Por que escolher uma carreira na logística?

Você sabia que a carreira logística está em constante evolução no mercado nacional e internacional? Descubra o que um profissional logístico faz, entenda a importância para o mercado e as vantagens de investir nessa área de atuação.

 

 

carreira_logísticaJá passou pela sua cabeça trabalhar na área da logística? Se a sua resposta foi sim, então esse artigo foi feito para você! Reunimos informações importantes para quem deseja iniciar na carreira logística: qual a perspectiva para o mercado no futuro? Quais as principais funções exercidas nessa área?  Existem vantagens em se tornar um profissional logístico? Essas e outras questões você verá ao longo deste texto.

 

O profissional logístico é responsável por gerenciar recursos, materiais e produtos de uma empresa, independente de seu tamanho ou segmento de mercado. Dentre as suas diversas frentes de atuação estão a gestão do estoque, controle do armazenamento, aquisição de suprimentos, planejamento de movimentações internas e gestão da distribuição entre fábricas, centros e varejo (envolvendo tanto o transporte quanto a entrega dos produtos).

 

Nos últimos anos, principalmente depois da pandemia da Covid-19, muitas empresas se viram na obrigação de mudar seu modelo de negócio, uma vez que o comportamento de consumo da sociedade havia se transformado também. Mais pessoas começaram a realizar compras on-line e parte do trabalho se tornou remoto, fazendo com que tudo fosse feito majoritariamente em casa. Com isso, houve um verdadeiro boom dos comércios eletrônicos.

 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 13.544 oportunidades de emprego foram abertas entre o período de janeiro a maio de 2021. Isso mostra que, apesar da crise econômica e taxas de desemprego cada vez mais altas, o setor logístico continua em crescimento e com boas perspectivas para o mercado.

 

A carreira logística é um ótimo investimento, uma vez que o setor é uma importante aposta de crescimento econômico para o país e para o equilíbrio econômico mundial. Saiba mais sobre o cenário atual da profissão no tópico a seguir.

 

 

Carreira logística e o sucesso dos negócios

 

A partir do momento em que a experiência do cliente e novas formas de consumo se tornaram decisivos na hora de vender, os olhares de todas as empresas que buscam competitividade no mercado estão voltadas para novas estratégias que otimizem seus processos operacionais e aumentem a confiança, satisfação e fidelidade com seus clientes.

 

Garantir que os produtos sejam transportados de forma correta, para o local certo, dentro do prazo determinado e custos cada vez menores é um dos grandes desafios logísticos para empresas que querem se tornar pioneiras em excelência de qualidade e atendimento.

 

É diante deste cenário que se faz presente a figura de um excelente profissional que auxiliará negócios na otimização de seus armazéns e encontrará soluções inteligentes e simplificadas, economizando o máximo de recursos e garantindo uma experiência de qualidade com o consumidor final.

 

Todo e qualquer tipo de segmento no mercado, indústrias, varejos, atacados e até mesmo comércios eletrônicos, independente de seu tamanho, necessita de gestores logísticos para auxiliar em demandas internas, como gerenciamento de estoque, controle e administração de equipe e divisão de tarefas, entre as mais variadas funções. Só assim é possível conquistar o sucesso dos negócios e se manter competitivo e inovador no mercado.

 

 

Vantagens de atuação na logística

 

Agora que você já sabe o que um profissional logístico faz e entendeu que o mercado segue aquecido para essa área, chegou a hora de descobrir as principais vantagens para quem escolhe a carreira logística, e que você também pode se interessar. Confira:

 

1. Oportunidades em constante crescimento

 

Além dos números mencionados anteriormente, sobre o aumento de vagas de emprego na área, outra informação que deve ser levada em consideração é a alta procura por profissionais logísticos.  Segundo dados levantados pela rede social LinkedIn, o profissional de logística foi um dos mais buscados dentro da plataforma no ano de 2021 – as pesquisas subiram 40% em relação ao ano anterior.

 

Logo, a demanda por profissionais qualificados aumentou. Isso é um indicativo de que o mercado se encontra aquecido e de que existem grandes oportunidades para o profissional que desejar investir na carreira logística. Além disso, existem oportunidades para diferentes níveis, atendendo profissionais das mais variadas formações.

 

Outra vantagem é o constante crescimento e valorização da carreira. Uma vez contratado por uma empresa, esse profissional tem a chance de ser promovido, já que as organizações têm priorizado a retenção de talentos, investindo treinamentos e qualificações para funcionários que desenvolvem boas habilidades para cargos de nível superior.

