O metaverso promete impactar a logística e o comportamento de consumo, uma vez que não existem limites para interações entre empresas e clientes. Neste artigo você descobrirá as mudanças desse novo mundo virtual para a cadeia de suprimentos.
Nas últimas décadas, a tecnologia deu um salto significativo, extrapolando os limites da nossa imaginação. Muito do que era visto em filmes de ficção científica já vem se concretizando e mudando completamente a forma com a qual nos relacionamos com o mundo
Se os smartphones, as redes sociais e a internet transformaram o modelo de consumo, imagine com a chegada de um mundo virtual onde as pessoas poderão interagir, comprar, curtir e trabalhar, enfim, ter uma vida paralela em um cenário totalmente digital? Esta é a promessa de uma proposta que já vem sendo testada e aplicada e que promete revolucionar a sociedade: o metaverso.
Quando o CEO do Facebook (atual Meta), Mark Zuckerberg, anunciou que a empresa haveria de se tornar uma “instituição de metaverso” ao longo dos próximos anos, o termo ficou em alta e despertou o interesse em diferentes empresas do mundo, afinal, se com as redes sociais Zuckerberg conseguiu influenciar e transformar as relações de consumo, com o metaverso certamente haverá uma nova disrupção.
Mas afinal, o que é exatamente o metaverso? Como ele impacta as relações comerciais? Qual a importância da atualização e estudo do tema para a logística? Neste artigo, você vai encontrar algumas respostas para essas perguntas, descobrir que o metaverso é assunto importante para o futuro da logística, além de entender as implicações em seus negócios. Vamos lá?
O que é metaverso?
Apesar de parecer um termo novo, o metaverso não é tão recente como imaginamos. O tema foi abordado em séries, filmes e até mesmo na literatura, como no livro “Snow Crash” (1992), de Neal Stephenson, que conta a história de Hiro, um entregador de pizzas que se torna um príncipe samurai em uma mundo virtual.
Nos games, o metaverso é um dos recursos observados com mais frequência. The Sims, Second Life, Free Fire, Fortnite, Minecraft, entre outros, são excelentes exemplos onde os jogadores podem criar vidas alternativas e universos paralelos em um ambiente digital. Tudo isso através de avatares, moedas virtuais e espaços específicos, de acordo com as particularidades de cada jogo.
Ou seja, o metaverso pode ser entendido como uma possibilidade de criar e acessar uma realidade alternativa, em alguns casos ficcionais, onde o usuário pode experimentar uma nova vivência imersiva em ambientes completamente virtuais. Logo, o metaverso não é algo físico e real, mas tem como objetivo criar uma sensação próxima à realidade, através de sua estrutura e alta tecnologia.
Em uma definição mais direta, podemos dizer que o metaverso é um mundo virtual que possui associações diretas com o mundo real e que permite uma transição entre ambos os contextos, reforçando o conceito de phygital (PHYsical + diGITAL). Trata-se de um ambiente digital, tridimensional, altamente imersivo e colaborativo.
A partir dessa ideia de imersão, diferentes experiências surgiram e estão sendo desenvolvidas por inúmeras empresas do mundo. Com a busca por tecnologias cada vez mais eficientes, a corrida pelo 5G e desenvolvimento de aparelhos robustos, a grande tendência para os próximos anos é o barateamento de aparelhos de realidade virtual e realidade aumentada, assim como a popularização do metaverso entre a sociedade.
Todo esse movimento busca o mesmo objetivo: atrair a atenção dos usuários para novas realidades, onde será possível criar perfis e interagir em espaços virtuais com amigos, família, colegas de trabalho, assim como estudar, trabalhar, realizar compras, vender, viajar, entre outras atividades que são possíveis no mundo real.
Como o metaverso impacta a logística?
Agora você já sabe o que é o metaverso e, apesar de parecer recente, é bem provável que você já tenha esbarrado com essa experiência (ou algo bem próximo) em algum momento ao navegar na internet. Você também deve estar se perguntando: “como esse evento pode impactar a logística?”. É aqui a grande novidade para os gestores.
Observamos acima que, com a democratização de aparelhos e estruturas que facilitam o acesso ao metaverso, cada vez mais pessoas ingressarão nesse novo mundo virtual, podendo se relacionar, consumir, trabalhar e até mesmo fazer grandes negócios.
Agora pense nas grandes oportunidades que empresas podem obter ao chegar no metaverso e oferecer grandes experiências digitais com seus produtos e/ou serviços aos usuários. Essa é uma evolução, especialmente para o marketplace, que poderá entreter, interagir, conviver, anunciar e vender aos seus clientes diretamente no metaverso.
Do mesmo modo, as relações de trabalho poderão ser modificadas e novas ferramentas e recursos estarão disponíveis, garantindo maior agilidade, precisão e previsibilidade, bem como redução de custos.
Toda essa mudança impacta diretamente a logística, em aspectos como:
Planejamento, simulações e treinamentos
Na medida em que o metaverso permite a criação de uma realidade virtual associada ao mundo real, é possível projetar toda a estrutura de um centro de distribuição e funcionamento da cadeia. Com isso, há a possibilidade de estudo de processos, simulação de operações, diagnóstico de gargalos, projeção de rotas, dentre outras ações que garantem mais eficiência e assertividade no investimento de recursos e planejamento logístico.
