Entenda mais sobre o processo de roteirização na logística e saiba como fazer um roteiro de entregas eficiente para seu armazém
Entender a importância e realizar uma rota de entrega estratégica é um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores. Afinal, encontrar a melhor estrutura de entregas, definir o planejamento ideal em busca de melhores resultados não é uma tarefa imediata.
Os processos de transporte realizados em sua empresa são otimizados, com foco na redução de custos, aumento da produtividade e eficiência? Todos os trajetos são projetados pensando em uma rota inteligente? Há uma preocupação com a entrega ágil dos pedidos? Se alguma das respostas para as perguntas anteriores foi “não”, muito provavelmente sua operação precisa melhorar a roteirização logística.
Estudo realizado pela Fundação Dom Cabral apontou que os gastos relacionados à logística, independente do tamanho e nicho de empresa, podem chegar até 12,3% do total da receita de um determinado negócio. Desses, pouco mais de 63% são referentes ao transporte de cargas, ou seja, mais da metade dos recursos financeiros vão para a área.
Tendo como base essas informações, na hora de pensar em redução de custos e melhoria de desempenho, essa área não pode ser deixada de lado, logo, a roteirização logística se faz presente e indispensável.
Pensando em auxiliar sua empresa a atingir bons resultados de mercado, aumentar sua visibilidade e ser destaque na concorrência, separamos algumas dicas fundamentais que ajudarão você, gestor, pensar na roteirização logística, seus benefícios e sua aplicação na prática. Confira a seguir.
O que é roteirização na logística e qual a sua importância?
A roteirização na logística nada mais é que uma estratégia capaz de auxiliar na definição do melhor trajeto de envio de cargas, desde a saída do armazém até o destinatário. Ou seja, é um processo prático, que permite a previsibilidade das melhores rotas, melhor planejamento de envio, otimização de tempo na execução de atividade, organização, escolha de veículos, melhores percursos de entrega e também coletas.
Podemos dizer que o maior objetivo da roteirização na logística é pensar o melhor caminho possível para realizar entregas dentro do menor tempo e distância, além de economizar ao máximo os recursos de toda operação logística.
9 dicas para uma roteirização logística eficiente
Nos tópicos seguintes, apresentamos ações que devem ser colocadas em prática para que a sua empresa alcance uma roteirização logística eficaz e econômica. Acompanhe:
1 – Realize o planejamento de suas entregas semanalmente
Como você, gestor, realiza o planejamento das entregas em seu armazém? Em alguns modelos de negócios é comum encontrar majoritariamente um plano diário ou até mesmo momentâneo de entregas, no entanto, essa prática pode comprometer a eficiência e produtividade da roteirização logística.
Realizar um plano semanal permite que você identifique de forma geral todos os pontos que receberão as entregas e aqueles que devem ser coletados ao longo de um período maior, assim, é possível definir com exatidão o horário e dia adequado para executar cada atividade. Ter visibilidade de ações permite a otimização dos processos e entregas rápidas, resultando na satisfação do cliente e economia logística.
2 – Determine os melhores horários para seu plano de rotas
Muitos fatores (internos ou externos) podem alterar os horários da roteirização logística, no entanto, ao realizar o planejamento de rotas, deve-se levar em consideração um horário estimado para cada entrega ou coleta de pedidos. Essa decisão evita que pontos de recebimento se comprometam, atrasando pedidos e sobrecarregando tarefas.
Dicas bônus: tenha informações do histórico de trânsito do trajeto dos transportes, evite horários de pico e de grandes movimentações nas estradas. Garanta a integridade das entregas e também de seus colaboradores.
3 – Defina os veículos corretos
Com um bom planejamento à mão, é possível realizar a escolha ideal para cada entrega de acordo com suas particularidades, objetivos e metas. Por exemplo, se existe um grande volume de mercadorias a serem entregues em localidades próximas, é desejável que se opte por um caminhão maior, afinal, sua capacidade de carregamento permite mais entregas em menos tempo, possibilitando a economia de combustível e otimização da produção.
