7 vantagens competitivas de um armazém inteligente - Delage

7 vantagens competitivas de um armazém inteligente

Conheça 7 benefícios de investir em um armazém inteligente e entenda porque a inovação é o caminho para tornar a sua empresa mais competitiva

 

armazém inteligenteO que é um armazém inteligente? Porque a automação de processos logísticos se tornou tendência? Quais os principais benefícios e vantagens competitivas ao digitalizar e modernizar  a sua operação? Você terá todas as respostas ao entender o cenário atual e as mudanças em curso.

 

A recente pesquisa Barômetro COVID-19, realizada pela Kantar, indica a curva crescente na mudança de comportamento dos brasileiros em relação às compras on-line no cenário pós pandemia. Com a estrutura de trabalho flexível, mais tempo com a família e ao lar, a opção por compras na internet aumentou em 30% no país. Isso significa que há uma grande oportunidade para quem realmente deseja um negócio forte e em crescimento contínuo.

 

Na verdade,  podemos dizer que esse número impacta diretamente as empresas, que precisam cada vez mais se adaptar às mudanças de consumo que já vêm se consolidando ao longo dos anos e se fortaleceram com a pandemia. Hoje, o consumidor deseja agilidade e comodidade em sua compra. Ele também quer acompanhar de perto o status do seu pedido. Desse modo, para atender às novas exigências, é necessário ter uma operação extremamente veloz, organizada e precisa. Portanto, preparar o armazém para o novo mercado é, sem dúvidas, garantir vantagem competitiva, ou seja, viabilizar e consolidar atributos que diferenciam o seu serviço, superando a produtividade dos concorrentes.

 

Mas, afinal, o que significa “preparar o armazém para o novo mercado”? Trata-se de investir nas ferramentas certas que trarão mais inteligência aos processos, permitindo que se faça mais com menos. É o que veremos a seguir.

 

O que é armazém inteligente?

 

O armazém inteligente consiste em processos logísticos realizados por máquinas, equipamentos, robôs móveis, soluções de separação (picking) automatizada, softwares de gerenciamento de depósito, tudo isso integrado à tecnologias avançadas, que visam aumentar a eficiência dos centros de distribuição, estoque e expedição do armazém, possibilitando agilidade de processos, otimizando recursos e alavancando os resultados da empresa.

 

O termo “armazém inteligente” foi criado pelo governo alemão e utilizado pela primeira vez em 2011. O conceito marca a reindustrialização do ocidente, que busca, a partir da implementação de novas tecnologias, um mercado cada vez mais ágil e eficiente, criando novas oportunidades para as empresas evoluírem e gerarem experiências positivas aos seus consumidores.

 

Apesar de parecer um universo onde os esforços e trabalhos manuais realizados hoje por colaboradores são deixados de lado, os armazéns inteligentes conversam diretamente com os supervisores humanos, que desempenham funções específicas e estratégicas. Logo, há uma redistribuição de tarefas e melhor integração de equipe, eliminando erros, evitando tempo ocioso, organizando as prioridades de demandas e aproveitando o potencial de cada um para a conclusão de incumbências de forma rápida e produtiva.

 

 

Deixe seu armazém inteligente e preparado para a competitividade do mercado com softwares de gerenciamento

 

Empresas que visam o crescimento no mercado têm buscado constantemente o suporte de soluções que facilitam a execução dos fluxos automatizados de seus armazéns. Alguns dos softwares mais desejados e que desempenham funções para uma gestão mais eficiente, otimizada e economizando recursos são:

 

WMS – Warehouse Management System

 

Esse sistema pode ser considerado um dos cérebros de um armazém inteligente. Ele controla todo o processo de gestão do armazém, desde o recebimento de mercadorias na doca até a expedição.

 

Com sua tecnologia em tempo real, é possível ter controle de todo o fluxo e seus detalhes mais específicos, como, por exemplo, administração de estoque, análise de dados, prioridades de entrega, cálculo de rota para cada tarefa, movimentação de mercadorias, oscilações no picking, carregamento, entre outras funções, visando sempre aproveitar da melhor forma os recursos do centro de distribuição.

 

YMS – Yard Management System

 

O YMS é um sistema voltado para o gerenciamento do pátio, contribuindo para o suporte e melhor funcionamento de embarques e desembarques de cargas. Um dos principais objetivos desse software é organizar a agenda de coletas, assegurar a disponibilidade de docas e garantir informações confiáveis e centralizadas, além de segurança e movimentação fluida na entrada e saída de veículos no pátio.

 

OMS – Order Managment System

 

Esse software permite maior controle e veracidade de informações na organização dos pedidos, contribuindo e orientando tanto os colaboradores com informações relacionadas à entrada e saída de pedidos, gerenciamento e estoque, atendimento e pós-venda, quanto aos consumidores, possibilitando  o acompanhamento instantâneo do status do pedido.

 

 

 

Conheça os principais benefícios do armazém inteligente

 

Ao implementar corretamente os principais sistemas de gerenciamento de processos, integrando-os a automações que fazem sentido para o seu negócio, é possível alcançar as vantagens que listamos abaixo. Dessa forma, sua empresa se torna mais forte e competitiva. Confira:

 

1. Redução de custos operacionais e produtos mais baratos para o consumidor

 

Em geral, os custos direcionados ao trabalho manual das empresas representam uma fatia de aproximadamente 2/3 das despesas do armazém. Esse gasto é consequentemente aplicado no produto e/ou serviço ofertado pela empresa, a fim de equilibrar seus recursos e garantir a lucratividade.