Outra vantagem é a realização de treinamentos nesses ambientes, reunindo funcionários de diferentes localidades, os quais poderão interagir entre si e com o espaço (simulação de operações, por exemplo) e trocar experiências, garantindo um aprendizado de alto nível e evitando erros futuros.
O metaverso também possibilita a realização de reuniões corporativas em um ambiente imersivo, o que permitirá um rico intercâmbio e contato mais próximo entre os distintos elos da cadeia.
Personalização do atendimento e fortalecimento do phygital
Já é sabido por todos que as relações de consumo têm caminhado cada vez mais no sentido de um atendimento personalizado, ágil e preciso. O omnichannel também se fortaleceu, com uma transição frequente entre canais físicos e digitais. O cliente pode iniciar a pesquisa de um produto no digital e completar a compra no físico, e vice-versa.
Com a chegada do metaverso, esses dois aspectos são potencializados ao extremo. Isso porque o usuário poderá fazer uma experiência ainda mais imersiva de um produto no ambiente virtual, assim como personalizá-lo. Portanto, as empresas precisam estar prontas para atender às novas demandas que surgirão a partir dessas vivências, o que certamente incluirá maior velocidade, acuracidade de estoques, preparo para atender pedidos personalizados, etc.
Vale acrescentar que há uma grande vantagem para as empresas com a ascensão do metaverso. Lojas temáticas ou flagships poderão ser criadas, permitindo a realização de inúmeros testes de produtos e experiências, ou seja, haverá uma assertividade maior no lançamento de mercadorias, quando testadas previamente no ambiente virtual.
Entregas em tempo recorde e logística last mile
Hoje, ainda sem a influência direta do metaverso no comportamento de consumo dos usuários que consomem pela internet, empresas já observam a exigência do mercado quando o assunto é concorrência e qualidade de serviços, principalmente em relação à entrega.
Cada vez mais clientes comparam preços, qualidade, velocidade de atendimento, reputação da empresa, entrega e custos de frete. Se a sua cadeia logística é capaz de operar na velocidade que o mercado exige é um ótimo caminho para o futuro dos negócios. No metaverso esse será um grande diferencial, uma oportunidade para acelerar resultados, oferecer qualidade, aumentar a visibilidade e a lucratividade da empresa.
Para exemplificarmos melhor, imagine um cliente visitando uma loja virtual no metaverso e realizando a sua compra no modelo click and collect, ou seja, a venda é finalizada no virtual, mas a coleta do produto é feita no físico. Para que a sua experiência seja satisfatória, o last mile deve ser executado com o máximo de agilidade e eficiência.
Isso significa que as empresas que atuam com canais mistos de vendas precisam mudar seu status quo e começar a pensar em estratégias e melhorias para a cadeia de suprimentos como um todo, automatizando processos a partir de sistemas de gerenciamento que oferecem a tecnologia necessária para uma integração e para a velocidade exigida no metaverso. (Saiba mais sobre o sistema OMS).
Torres de controle e experiência do usuário
Um grande impacto positivo para a logística dentro do metaverso é a possibilidade de análises e buscas por melhores soluções e estratégias a partir das demandas logísticas. Essa visibilidade auxiliará gestores nas tomadas de decisões e na realização de alinhamento das equipes, especialmente porque os usuários conseguirão acompanhar diretamente os processos dentro do armazém.
Com o metaverso, as torres de controle e informações logísticas serão ainda mais tecnológicas e integradas entre o ambiente virtual e físico, a fim de possibilitar processos cada vez mais rápidos e humanizados, pensando primordialmente na experiência do cliente.
Como preparar a logística da sua empresa para o metaverso?
Tecnologia. Essa é a palavra de ordem para o futuro de empresas inseridas no metaverso, especialmente no âmbito da logística. Além disso, mudar a cultura organizacional, atualizar os estudos e o mindset, a fim de buscar a inovação, são passos importantes para assegurar um bom desempenho no metaverso.
Os investimentos em inteligência artificial, automatização das cadeias de suprimentos, descentralização de tarefas, internet das coisas, big data e sistemas de gerenciamento são as iniciativas que marcam o avanço tecnológico e aumentam o preparo para os resultados futuros. Não é porque sua empresa sobreviveu até hoje sem o investimento em novas tecnologias, que ela acompanhará o crescimento e desenvolvimento ao longo dos anos.
Portanto, se você deseja se preparar para o futuro, integrando a sua logística ao metaverso, o momento certo é agora:
- Invista na logística online.
- Busque por novas tecnologias de gerenciamento para seu armazém.
- Integre todo o ecossistema do seu negócio.
- Otimize e padronize os processos logísticos.
- Elimine desperdícios e economize recursos.
- Treine seus colaboradores e valorize a inteligência humana integrada à robótica.
- Procure por fornecedores e parceiros que trabalham com a tecnologia essencial para o desenvolvimento e alta produtividade, visando melhores resultados.
Conforme o metaverso for avançando e se tornar uma opção por grande parte da população, empresas terão que se adaptar a essa nova realidade. Quanto antes você, gestor, buscar se atualizar e procurar parceiros que auxiliem nessa jornada, maiores serão as chances de alcançar excelentes oportunidades e sair à frente no mercado.
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