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Confira dicas para atender o alto volume de pedidos garantindo a melhor performance da sua operação

 

FaDelage 1ltam poucos dias para começar a Black Friday, um dos períodos mais importantes e lucrativos para os setores ligados ao consumo, especialmente o comércio eletrônico. Para o evento deste ano, marcado para o dia 29 de novembro, a expectativa de vendas no setor de e-commerce é alta: segundo levantamentos realizados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a consultoria Ebit/Nielsen, estima-se um faturamento acima de R$ 3 bilhões, representando um aumento de 18% em relação ao ano passado. Para fazer o cálculo, a Ebit considera as vendas de quinta e sexta-feira, e a ABComm leva em conta o período de quinta-feira (pré-Black Friday) a segunda-feira (pós-Black Friday).

 

E os números não param por aí. A consultoria Ebit estima um ticket média de compra de R$ 626, já ABComm calcula uma média de R$ 340. Levantamento feito pelo Google, sob encomenda da consultoria em marketing Provokers, com 1,5 mil pessoas em todo o país, revelou que a intenção de compra está 58% maior que no ano passado.

 

Diante dessas estimativas promissoras, fica o questionamento: a sua empresa está pronta para aproveitar essa onda positiva do Black Friday 2019?

 

É importante lembrar que o Black Friday, segunda data mais importante para o varejo, perdendo apenas para o Natal, não é apenas uma oportunidade de alavancar as vendas. É, sobretudo, uma chance de ouro para a sua empresa conquistar novos clientes e fidelizá-los. Para isso, é fundamental contar com uma logística extremamente eficaz. Pesquisa realizada este ano pelo Google para as vendas no Dias dos Pais revelou as principais motivações para as compras na internet:

 

 

Quatro das motivações mais citadas têm relação direta com a boa execução logística, afinal, para oferecer um frete de valor baixo, é preciso otimizar as entregas; para contar com um prazo de entrega curto, sua operação deve ter uma alta performance, especialmente no picking; para ter a opção de retirar na loja, a logística da sua empresa precisa estar pronta para atender ao novo consumidor multicanal (onmichannel); e para que o produto que o cliente deseja esteja sempre disponível para a venda, você precisa ter um ótimo controle do estoque.

 

 

Preparo para vender mais

 

As estimativas apresentadas no início deste texto mostram que na Black Friday de 2019 as empresas devem vender mais. E, para isso, é fundamental estar preparado para lidar com o ritmo acelerado do atendimento aos pedidos. Para fechar a Black Friday com êxito e a maior lucratividade possível, você deve examinar e corrigir os problemas o quanto antes. Avaliar o desempenho dos processos intralogísticos, o espaço e o layout do armazém, o controle de estoque e a tecnologia utilizada pode te ajudar a estar melhor preparado para enfrentar os desafios antes mesmo que eles surjam.

 

Confira, a seguir, algumas dicas e pontos que precisam ser considerados para garantir o preparo ideal do armazém para as vendas da Black Friday.

 

Revise o desempenho operacional do armazém e a organização do trabalho

 

Ao avaliar como andam os processos no seu armazém, você deve buscar responder questões como:

 

1. Os processos atuais são claros, fáceis de entender e executar?

 

2. O Procedimento Operacional Padrão (POP) está documentado? Você atualiza o POP sempre que são feitas alterações? Os trabalhadores do armazém são comunicados regularmente sobre as alterações e treinados de acordo?

 

3. Você precisa lançar mão de soluções alternativas porque o seu WMS ou outros sistemas de tecnologia estão desatualizados? (Se esse for o seu caso, você pode precisar de uma nova tecnologia que tenha atualização periódica).

 

4. Todos os trabalhadores do armazém, incluindo os funcionários temporários contratados em épocas de alta demanda, foram adequadamente treinados?

 

5. O que acontece se os sistemas falharem, a conectividade com a Internet for perdida ou os dispositivos de computação móvel, empilhadeiras e outras tecnologias falharem no funcionamento? Qual é o seu plano? Você pode contar com o suporte veloz da empresa de tecnologia que te atende?

 

6. Você estabeleceu procedimentos de validação de inventário?

 

7. As áreas de picking e de excesso do seu armazém estão organizadas adequadamente para a boa execução dos processos?

 

8. Você se planejou para auditorias, contagens cíclicas e reposição?

 

9. Você tem todo o equipamento e dispositivos móveis prontos e em pleno funcionamento para sua força de trabalho, inclusive para funcionários temporários?

 

10. Você consegue acompanhar o desempenho da sua operação em tempo real?

 

Avalie o espaço, o layout e a organização do seu armazém

 

Para que os pedidos sejam atendidos com agilidade e assertividade, é fundamental otimizar o espaço, definir o melhor layout para o armazém e mantê-lo sempre organizado. Se você quer ter sucesso na Black Friday, fique atento aos pontos listados a seguir:

 

1. Todas as áreas de armazenamento do CD estão claramente sinalizadas e etiquetadas de maneira fácil de ler?

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2. Os corredores e as áreas de armazenamento estão organizados para uma movimentação rápida e fácil, sem erros?

 

3. Se um estoque temporário excedente foi adicionado, ele pode ser acessado facilmente? Está bem organizado?

 

4. Você consolidou paletes para liberar mais posições no rack (desfragmentação)?

 

5. Você garantiu que as áreas de picking estão suficientemente abastecidas e que os mecanismos de reposição estão devidamente parametrizados / configurados (Kanban)?

