Como a tecnologia torna a sua logística mais sustentável

Saiba o que é logística sustentável e como implementá-la em seu negócio

 

 

Você já parou para pensar se a sua cadeia de suprimentos é sustentável? Como as mercadorias são enviadas para o seu depósito e para seus clientes? O que é feito internamente para reduzir o desperdício? Essas questões dizem muito sobre a forma como a sua empresa se posiciona quanto à proteção ambiental, um tema latente no mundo dos negócios e que precisa ser levado a sério.

 

 

A sustentabilidade na logística tem ganhado cada vez mais relevância porque esse é um dos setores da empresa que podem afetar diretamente o meio ambiente. Não basta ter uma produção sustentável. É preciso olhar também para a forma como o estoque, a expedição de pedidos e transporte são gerenciados. Isso interfere, inclusive, na forma como o cliente vê a sua empresa.  

 

 

É do conhecimento de todos que, hoje, mais do que nunca, os consumidores passaram a comprar produtos que estão alinhados com os seus valores pessoais, desde a matéria-prima até a embalagem. Recentemente, a Unilever publicou um estudo que identificou que em cada três clientes, pelo menos um opta por comprar de marcas que tenham impacto social ou ambiental.    

 

 

Sabendo da importância das ações sustentáveis, diversas empresas buscam adotar medidas para reduzir o impacto ambiental em todos os setores de produção, incluindo a logística. A Amazon, por exemplo, prometeu ser neutra em carbono até 2030, investindo em energia renovável e em frotas movidas a bateria para isso. A DHL integrou a sustentabilidade em sua estratégia geral, chegando a divulgar relatórios sobre esforços de sustentabilidade, lançar um podcast sobre o assunto e garantir que sua frota e operações reduzam as emissões. 

 

 

E a sua empresa? Como tem aplicado a sustentabilidade na logística? Ter um “armazém verde”, ou Green Warehouse, vai muito além de fazer algo positivo pelo planeta. É também uma forma eficaz de reduzir custos e simplificar processos, envolvendo, inclusive, a melhora no atendimento ao cliente. Ou seja, as empresas precisam encontrar equilíbrio em seu crescimento, lucratividade e sustentabilidade. Neste texto, vamos explicar sobre a logística verde e mostrar como a tecnologia pode ser uma grande aliada das práticas sustentáveis.  

 

O que é logística sustentável ou logística verde? 

 

Logística sustentável pode ser definida como uma série de medidas adotadas com o objetivo de reduzir o impacto ambiental tanto nas operações dos depósitos quanto no transporte de produtos/pedidosA redução do uso de papel em vários departamentos administrativos é um exemplo de como as empresas já buscam novas formas de incluir a responsabilidade ambiental em suas agendas. A logística sustentável vem como mais uma estratégia para que as empresas continuem colaborando com a preservação do meio ambiente. 

 

Os processos logísticos podem gerar diversos resíduos, além de utilizar transportes que emitem CO² em grandes quantidades. A logística sustentável visa reduzir esses impactos, agregando outros modelos que levem em conta esse objetivo. 

 

Nesse sentido, ter uma cadeia de suprimentos ecologicamente correta significa buscar formas de diminuir o consumo de recursos, o desperdício de insumos e resíduos gerados, além de promover a transparência tanto nas operações quanto no relacionamento com os fornecedores.  

 

 

Benefícios da logística sustentável 

 

 

As empresas que têm como foco aspectos ESG (Environmental, Social and Governanceestão em conformidade com os ideais do seu público e também se posicionam à frente no mercado competitivo. No caso do aspecto relacionado ao meio ambiente, além de contribuir para o futuro das próximas gerações, a modificação de alguns padrões corporativos para modelos sustentáveis traz benefícios que alavancam ações e vendas com o melhor uso dos recursos, eliminação de desperdícios e utilização de energias renováveis. Outros benefícios são: 

 

 

Melhor reputação junto ao público consumidor  

 

Uma empresa que adota medidas de compromisso com a causa ambiental, como o uso de logística sustentável, está mostrando sua preocupação pelo planeta. Além disso, pode melhorar a eficiência dos processos envolvidos e levar à redução de custos, agilidade no sistema de entrega e conquista da confiança de clientes que, cada vez mais, valorizam uma empresa social e ambientalmente responsável.  

