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Conheça 7 estratégias práticas que otimizam o picking no e-commerce e aumentam o desempenho operacional do armazém.

 

 

picking_e-commerceCom o crescente interesse e o aumento das expectativas dos consumidores em relação às compras on-line, empresas enfrentam o desafio de atender às demandas do mercado de forma ágil e confiável.

 

De acordo com um estudo realizado pelo Grupo Dertes Systems, constatou-se que 67% dos consumidores ainda enfrentam problemas com atrasos e falhas nos recebimentos de seus pedidos, o que acarreta consequências negativas para a marca.

 

Para minimizar esses danos, fatores como redução do tempo entre o recebimento e envio do pedido devem ser considerados. Logo, para alcançar esse objetivo, é essencial que todos os processos envolvidos no picking no e-commerce estejam perfeitamente alinhados e coordenados.

 

Ao longo desse artigo, exploraremos a importância de ter um processo de picking eficiente no e-commerce e como sua otimização pode resultar em uma satisfação aprimorada dos clientes e maior eficiência operacional. Confira a seguir.

 

1- Organize o layout do armazém

 

Nos processos de picking no e-commerce, um dos principais objetivos para aprimorar a eficiência consiste em minimizar o tempo gasto em deslocamentos da equipe. Para que isso seja alcançado, a primeira medida a ser tomada é a otimização do layout do armazém, considerando o giro das mercadorias.

 

Imagine um e-commerce de eletrônicos. É provável que os smartphones sejam os itens de maior rotatividade entre os produtos do estoque. Logo, colocá-los próximos à área de expedição e longe de itens de baixa demanda economiza tempo de deslocamento para que os funcionários atendam a mais pedidos em menos tempo.

 

Nesse contexto, a gestão de localizações otimiza a coleta, separação e montagem de pedidos, ao mesmo tempo em que maximiza o espaço disponível para armazenagem.

 

Dica bônus: Para obter melhores resultados na organização do estoque, pode-se investir em um sistema de gerenciamento de armazém (WMS). O software automatiza o endereçamento das mercadorias, sugerindo a  localização de cada produto com base nos parâmetros logísticos estabelecidos pela empresa, respeitando sua sazonalidade, data de vencimento, tamanho, peso, cores, entre diferentes categorias. Deixe que o sistema tome as decisões certas sobre onde alocar cada mercadoria para que haja um ganho de produtividade no picking e uso inteligente do espaço.

 

 

2- Implemente o picking por zonas

 

O picking no e-commerce por zonas consiste em uma estratégia cujo objetivo é melhorar a eficiência do processo. Suponha que um e-commerce venda roupas e acessórios, sendo assim, o armazém pode ser dividido em zonas para camisetas, calças, acessórios, entre outros produtos.

 

Na prática, quando um cliente efetua uma compra de camiseta e um acessório, duas equipes diferentes podem trabalhar simultaneamente, aumentando a eficiência e agilidade do pedido.

 

Essa prática de separação aumenta significativamente a eficiência e produtividade, reduzindo deslocamentos desnecessários e garantindo que cada equipe seja especializada nas tarefas relacionadas à sua zona, aumentando a velocidade e a precisão do picking.

 

 

3- Implemente o picking por lotes

 

Muito semelhante ao picking por zonas, o picking por lote, também conhecido como batch picking, é outra estratégia bastante eficiente no e-commerce, especialmente para operações que lidam com fracionados. Em vez de separar um pedido de cada vez, o operador coleta vários pedidos ao mesmo tempo, reduzindo o número de viagens ao mesmo local de estoque e acelerando significativamente o processo.

 

Na prática, o processo ocorre da seguinte forma: se em vários pedidos um mesmo item é solicitado, o separador, ao invés de pegar um produto por vez, coleta todos durante seu acesso ao endereço. Posteriormente, as mercadorias coletadas de maneira agrupada são separadas conforme cada pedido e destinação, geralmente no processo de conferência (colmeia / put to wall).

 

Dica bônus: o batch picking depende de tecnologias que agrupam pedidos e depois os separam. Quando bem implementado, traz um enorme salto de produtividade na separação. Por isso, vale a pena contar com o sistema WMS para organizar o processo, automatizar a convocação dos separadores e guiá-los em todo o processo.

