10 sinais de que o seu negócio precisa de um sistema WMS - Delage

10 sinais de que o seu negócio precisa de um sistema WMS

Confira situações corriqueiras na operação logística que indicam a necessidade de implantação de um WMS

 

precisa de um wmsNo cenário atual, com a alta concorrência e consumidores cada vez mais exigentes, seus competidores principais são as empresas que conseguem entregar mais rápido e que oferecem um excelente nível de serviço. Essas companhias possuem algo em comum: investem pesado em tecnologia, buscando a excelência em todos os seus processos e, principalmente, no atendimento ao cliente.

 

Como resultado, muitas empresas que estão ficando para trás já começaram a repensar a sua estrutura atual e os planos de investimento, priorizando a inovação na logística como estratégia para se aproximar dos líderes. Nesse processo de auto avaliação, um questionamento comum é se o desempenho do negócio está sendo prejudicado pela falta de um sistema de gestão de armazéns, o WMS.

 

Os centros de distribuição são ambientes altamente dinâmicos e que lidam com desafios novos a cada dia. Nessas operações, a palavra de ordem é inovar, sempre com o objetivo de aumentar a eficiência e otimizar o uso dos recursos (pessoas, equipamentos e área). Mas como alcançar tais metas mantendo processos manuais, listas de papel e planilhas? É praticamente impossível, já que as ferramentas tradicionais abrem brechas para erros humanos, retrabalhos e lentidão. E o mais perigoso é que isso afeta diretamente a experiência do cliente. Daí a grande necessidade de contar com o suporte de um software especializado.

 

“A minha empresa precisa de um WMS?”

 

Essa é uma pergunta que você pode estar se fazendo agora. A resposta possivelmente está em dos sinais que listaremos a seguir. Avalie todas as situações e repense a sua operação, entendendo que o investimento em tecnologia é o primeiro passo para eliminar os problemas e abrir caminho para o crescimento.

 

Confira, agora, os 10 situações que indicam que o seu negócio precisa de um sistema WMS:

 

 

1 – Taxas de erro subindo ou acima do aceitável

 

Quanto mais complexa for a sua operação, maior a probabilidade de ocorrência de erros, como falta de produtos no estoque (stockout), envio de itens errados ou na quantidade incorreta, mercadorias embaladas de forma equivocada ou danificadas, dentre outras situações que resultam na insatisfação do cliente, podendo gerar devoluções e estornos.

Se esses erros estão acontecendo com muita frequência, certamente resultarão em mais despesas para o negócio, e o pior: na perda do cliente em definitivo. Isso indica que é hora de contar com o suporte da tecnologia para eliminar as falhas.

 

 

2 – Prazos perdidos

 

Se o layout não estiver otimizado, se não há estratégia para reduzir os trajetos na separação ou se não há o reabastecimento das linhas de picking no momento certo, o seu funcionário vai gastar um tempo extra procurando os itens e isso pode causar atrasos no pedido, além de aumentar as suas despesas operacionais.

 

Com o WMS e suas funcionalidades direcionadas para otimização do espaço de armazenagem e aumento da produtividade, como endereçamento, geração de ondas de picking e reabastecimento automático, esses problemas são eliminados. Você entrega no prazo e reduz seus custos.

 

>> Veja o caso de sucesso da Drogaria Onofre, que faz entregas no mesmo dia e em tempo recorde.

 

 

3- Baixas taxas de OFR (Order Fill Rate) ou OTIF (On Time In Full)

 

 

Se a sua operação não está apresentando uma boa taxa de OFR (Order Fill Rate) ou OTIF (On Time In Full), é sinal de que você tem muitos clientes insatisfeitos com o atendimento. E o consumidor frustrado geralmente é o primeiro a fazer reclamações na internet, reduzindo a reputação a sua empresa. Por isso, toda a sua operação precisa girar em torno de um objetivo primordial: o pedido perfeito.

 

Se hoje você lida com previsões imprecisas, atrasos nas entregas do fornecedor, pouca visibilidade do estoque, baixa acuracidade e problemas de separação, por exemplo, certamente tem problemas em garantir a excelência no atendimento ao cliente. Para evitar tais situações, é preciso contar com um sistema que te oferece total controle do estoque, das compras e das vendas e um acompanhamento desempenho dos processos intralogísticos. O WMS é a sua melhor solução.

 


4 – Aumento dos custos para atender um pedido

 

Conforme sua empresa cresce, o custo para atender um pedido deve diminuir e não aumentar. Mas essa ainda não é uma realidade em muitas empresas. Na tentativa de entregar mais rápido, muitas operações falham nas estratégias, seja em relação à utilização do espaço, da mão de obra ou de organização dos processos. O resultado é aumento das despesas sem necessariamente entregar um serviço melhor ao cliente.

 

O WMS acompanha o crescimento do negócio e oferece todas as ferramentas que permitem separar mais pedidos por dia sem onerar a operação. E tudo com muita precisão e qualidade. A sua empresa lucra e o cliente fica mais satisfeito.

 

 

5- Falta de espaço

 

De repente, os produtos começam a chegar em seu armazém e você recebe a notícia de que não há espaço disponível na área de armazenagem para alocá-los de maneira correta. E então seus funcionários começam a decidir empiricamente qual seria o melhor lugar para colocá-los. Se isso acontece, além da desorganização do estoque, você pode ter perdas de diversas ordens.

