindo a acuracidade do estoque.

 

 

Soluções implantadas e resultados

 

O desafio foi aceito e a equipe Delage conseguiu cumprir com êxito todas as expectativas, suprindo as necessidades da Emefarma. Isso só foi possível porque a Delage conta com uma solução aderente, flexível e robusta e também porque a empresa segue uma metodologia madura de Gestão de Projetos, a qual prevê a realização de vários testes antes do início definitivo com o WMS, além de preparar previamente a equipe para lidar com as mudanças e inovações implementadas.

 

Com o WMS Delage® Rx, a Emefarma tem conseguido cumprir seus objetivos com o novo CD. A empresa almejava qualificar seus processos intralogísticos, em especial, o picking, para que pudesse expandir sua atuação, atraindo novos clientes e parceiros. E os resultados logo vieram.

 

Dada a segurança e a estabilidade da integração do WMS Delage ® Rx com a KNAPP®, tanto em linha automatizada como no pick-to-light, em poucos meses de operação, a Emefarma conseguiu cumprir todos os seus objetivos com o novo centro de distribuição. Além de aumentar a capacidade de separação de pedidos em 40%, a Emefarma conseguiu manter uma alta acuracidade de estoque, graças à rastreabilidade dos processos oferecida pelo WMS da Delage!

 

Para conhecer mais detalhes deste caso de sucesso, baixe nosso caso de sucesso.

 

 

 

 

 

 

 



Deixe um comentário