 

 

4- Invista em sistemas de gerenciamento

 

Do ponto de vista do armazém, o ciclo de pedido inicia quando uma ordem de picking é recebida. No entanto, para se obter um bom desempenho, é preciso entender que a fase completa envolve etapas anteriores, como o gerenciamento do estoque, e posteriores, como o acompanhamento do pedido via transportadoras.

 

Por esse motivo, é essencial que as operações de picking no e-commerce estejam coordenadas e alinhadas, permitindo uma visibilidade de 360° de outros setores e equipes, sendo alcançado por meio da integração de diferentes softwares que trabalham em conjunto.

 

Entre os mais comuns está o sistema WMS. Com ele, a equipe de picking pode receber pedidos diretamente em seus dispositivos móveis, permitindo a otimização da rota para coleta dos itens e fornecendo atualizações em tempo real sobre a disponibilidade de produtos no estoque.

 

Se você trabalha em uma operação omnichannel, vale a pena contar também com o sistema OMS. O software centraliza a gestão dos pedidos em um único lugar, oferecendo controle completo do fulfillment. Com o OMS, você garante que todos os seus clientes serão atendidos com o mesmo padrão de qualidade, sem erros e atrasos.

 

 

5- Adote tecnologias de automação de picking

 

 

A implementação de tecnologias de automação do processo de picking (como RF picking, pick-to-light, voice picking, OSR shuttle, entre outras) é altamente vantajosa para operações de e-commerce, que lidam com a enorme pressão por agilidade e precisão no processo. Essas automações permitem que mais pedidos sejam separados por hora e impedem a ocorrência de erros.

 

Um exemplo prático para mostrar os benefícios alcançados com a automação no picking é em uma editora, onde a tecnologia pode guiar os operadores para a localização exata dos títulos solicitados pelos clientes, evitando confusões entre edições ou autores semelhantes.

 

O voice picking, por exemplo, pode ser integrado ao sistema WMS e converter as ordens em comandos de voz que são transmitidos ao operador por meio de fones de ouvido. Após a execução, é o próprio operador que, através de sua voz, confirma seus movimentos, e todas as informações são registradas automaticamente no sistema.

 

Essa estratégia possibilita ao operador atravessar todas as etapas do picking com rapidez e precisão, contribuindo significativamente para a redução de erros na preparação de pedidos.

 

 

6- Treine e capacite sua equipe

 

Manter uma equipe bem treinada é um dos pilares para um processo de picking no e-commerce eficiente. Portanto, promover treinamentos não é gasto, é investimento!

 

Bons treinamentos e capacitação garantem que os operadores conheçam bem os produtos, saibam utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis e compreendam a importância da precisão e agilidade no processo.

 

Pense na gestão de um e-commerce de produtos farmacêuticos. Treinar a equipe para lidar com medicamentos específicos, como armazená-los corretamente e entender a importância das datas de validade, garantirá que os clientes recebam os produtos corretos e em perfeitas condições, evitando atrasos e falhas no envio de pedidos.

 

 

7- Realize auditorias de picking regularmente

 

Como saber se as coisas estão indo bem? Não existe outra forma de avaliar se não auditar o processo de picking regularmente. Esse passo é importante para identificar não só problemas e eventuais gargalos que podem está prejudicando a operação, como também observar pontos de melhoria e oportunidades de crescimento para a empresa.

 

Dica bônus: com um sistema WMS, é possível verificar a precisão das informações registradas em tempo real, obter insights a partir do histórico de dados da operação e garantir que os procedimentos sejam seguidos corretamente.

 

 

Maximize a eficiência do picking no e-commerce com o WMS

 

Conforme destacado ao longo deste texto, a  implementação do sistema WMS é uma das estratégias mais impactantes na melhoria do processo de picking em e-commerces. O WMS possui uma solução tecnológica projetada para otimizar todas as operações dentro do armazém, incluindo a gestão de estoque, movimentação de produtos, rastreamento de pedidos e, principalmente, o picking.

 

O software é capaz de:

 

 

O sistema WMS é, sem dúvidas, um recurso essencial na hora de otimizar o picking no e-commerce. Sua implementação proporciona uma operação logística mais ágil, precisa e eficiente, contribuindo diretamente para o sucesso do e-commerce.

 

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