 

 

Abertura para novas parcerias 

 

Ao priorizar a logística sustentável, você aumenta suas oportunidades de negócios. Isso acontece porque, ao adicionar valores sustentáveis, as outras empresas precisam garantir que irão trabalhar com parceiros que estejam de acordo com sua missão de reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos negativos. Portanto, elas só consideram empresas que compartilham suas ambições em relação à sustentabilidade. 

 

Além disso, muitas licitações de negócios já exigem que as organizações demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade por meio de credenciamentos como o ISO 14001 (o padrão internacional para sistemas de gestão ambiental).  

 

Uma logística sustentável pode diferenciar seu negócio de seus concorrentes e levar a mais vendas ou oportunidades de trabalho e possibilidades de parceria, aumentando sua lucratividade. 

 

 

Geração de novos fluxos de receita 

 

Uma opção disponível é vender os resíduos produzidos pela sua empresa. A tendência da sustentabilidade obriga as organizações a reciclar resíduos. Assim, você pode ajudar essas empresas a obter matéria-prima e, ao mesmo tempo, obter um lucro a partir da venda, que pode ser revertido, inclusive, à comunidade local ou a investimentos com valores ESG. 

 

 

Aumento da satisfação interna, retenção e recrutamento da equipe 

 

Não são apenas clientes e parceiros em potencial que investem em organizações sustentáveis. Muitos funcionários ficam felizes em fazer parte de empresas que são ambientalmente, socialmente e economicamente responsáveis. Uma equipe feliz tende a ser mais produtiva e leal ao seu negócio. Além disso, durante o processo de recrutamento, a sustentabilidade da cadeia de abastecimento também pode atrair novos talentos ecológicos e socialmente conscientes. 

 

 

Redução de custos em geral 

 

Muitos acham que ter um processo logístico mais sustentável é caro. Mas, na verdade, é o oposto: a sustentabilidade pode economizar dinheiro para o seu negócio e melhorar sua lucratividade. Por exemplo, se você trocar equipamentos e aparelhos que consomem muita energia por alternativas ecológicas, você não apenas reduzirá o impacto ambiental, mas também economizará nas contas de serviços públicos da sua empresa. 

 

 

Como implementar uma logística sustentável? 

 

Primeiro, é preciso entender que há 3 objetivos básicos em um armazém sustentávelSão eles:  

 

– Reduzir a emissão de CO² 

– Eliminar adequadamente os resíduos 

– Otimizar a rota de transporte 

 

A partir disso, é possível implementar mudanças nos processos logísticos, sendo que a tecnologia pode ajudar bastante em sua execução. Confira a seguir algumas dicas: 

 

Invista em entregas mais econômicas e menos poluentes 

 

Mude para veículos mais eficientes e ecológicos. Hoje em dia, existem alternativas de transporte menos poluentes, como carros elétricos e híbridos, que podem ser fundamentais para a logística do futuro. 

 

 

Priorize a cubagem certa de volumes 

 

Em geralo termo cubagem se refere ao volume de um objeto. Na logística, é fundamental fazer cálculo para utilizar a embalagem certa para o produto e/ou pedido. Assim, além de economizar espaço em seu caminhão e no armazéma sua empresa irá gastar menos materiais para as embalagens e, consequentemente, gerar menos resíduos, afinal, boa parte das embalagens não são reaproveitadas pelos consumidores.  

 

Ao contar com um sistema de gestão, como o WMS, a cubagem é feita automaticamente, ou seja, o próprio software irá indicar a embalagem ideal para cada produto/pedido, visando sempre o melhor uso dos recursos.  

 

 

Aproveite todo o potencial da logística reversa  

 

A logística reversa engloba todo o processo de mover mercadorias do ponto de consumo para um ponto de consolidação. Alguns exemplos de logística reversa são: 

 

Devolução de mercadorias pelos clientes 

– Devolução de mercadorias não vendidas por parceiros de distribuição devido aos termos do contrato 

– Reutilização de embalagens 

– Reparos e manutenção conforme acordos de garantia 

– Re-fabricação de mercadorias de itens devolvidos ou com defeito 

– Reciclagem e descarte  

 

Em relação às devoluções, o sistema WMS auxilia em grande medida no tratamento de cada produto que retorna ao armazém, evitando perdas e desperdícios.  

 

 

Promova a consciência ambiental entre os funcionários  

 

Melhorar o engajamento dos funcionários para tornar sua logística sustentável pode levar a uma força de trabalho mais motivada, produtiva e dinâmica. Mas para isso, é importante ter políticas e programas em vigor que incentivem comportamentos sustentáveis. 