 

Sabemos que o preço ainda é um dos principais “Ps” do marketing e influente na hora da consideração e aquisição por um consumidor, dessa forma, o armazém inteligente permite uma redução de demanda humana, focando em qualidade e não necessariamente em quantidade. Ao ter uma equipe enxuta com a capacidade de manusear  os sistemas integrados de gerenciamento, é possível reduzir o valor do produto ou serviço. Ter um ativo mais barato é um fator determinante para a competitividade no mercado e preferência do consumidor.

 

 

2. Entregas de pedidos mais rápida


O quanto o mundo mudou nos últimos anos? A comunicação é um dos maiores avanços e otimização de tempo já observado. Imagine uma comunicação há poucas décadas atrás. Era preciso escrever em uma carta, enviar, receber e responder. O que levava semanas, ou meses, hoje é possível em segundos. A tecnologia permitiu inúmeros avanços e não é diferente para as empresas. Ser rápido é sinônimo de eficiência, e um dos fatores decisivos para manter a fidelidade dos consumidores é o tempo de entrega. Hoje, o cliente não quer esperar muitos dias para receber o seu pedido.

 

Um armazém inteligente também viabiliza a redução do tempo de  entrega, uma vez que:

  • Reduz a taxa de erros;
  • Monitora em tempo real a disponibilidade de produtos do estoque e a integração em todos os canais de venda;
  • Reduz o tempo de execução de tarefas dos colaboradores;
  • Indica a rota exata no menor tempo de execução;
  • Reconhece possíveis problemas e direciona soluções durante todo o trajeto

 

 

3. Redução dos índices de devoluções


É comum que armazéns tradicionais, operados de forma manual, tenham taxa de erro de 1% a 3% durante o processo de separação e envio do pedido. Ainda que o quadro da empresa seja formado pelos melhores e mais bem treinados funcionários, é inevitável, o erro humano existirá.

 

Os sistemas de gerenciamento possibilitam uma  visão ampla de todo o processo de gestão, desde a entrada nas docas, estoque, separação de pedidos e envio. Dessa forma, as chances de erros tendem a zero. E, ainda que haja devoluções, elas também são realizadas de forma mais ágil, porque é possível identificar o trajeto até o cliente e saber com precisão quais os produtos encaminhados ao consumidor e onde reparar os erros.

 

 

4. Melhor utilização do espaço de armazenagem

 

Quais pedidos vendem em determinados períodos do ano? Quais os tamanhos, cores e formatos mais vendidos? Existem produtos que precisam ser armazenados em lugares específicos para garantir sua durabilidade? Montar uma estratégia de localização no estoque pode ser demorado e levar tempo para que todos os funcionários se adaptem aos endereços de cada produto.

 

Para isso, os sistemas contribuem para orientar a melhor localização de um determinado produto no estoque, evitando perdas de mercadorias, otimizando o tempo de trajeto até os endereços no centro de distribuição, indicando a melhor forma de armazenagem, e coordenando o giro do estoque, a fim de garantir o melhor aproveitamento do espaço do CD.

 

 

5. Previsão de demanda mais eficiente

 

Armazéns inteligentes contam com recursos tecnológicos capazes de traçar o histórico e comportamento de vendas realizados durante um tempo específico. O que em geral é feito de forma manual e pode demandar muito tempo, no armazém inteligente é executado de maneira instantânea – os relatórios são gerados de forma automática, permitindo aos gestores adequarem seus estoques às demandas, especialmente em períodos de alta temporada.

 

 

6. Aumento da satisfação do cliente

 

Uma das empresas que se destaca hoje no mercado sem dúvidas é a Amazon, principalmente quando falamos em competitividade. A corporação reúne uma série de atributos que mantém clientes recorrentes, como preços abaixo do padrão de mercado, qualidade e eficiência de entrega e rápida resolução de problemas.

 

A recorrência de compras se dá a partir de uma excelente experiência com a marca. No caso da Amazon, um dos grandes fatores que contribuiu para o alto padrão de atendimento  foi o investimento em armazéns inteligentes, os quais  viabilizam preços baixos, entregas rápidas, veracidade de informação e soluções eficientes quando é  necessário fazer uma troca e/ou devolução.

 

 

7. Análises avançadas

 

Sistemas de gerenciamento, ferramentas de análise de dados e algoritmos de aprendizado de máquinas são alguns exemplos de recursos de grande importância para a otimização dos armazéns. Essas tecnologias permitem a coleta de informações valiosas para a gestão e a realização de análises avançadas. E é inegável que só se pode melhorar aquilo que se mede, ou seja, se você quer uma operação eficiente, você precisa olhar seus números de perto.  Com o investimento em inovações que tornam o seu armazém inteligente, você é capaz de fazer análises aprofundadas do seu desempenho real, com dados confiáveis e completos.

 

 

Torne sua logística forte e o seu negócio competitivo

 

Os 7 benefícios listados acima certamente te convenceram de que a tecnologia jamais pode ser vista como um gasto. Na verdade, é um investimento com retorno certo, o qual é capaz de tornar o seu negócio forte e preparado para a alta competitividade do mercado.

 

Tenha sempre em mente que seu cliente espera mais da sua empresa e que você pode atender às mais altas exigências quando tem as ferramentas certas ao seu lado. O momento de apostar em um armazém inteligente é agora. As oportunidades são inúmeras para quem está  pronto para o novo mercado de consumo.

 

Na Delage, você encontra uma série de softwares capazes de atualizar e adaptar seu armazém, preparando-o cada vez mais para os desafios do mercado atual. Conheça mais sobre nossos produtos e se prepare para  os desafios e oportunidades de 2022.