 

 

2. Atuação em diferentes segmentos

 

Em geral, qualquer organização que realiza aquisição e/ou despacho de produtos, seja ela física ou digital, pequena ou grande, assim como qualquer nicho de mercado em que ela esteja inserida, necessita de um profissional logístico. É ele que gerenciará todo o processo envolvendo o fluxo dos itens. No caso de indústrias, operadores logísticos, atacadistas, varejistas e e-commerce, a demanda por profissionais da área é ainda maior, pois envolve um fluxo ainda mais complexo, desde a chegada do produto ou insumo pelo armazém, passando pelas movimentações internas, separação de pedidos até o envio ao cliente, por meio de planejamento, execução de atividades coordenadas e identificação de melhores rotas.

 

 

3. Vagas em diferentes níveis educacionais

 

A carreira logística engloba profissionais de diferentes níveis educacionais. Não necessariamente as vagas são restritas à graduados ou pós-graduados. Cursos técnicos e profissionalizantes também oferecem uma boa base de ensino para que profissionais iniciem sua carreira na cadeia de suprimentos e possam, se assim desejarem, se especializar posteriormente.

 

 

4. Flexibilidade geográfica

 

Diferente de algumas profissões, a carreira logística está em qualquer lugar, seja cidade, estado ou até mesmo país. Você pode encontrar vagas espalhadas em qualquer lugar do mundo, uma vez que praticamente  qualquer empresa necessita desse profissional.

 

Cabe a você escolher aquela empresa que melhor atende suas expectativas, seja em termos de localidade, do segmento que ela está alinhada, da sua cultura empresarial ou de como ela se posiciona no mercado.

 

 

5.  Funções dinâmicas

 

Sem dúvidas, o  que não tem na carreira logística é rotina. É certo que diariamente o profissional será posto à frente de novos desafios, novas atividades a serem realizadas e oportunidades de desenvolvimento estratégico.  Tudo isso mantém o trabalho em constante atividade, interessante e com possibilidade de desenvolver novas habilidades ao longo do tempo, como melhor comunicação, pensamento estratégico, velocidade em encontrar soluções, inovação e espírito empreendedor.

 

 6. Experiência internacional

 

Se o seu desejo profissional é ganhar experiência no exterior e explorar oportunidades de carreira internacional, com o setor logístico é possível! Muitas empresas continuam e visam expandir cada vez mais seus negócios para outras localidades. Com a globalização e os relacionamentos internacionais entre empresas, é possível identificar oportunidades de trabalho ou até mesmo mudança para o exterior.

 

 

7. Horários de trabalho flexíveis

 

É comum que as atividades nas cadeias logísticas sejam desempenhadas em horários distintos. Isso ocorre pelo fato de que os profissionais logísticos precisam cuidar de um fluxo longo, que envolve desde o contato com fornecedores, passando pelo recebimento de mercadorias, guarda de produtos na área de armazenagem, giro interno do estoque, supervisão de equipes, contatos com clientes e, até mesmo, solução de eventuais problemas. Por isso, é provável que você encontre vagas em diferentes horários e, assim, possa adaptar seu trabalho de acordo com seu estilo de vida e preferências, permitindo mais flexibilidade e liberdade na escolha da carga horária.

 

 

8.  Networking e rede de contatos

 

Por fim, e talvez uma das vantagens mais relevantes para o futuro, é realizar networking, ou seja, aumentar sua rede de relacionamentos e contatos. Na carreira logística, é possível conhecer inúmeros mentores e profissionais de outras áreas, uma vez que a integração de setores é necessária. Com isso, você conhece muitas pessoas que podem auxiliar no crescimento profissional.

 

Além disso, a carreira logística oferece um ambiente de trabalho que valoriza o profissional, investe na educação e no conhecimento e proporciona inúmeros treinamentos para aumentar o nível de qualidade do trabalho e sempre evoluir com a empresa. Bons relacionamentos são excelentes para quem deseja construir uma carreira de sucesso.

 

 

Embarque na carreira logística e siga rumo ao sucesso!

 

 

Gostou de saber mais sobre as oportunidades da carreira logística? Para acompanhar as novidades do mercado e se tornar um profissional atualizado, acompanhe a Delage no LinkedIn e mantenha-se informado em nosso Blog sobre as soluções inovadoras para melhorar a logística da empresa em que você desempenha um papel tão fundamental.



Deixe um comentário