 

 

Aposte em tecnologia em todo o processo logístico   

 

Atualmente, há uma grande variedade de tecnologias disponíveis que podem fazer a produção e desenvolvimento andarem lado a lado Para tornar a logística sustentável, você pode adotar, por exemplo, as seguintes ferramentas:

 

Um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) 

– Tecnologia de coleta de pedidos 

– Código de barras 

– Identificação por radiofrequência (RFID) 

– Sistemas de automação 

 

O WMS tem como objetivo otimizar as operações da cadeia de suprimentos, usando menos para obter mais, ou seja, reduzindo a quantidade de recursos necessários para executar cada tarefa. Além disso, ao oferecer a visibilidade total da operação e dados em tempo real, o WMS auxilia os gestores a identificar possíveis falhas e desperdícios que possam impactar na proposta sustentável do negócio.  

 

Uma forma bastante eficiente de diminuir o uso de papéis é trocar as picking lists  coletores de dados. Essas tecnologias melhoram os processos e aumentam a visibilidade dos produtos em toda a cadeia de suprimentos. Com a tecnologia, é possível, também, aprimorar a coleta de pedidos tanto em termos de precisão quanto de velocidade.  

 

Quanto aos sistemas de automação, como os AGVspickto-light, voice picking, shuttleetcos mesmos auxiliam bastante no uso inteligente de recursos, evitando desperdícios de diversas ordensPor exemplo, os sistemas para picking eliminam o uso de papel e os erros, evitando possíveis perdas. Já o shuttle traz uma grande economia de espaço.  

 

 

Como o WMS Delage® Rx pode deixar o seu armazém mais sustentável? 

 

Como falamos, anteriormente, o WMS otimiza as operações da cadeia de suprimentos. Com a automação oferecida pelo WMS, você substitui processos lentos e ineficazes por processos otimizados e ágeis. Seus recursos (pessoas, equipamentos e área) passam a ser melhor aproveitados. Além disso, um benefício fundamental oferecido pelo software está na centralização e confiabilidade dos dados. Dentre os principais benefícios oferecidos pelo sistema e que impactam na logística sustentável, estão:  

 

 

Economia de espaço 

 

Uarmazém com WMS usa menos espaço para armazenar produtos do que uma operação 100% manual. Isso porque o sistema faz um endereçamento inteligente, visando aproveitar cada m² do seu depósito. Com isso, você evita, por exemplo, obras de expansão que podem trazer impactos ambientais.  

 

 

Menos consumo de energia 

 

Armazéns automatizados economizam energia de várias maneiras. Áreas menores requerem menos iluminação e refrigeração, por exemplo.  O WMS controla todos os fluxos de produto e otimiza os seus movimentos do produto, o que economiza energia. 

 

 

Sem desperdício

 

Um armazém automatizado pelo WMS não tem movimentação desnecessária. Além disso, como a coleta automatizada de pedidos é mais precisa, as devoluções são reduzidas e as economias associadas com combustível, mão de obra e custos operacionais beneficiam todo o negócio. 

 

 

Rastreabilidade e controle no recebimento: redução de perdas 

 

O WMS monitora automaticamente todos as informações dos produtos e suas movimentações, evitando, assim, perdas diversas. Com o sistema em seu armazém, você pode implementar o controle de shef-life, determinando uma data de validade limite para o recebimento de produtos. Com isso, há uma chance muito menor de se ter avarias.  

 

 

Inventários e gestão dos níveis de estoque  

 

Além dos benefícios citados no tópico anterior, é importante destacar também que o WMS oferece modalidades de inventários cíclicos para garantir um controle total da operação, além de gerenciar o giro do estoque, seguindo normas como FIFO / FEFO para evitar avarias equilibrando os níveis de estoque para que não haja estoque em excesso. Tudo isso significa a eliminação de desperdícios e, consequentemente, do descarte de mercadorias danificadas. 

 

 

Investimento em tecnologia: o caminho para um armazém mais eficiente e sustentável 

 

 

A cadeia de suprimentos continua a evoluir, encontrando novas maneiras de melhorar as operações e reduzir o impacto ambiental. E a tecnologia pode ser uma grande parceira sua para ter logística sustentável e eficiente, afinal, seu grande propósito é possibilitar às empresas que façam mais com menos.

 

A Delage oferece soluções completas que se adaptam às necessidades do seu empreendimento. Para saber mais sobre as soluções que podem ajudá-lo a implementar práticas mais sustentáveis, entre em contato com nossa equipe de consultores!   



Deixe um comentário