 

6. Você está preparado para agir rápido quando houver mudança de perfil de produto, como por exemplo, mais de uma posição de ou uma localização temporária (endereçamento dinâmico)?

 

7. Assegure-se de que seu armazém tenha definido adequadamente as áreas de preparação de pedidos e que as linhas estejam devidamente balanceadas (itens de alto giro devem estar nos melhores acessos e mais próximos à expedição para reduzir as movimentações). Também é importante estar preparado para o inventário de mercadorias de alta rotatividade.

 

Indicadores em tempo real ajudam a atender pedidos com eficiência

 

Na Black Friday o que os clientes mais esperam é que seus pedidos sejam atendidos corretamente, ou seja, que o produto certo chegue até a sua casa no prazo certo. Para garantir isso, é fundamental acompanhar todos os processos que acontecem dentro do CD, especialmente nesse período de grande volume de pedidos. Pode ser que haja algum gargalo durante a execução dos processos e, para evitar que eles se tornem maiores ou mesmo afetem o atendimento ao consumidor, só há um caminho: ter todos os indicadores de desempenho na palma das mãos.

 

Delage 5É importante que o WMS que a sua empresa utiliza conte com a solução de Gestão à Vista, através da qual informações sobre o andamento da operação são apresentadas em tempo real. Além disso, você deve contar com a mobilidade, ou seja, essas métricas devem ser disponibilizadas em dispositivos móveis (como tablets e smartphones) permitindo, assim, que você acompanhe a operação de onde quer que esteja e mais ainda: que você e os seus gestores de área possam se deslocar rapidamente até o local em que ocorreu a falha e fazer a correção o mais rápido possível.

 

Com a Gestão à Vista, você acompanha a Taxa de Pedido Perfeito (Perfect Order) e  a Taxa de Atendimento de Pedidos (Order Fill Rate), verifica se a métrica de Pedidos Completos no Prazo (OTIF – On Time In Full) está dentro de padrões aceitáveis, avalia a Acuracidade do Inventário (Inventory Accuracy) da sua operação e, ainda, quantifica as vendas perdidas em função da indisponibilidade do item solicitado (Stockouts). É por isso que contar com os indicadores em tempo real faz toda a diferença no seu negócio, especialmente em épocas de aumento nas vendas, como a Black Friday.

 

Confira algumas dicas para aproveitar a Gestão à Vista da melhor maneira:

 

1. Utilize todas as informações fornecidas pelo seu WMS, analise detalhadamente as operações diárias, incluindo o volume de pedidos e remessas por dia. Certifique-se de planejar horários e garantir os recursos adequados para a execução dos trabalhos.

 

2. Use painéis de bordo (dashboards) do seu WMS para calcular as metas de nível de serviço, incluindo pedidos por hora por funcionário, linhas selecionadas por hora por funcionário, etc. Para incentivar o desempenho máximo, é interessante contar com TVs no armazém onde os indicadores são apresentados em tempo real. Esses monitores devem ser posicionados em pontos estratégicos do CD, onde os funcionários possam vê-los.

 

Mobile - RFP

Realize “testes de stress” em seu armazém agora

 

A execução de uma simulação de duas horas do pico pode ajudá-lo a isolar e corrigir áreas/processos problemáticos. Sua tecnologia e sua equipe devem ser capazes de atuar com alto desempenho em condições de grande volume de pedidos.

 

O “teste de stress” deve ser projetado para testar recursos de mão de obra, planejamento, sistemas e procedimentos estabelecidos, bem como os aspectos técnicos de sua operação. Testar sua força de trabalho, especialmente em condições simuladas em que há falta de mão de obra, problemas de equipamento e dificuldades no sistema, revelarão quão bem sua organização preparou, planejou e treinou.

 

Sendo assim, listamos alguns pontos importantes a serem considerados:

 

1. Avalie o volume de pedidos e a velocidade da operação. Seu WMS pode lidar com as necessidades robustas de atendimento de pedidos omnichannel de alta velocidade e alto volume?

 

2. Durante o teste de estresse, devem ser verificados:

 

Prepare-se para a gestão de ativos e manutenção de equipamentos

 

Avalie e verifique os equipamentos do seu armazém. Faça a manutenção agora e examine se os problemas foram completamente resolvidos para garantir a máxima eficiência de:

 

 

Além disso, assegure-se de que o seu armazém possui suprimentos adequados à mão em caso de mau funcionamento ou desgaste: baterias, cabos, cabos de energia, dispositivos e equipamentos de substituição, etc.

 

Alcance o sucesso na Black Friday com planejamento

 

Com a aproximação da Black Friday, o setor de logística da cadeia de suprimentos precisa estar totalmente preparado. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e provaram ser inconstantes quando incomodados com atrasos na entrega de pedidos e erros.

 

Por isso, para ser bem-sucedido nas vendas, invista em tecnologia. E não se esqueça de fazer um checkup completo dos processos operacionais, de modo a identificar pontos fracos que podem ser sanados antes que Black Friday aconteça. Com preparo, boa gestão e o auxílio da tecnologia, seu negócio terá tudo para alcançar a lucratividade desejada, conquistando novos clientes e fidelizando os antigos através de um alto padrão de atendimento.

 

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Referência: Datex