 

Para solucionar o problema da falta de espaço, o seu armazém precisa de um sistema WMS. O software gerencia toda a área de armazenagem, indica a melhor posição para os produtos (de acordo com suas regras de armazenagem e seu giro), faz a desfragmentação do estoque quando necessário, emite as ondas de reabastecimento, dentre outras funcionalidades. Com o WMS, você utiliza o seu espaço de forma inteligente. (Saiba mais sobre a otimização do layout).

 

 

6 – Falta de rastreabilidade e de confiabilidade no estoque

 

Se você não confia nas informações do seu estoque ou tem problemas para atender aos requisitos de rastreabilidade, é hora de investir em um WMS. O sistema conta com rígidos processos de conferência e registra todas as movimentações, além de oferecer contagens periódicas do estoque. Com o WMS, você tem informações confiáveis sobre o seu estoque e o status de cada produto. Isso te dará mais condições de gerenciar seu armazém com eficácia.

 

 

7 – Alto turnover ou carga de trabalho desigual

 

A falta de organização do fluxo de trabalho, com muitos processos manuais, erros frequentes e desigualdade nos esforços de cada funcionário pode levar à frustração dos colaboradores, baixa satisfação e consequente desligamento. Se você está percebendo que a rotatividade está acima da média, que está gastando uma quantidade de tempo excessiva contratando, treinando e solucionando problemas relacionados ao trabalho das equipes, é sinal de que as coisas precisam mudar definitivamente. E, nesse caso, tudo indica que seu armazém precisa de um sistema WMS.

 

O WMS não apenas ajuda a organizar o trabalho e a distribuir as tarefas de forma equilibrada. O software também é uma ferramenta que auxilia os funcionários na execução das suas atividades, reduzindo muito os erros e permitindo que eles se autogerenciem através dos dashboards disponibilizados em tempo real. Com a tecnologia a seu favor, os colaboradores tendem a ser sentir muito mais satisfeitos.

 

 

8 – Congestionamento na doca de recebimento

 

Sua área de recebimento é uma pista de obstáculos com paletes e caixas paradas por horas antes de serem armazenadas? Os caminhões se acumulam no pátio à espera do descarregamento? As mercadorias costumam faltar ou se perder durante o recebimento? Tudo isso indica que você precisa de um sistema WMS urgente, afinal, todas as situações acima geram despesas desnecessárias para a sua operação, além de baixar a produtividade.

 

O WMS auxilia o departamento de Compras na gestão dos prazos de entrega de cada fornecedor, com isso, evita-se que o armazém receba além da sua capacidade em determinado dia ou horário. O recebimento passa a funcionar de forma coordenada e com a conferência de todos os itens, eliminando as divergências. Além disso, logo que um produto chega e é conferido, o WMS gera uma tarefa de armazenagem, indicando a melhor posição para a mercadoria.

 

 

9 – Produtos manuseados muitas vezes

 

Em sua operação, um item é manuseado muitas vezes antes de ir para a expedição, você precisa repensar o seu fluxo atual. Cada toque ou movimento extra feito em um produto adiciona trabalho, tempo, risco de danos e erros.

 

A implementação de um WMS oferece a oportunidade de reavaliação de todos os processos internos, aplicando estratégias inteligentes para reduzir o manuseio dos itens. Você terá mais segurança, maior produtividade e menos chances de erros e atrasos.

 

 

10 – Dificuldade em lidar com os picos de demanda

 

Um sintoma geral de todos os problemas listados anteriormente é a dificuldade em lidar com os picos de demanda. Isso geralmente acontece por falhas no layout, nos processos, na organização dos fluxos, dentre outros fatores. E pode limitar muito o crescimento da sua empresa e da sua receita.

 

Ao contar com o WMS, você terá todas as ferramentas para administrar os picos e para investir no crescimento do seu negócio.

 

 

WMS: eficiência no armazém + crescimento do negócio

 

estoque wms

Um WMS robusto lida bem com as complexidades atuais dos armazéns logísticos, oferecendo todo o suporte para a realização de tarefas sem a ocorrência de erros e permitindo o seu acompanhamento em tempo real.

Empresas que implantaram o sistema perceberam o grande salto na eficiência e na redução de custos, e o melhor: tornaram-se capazes de absorver o aumento das demandas sem dificuldades. Isso significa que o WMS é um dos elementos-chave para o crescimento de empresas que atuam na cadeia de abastecimento.

 

Assim, nossa recomendação central é: se você estiver experimentando uma ou mais situações citadas anteriormente ou se quer alavancar o seu negócio, é hora de abandonar os processos manuais e investir em uma solução permanente. Adiar a implantação do WMS pode impactar no seu negócio de diversas maneiras: perdas, custos mais altos com mão de obra, devoluções e clientes insatisfeitos. Por outro lado, investir em uma tecnologia que traz mais produtividade e eleva o seu padrão de atendimento é o caminho para aumentar sua receita e a reputação do seu negócio.

 

Se a sua operação precisa de um sistema WMS, comece a pesquisar os seus fornecedores agora mesmo!

 

>> Para fazer a melhor escolha de WMS para a sua empresa, baixa gratuitamente um checklist com todos os passos a serem seguidos.



Deixe um comentário