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Eduardo Peixoto, CEO da Delage, mostra como superar os desafios da Black Friday com o sistema OMS (Order Management System) e explica o grande potencial do software para garantir sucesso no acirrado varejo digital

 

 

black-fridayPeríodos como a Black Friday, Natal e Dia das Mães não são apenas as maiores oportunidades de venda para as redes de varejo. São também os mais desafiadores, onde os processos, infraestrutura e sistemas da sua empresa são testados de verdade, com volumes muitas vezes maiores do que o normal.

 

Com a revolução do e-commerce, vender, garantir o estoque e entregar no prazo combinado se tornou um enorme desafio. Agora, mais do que nunca, é fundamental pensar em toda a cadeia de suprimentos. Importante lembrar que não apenas a sua empresa irá dobrar as vendas, mas provavelmente isso irá acontecer com quase todos os envolvidos. Indústria, transportadoras, data centers e, até mesmo, nuvens globais sofrerão o impacto ao mesmo tempo.

 

Justamente quando você precisa, toda a cadeia de suprimentos estará sobrecarregada.

 

Nesse cenário, surgem grandes questões: como garantir que a promessa junto ao seu cliente? Como ter a certeza de que o transportador responsável pelo last mile irá cumprir os prazos determinados?

 

Por essa e outras, empresas como Amazon investem fortemente em infraestrutura própria, verticalizando ao máximo para não correr riscos.

 

Mas, afinal, onde fica o seu negócio nesse mercado dominado por grandes players? É possível competir contra gigantes como a Amazon? Sim, hoje não só é possível, como você pode superá-los.

 

Em praticamente todas as frentes, existem empresas prestando serviço de forma inovadora, até disruptiva. Fintechs, operadores logísticos, transportadores e muitos outros estão à sua disposição. Uma rede de varejo pode usar a sua capilaridade para se posicionar de forma vantajosa, pois está mais próxima do seu cliente.

 

Sendo assim, o que fazer para que a sua empresa obtenha o máximo de vantagens desse ecossistema disponível? Como garantir que todos irão cumprir a sua parte para que o seu cliente fique satisfeito?

 

A solução tem nome: OMS – Order Management System.

 

Para muitos, o sistema OMS é responsável apenas por integrar o site de e-commerce com o ERP e determinar onde um pedido de venda terá o seu fulfillment realizado. Mas, na verdade, a responsabilidade dele é muito maior.

 

Um OMS é responsável por integrar todos os elos desse ecossistema, garantindo que os dados trafeguem com qualidade e segurança. E mais: fazendo com que todos cumpram seus respectivos SLAs. Uma falha em qualquer um dos elos pode colocar tudo a perder.

 

O estoque não está no armazém e sim em um terceiro? A venda exige um atendimento expresso? A cor pedida está em falta e necessita o aceite do cliente para trocá-la? Um transportador não poderá cumprir o prazo e precisa substituir a tempo por outro? Uma loja está sobrecarregada na Black Friday e outras não? Uma loja está com equipe reduzida e não terá condições de cumprir os prazos?

 

Essas situações são comuns na sua rede de varejo? Certamente sim. O OMS pode resolver 90% dessas ocorrências sem a intervenção humana, interpretando-as e otimizando as soluções em fração de segundos.

 

Um único pedido pode gerar dezenas ou centenas de integrações críticas e elas devem ser garantidas pelo OMS.

 

Integrar com todos os players do ecossistema, por si só, já é um desafio, mas garantir essa integração e corrigir possíveis e prováveis problemas que irão ocorrer, é onde o OMS mostra a que veio.

 

Pessoas, sistemas, funcionários e empresas, todos integrados, cada um com suas características, diferencias e limitações, tudo isso orquestrado pelo OMS.

 

É por esses motivos que dizemos que o papel vital do sistema OMS transcende a mera coordenação de pedidos. O software se comporta como um verdadeiro maestro que interliga e harmoniza todos os componentes do complexo ecossistema de vendas digitais. E, em situações de picos de demanda, como é o caso da Black Friday, ter esse aliado faz uma enorme diferença nos resultados do seu negócio.

 

Empresas como a Amazon saíram na frente porque entenderam esse cenário e se prepararam para ele.

 

Agora chegou a sua vez. A tecnologia está disponível, assim como a infraestrutura. Não perca tempo. Você não apenas pode se igualar aos gigantes do e-ecommerce, como pode, sem dúvida, superá-los!

 

– Por Eduardo Peixoto (CEO Delage)