No entanto, em alguns casos, vale a pena repensar em veículos menores, principalmente onde a entrega precisa ser realizada de forma rápida ou em regiões em que existe pouca demanda ou dificuldade no acesso. É com o auxílio de um bom plano de rotas que se chega a conclusões corretas e objetivas.
4 – Aplique a melhor estratégia de carregamento de veículos
Outra prática essencial na hora de realizar a roteirização logística é como os veículos serão carregados com as mercadorias. Nesse momento, é importante calcular o tamanho do caminhão e colocar o máximo de números de itens para aproveitar todo o espaço do veículo. Além disso, é importante procurar a melhor configuração de entrega, por exemplo: pedidos que serão entregues primeiro devem ser os últimos a entrar no veículo. Isso facilita a atividade manual do colaborador durante as entregas, reduzindo tempo e economizando força de trabalho.
5 – Inicie pelo trajeto mais distante
Depois de planejar e finalizar a estratégia da roteirização logística, identifique o ponto mais distante e inicie o processo de entregas e coletas. Além disso, considere agrupar paradas próximas até finalizar todo o roteiro no centro de distribuição.
O benefício dessa estratégia é garantir que os veículos estejam em sentido contrário de frotas concorrentes, evitando paradas, engarrafamentos, atrasos de entregas e coleta e, até mesmo, acidentes de percurso. Para impulsionar ainda mais os resultados e garantir eficiência no trajeto, pode-se utilizar sistemas de gerenciamento de transporte que garantem visibilidade em tempo real do acompanhamento dos pedidos.
6 – Examine possíveis imprevistos
Ninguém nunca espera imprevistos, mas pode ser que eles apareçam. Nesse caso, ter um bom plano para evitá-los ou resolvê-los de maneira rápida é essencial para a boa prática da roteirização logística.
Falhas mecânicas, congestionamento e acidentes em estradas, furtos ou roubos de produtos dos veículos são alguns eventos que podem ocorrer ao longo do percurso. Sabendo disso, é importante que você, gestor, realize o levantamento de possíveis imprevistos que possam atrapalhar a operação e crie um mapa de ações que minimizem esses eventos inesperados, oferecendo maior segurança e confiabilidade para o consumidor final.
Sistemas de gerenciamento de transportes como o DMS (Delivery Managment System), por exemplo, são capazes de fornecer em tempo real informações sobre o status de todos os pedidos enviados, emitindo notificações de acompanhamento e movimentações, além de alertas em casos de imprevistos com a entrega.
7- Capacite seus colaboradores
Montar uma equipe qualificada é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e com a logística não é diferente. Para que o plano de rotas seja seguido conforme o desejado, é necessário obter colaboradores capacitados e que comunguem dos mesmos objetivos e metas a serem atingidos.
Dica bônus: valorize os colaboradores que estão ao seu lado, promova bons e constantes treinamentos que eduquem e ampliem o conhecimento de sua equipe de acordo com as ferramentas e ações necessárias para o desenvolvimento de tarefas. Quanto maior a integração entre empresa e colaboradores, melhores são os resultados obtidos.
8 – Concilie entregas e coletas na mesma rota
Combinar coletas e entregas dentro do planejamento de rotas é uma excelente estratégia para otimizar tempo e recursos. É recomendável definir pontos de coletas estratégicos que possam acelerar o processo, de modo que a entrega de produtos não seja comprometida. No entanto, fica um alerta: evite que coletas sejam deixadas para um retrabalho.
Para conciliar ambas funções e assegurar a eficiência, é fundamental contar com sistemas de gerenciamento de transportes, visto que a comunicação precisa ser fluida e segura para não prejudicar nenhuma operação.
9 – Invista em um sistema de gerenciamento de transporte
Investir em um sistema de gerenciamento de transporte, como o DMS, por exemplo, permite maior eficiência e monitoramento do que acontece desde o planejamento de ações de rotas até sua conclusão. Procure um sistema robusto capaz de coordenar e gerenciar a operação de ponta a ponta, desde a saída do centro de distribuição até o cliente final. Um bom software fornece informações em tempo real, identifica problemas e desvios de rotas, acompanha o status do pedido e realiza cálculos para otimização de tempo e espaço.
Benefícios da roteirização na logística
Até aqui você entendeu que a boa estratégia de rotas é crucial para alcançar maior produtividade, economia e eficiência para o seu negócio. Você também conheceu as ações que devem ser aplicadas no dia a dia para alcançar os melhores resultados.
Para detalhar ainda mais a importância da roteirização logística, listamos a seguir uma série de benefícios proporcionados:
Mais agilidade na adaptação de um roteiro
Quando você tem um bom planejamento de rotas, com tudo muito bem detalhado e todos os cenários desenhados, fica muito mais fácil efetuar qualquer ajuste em caso de mudanças e imprevistos, os quais são inevitáveis.
Isso se torna ainda mais prático quando se utiliza o sistema WMS, que auxilia na organização interna do armazém (incluindo a formação de cargas), integrado a um YMS (responsável pela organização do pátio) e a um sistema de gerenciamento de transportes. Esse último possibilita a criação de inúmeras rotas de envio como teste, considerando diferentes possibilidades do trajeto, tempo máximo de execução de atividade e também critérios como veículos, tamanho da frota, ocupação de veículos, mão de obra e a necessidade de terceirizados.
A grande vantagem da utilização de softwares é a dispensa da elaboração de roteirizações manuais, permitindo que você tenha maior flexibilidade na hora de criar e adaptar roteiros de entregas e coletas, acompanhar os resultados em tempo real e alterá-los de forma rápida mediante algum problema ou novas demandas.
Redução dos custos operacionais
A roteirização logística proporciona maior economia nos custos operacionais, uma vez que cria as melhores rotas de envio e coleta aplicando algumas condições como: planejamento de horários, melhores rotas de transporte, escolha dos veículos ideais e aproveitamento do espaço disponível no veículo. Com isso, há uma queda nas despesas e a garantia de que seus recursos são utilizados de forma inteligente, sem desperdícios.
Melhor relacionamento com o cliente
Um erro cometido por muitas empresas no mercado é a falta de preparo na hora de realizar uma entrega ou, até mesmo, uma coleta ao seu consumidor final. Isso pode minar completamente a relação, causando, inclusive, danos na reputação da marca. O cliente atual prioriza empresas que são capazes de entregar pedidos de forma rápida, eficiente e segura, e que oferecem uma política de troca, devolução e logística reversa eficiente.
Com a roteirização logística, você organiza os serviços de coletas, envios e reenvios, garantindo não apenas maior agilidade e economia para a empresa, como também a fidelização do cliente, visto que terá sua demanda resolvida de forma eficiente.
Se a sua empresa atua no e-commerce ou omnichannel, onde há uma pressão ainda maior por velocidade no atendimento, considere implantar o sistema OMS, que auxilia na orquestração e acompanhamento de todos os pedidos. Com uma boa estratégia de roteirização e o uso de uma tecnologia especializada como o OMS, você garante o máximo de eficiência em todas as etapas, desde o momento em que o pedido é efetuado até a sua entrega ao destinatário final.
Visibilidade da frota
O planejamento da roteirização logística busca também compreender o tamanho da frota de veículos disponíveis para serviços de entrega e coleta. Entender números e dimensões facilita na hora de calcular a quantidade de produtos a serem coletados e enviados ao destinatário.
Sistemas de gerenciamento de transportes, por exemplo, são capazes de calcular de forma rápida, dispensando a tarefa manual, quais os melhores veículos e indicar rotas e funções para cada um deles, evitando o aumento de gastos com novos veículos terceirizados ou compra de carros sem necessidade.
Conte com a tecnologia para uma roteirização eficiente
Ao chegar ao final deste texto você certamente está convencido(a) de que precisa investir em uma boa estratégia de roteirização logística. Não se trata apenas de uma iniciativa para aumentar a eficiência e reduzir custos, mas de um requisito fundamental para oferecer um serviço diferenciado ao cliente, destacando o seu negócio no mercado.
A boa notícia é que, com a ajuda de sistemas especializados de gestão, como os que citamos ao longo do texto, você organiza os processos e dados, eliminando boa parte dos trabalhos manuais que tomam tempo e interferem na eficiência. Com isso, pode focar no que realmente importa: o crescimento do seu negócio.
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