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Conheça o Micro Fulfillment Center da Drogaria Onofre e veja quais tecnologias foram fundamentais para que empresa alcançasse um picking ágil e preciso

 

 

picking ágilEm 2018, a Drogaria Onofre se destacou no mercado por oferecer uma entrega extremamente veloz na grande São Paulo: em até 90 minutos, o cliente de e-commerce e televendas recebia o produto em sua casa. Essa velocidade na entrega só foi possível porque a empresa investiu na implementação de seu Micro Fulfillment Center Urbano com a utilização de tecnologias modernas e robustas.

 

O coração dessas soluções foi o WMS Delage® Rx, software que já era utilizado pela Onofre em outras duas operações: o Centro de Distribuição, localizado em Alphaville – São Paulo/SP, e a Dark Store, instalada no bairro da Liberdade – São Paulo/SP. Com o mesmo sistema de gestão, foi mais fácil fazer uma integração entre as operações, facilitando a movimentação dos produtos entre o CD e o novo Micro Fulfillment Center, localizado estrategicamente na Mooca – São Paulo/SP.

 

O WMS também tinha uma outra missão importante: se integrar perfeitamente às automações OSR® Shuttle (G2P) e ao pick-to-light fornecidas pela KNAPP®, de modo a alcançar um picking ágil e preciso. E foi exatamente isso que aconteceu.

 

Com as tecnologias atuando em perfeita sincronia, a Onofre alcançou um picking 4 vezes mais veloz. Com isso, passou a processar 90% dos seus pedidos em menos de  10 minutos. Luis Fernando Silva, Diretor de Logística da Onofre, destaca o grande sucesso alcançado: “Criamos uma experiência de entrega tão rápida, que estamos disputando com uma ida do cliente à farmácia! E estamos ganhando: além da rapidez, entregamos maior comodidade, praticidade e segurança”.

 

 

Parceria com a Delage

 

osr shuttle
O WMS Delage® Rx se integrou perfeitamente à OSR® Shuttle (G2P) KNAPP® / Foto: © KNAPP AG

Ao convidar a Delage para ser sua parceira neste novo e importante projeto, a Drogaria Onofre esperava que a empresa oferecesse uma solução flexível e com funcionalidades específicas para uma operação de alta performance; a integração do WMS às automações anteriormente citadas, bem como ao push-sorter da Optimus®, além do ERP da SAP® e do sistema de e-commerce da empresa VanRooy®;  a implementação do módulo WES (Waveless/Order Streaming, multiorder picking, put-wall & pack station) para ganhos expressivos de produtividade; o monitoramento em tempo real da operação; e a sincronia com uso de RFID entre o CD e o Micro Fulfillment Center, favorecendo o processo de recebimento e armazenagem da automação.

 

Todos esses requisitos foram cumpridos com êxito. Para a Onofre, a Delage elaborou um projeto capaz de suportar o crescimento dos negócios e melhorar o atendimento ao cliente de várias maneiras.

 

“Toda a expertise da Delage em projetos de automação na cadeia de abastecimento farmacêutica na América Latina possibilitou que implementássemos no Brasil o novíssimo conceito de Micro Fulfillment Center Urbano trazido pela Drogaria Onofre – que consolidou sua liderança no e-commerce farma no País! É a única com same day delivery em até 1h30 na Grande São Paulo!” ressalta Bruno Faria Honório, sócio-diretor da Delage”

 

 

WMS em todas as etapas

 

O WMS Delage® Rx teve um grande protagonismo no projeto, uma vez que deu suporte ao perfeito cumprimento de todas as etapas intralogísticas, como:

 

Recebimento: no CD de Barueri, o WMS identificava previamente os pedidos que seriam separados e despachados para o Micro Fulfillment Center, tratando-os de maneira diferente dos demais, uma vez que eram já separados nos contêineres (bandejas e slots) utilizados no  armazenamento no OSR®. Identificados com RFID na saída do CD Barueri, o recebimentopassou a ser feito de forma automatizada com a leitura das informações do RFID pela automação. Com isso, eliminou-se na Mooca o dispendioso processo de decanting.

 

Separação: o WMS Delage® Rx deu suporte às três modalidades de separação no Micro Fulfillment Center: pick-to-light, utilizado para produtos de alto giro; RF-picking na área de controlados, antibióticos e cadeia de frio, com processo de pick&confirm; e estações goods to person (com o OSR® Shuttle), que armazena os itens e recebe os comandos do WMS quando um pedido chega ao armazém.

 

Armazenagem: como o Micro Fulfillment Center não conta com grandes áreas de armazenagem, a otimização do espaço é crucial. Isso foi conseguido com a solução Slotting do WMS Delage® Rx, que identifica o momento certo para a reposição de cada área, além de criar as tarefas de movimentação que serão executadas ou pela máquina ou por um funcionário.

 

Conferência: no Micro Fulfillment Center da Onofre, o processo de conferência passou a ser dinâmico, com a implantação de quatro soluções principais: 1. Conferência por amostragem. 2. Conferência por desvio de peso. 3. Conferência por divergência na separação. 4. Conferência de totais.

 

Foto Station: na estação que fotografa os pedidos antes de serem enviados aos clientes, o WMS também teve sua atuação, auxiliando na conferência de cada remessa.

 

Packing: a indicação de embalagem em função da cubagem do pedido e modalidade de entrega, com possibilidade de agrupamento de volumes, oferecida pelo WMS Delage® Rx, trouxe não apenas redução de custos como também a facilitação da entrega.

 

Sorter: nessa última etapa, onde pedido é encaminhado ao Sorter da Optimus®, o sistema WMS participou na comunicação com a automação para que as remessas fossem classificadas corretamente, facilitando e agilizando a distribuição dos pedidos.

 

Da separação à expedição parece um processo longo, dada a complexidade da operação. Mas, no Micro Fulfillment Center da Onofre, 90% dos pedidos passavam por todas essas etapas em menos de 10 minutos. Assim, a Onofre conseguiu atender toda a Grande São Paulo com o prazo de entrega em até 90 minutos.

 

Missão dada é missão cumprida!

 

A soma das experiências das equipes Onofre e Delage construiu, ao longo do projeto, mais uma entrega de muito sucesso. O cronograma da empresa farmacêutica previa uma fase de cut-over de 3 meses, mas dado o incrível desempenho do projeto, essa fase durou apenas 11 dias.

 

“Além da automação, investimos em processos, em capacitação profissional, no desenvolvimento de um modelo de gestão diferenciado de entrega e adquirimos um sistema de monitoramento e comunicação para proporcionar maior previsibilidade”, comentou Elizangela Kioko Diretora Geral da Onofre, em entrevista para o site Guia da Farmácia.

 

Dentre os savings importantes para a organização alcançados com o novo empreendimento, destacam-se:

 

– Aumento da performance: 2 vezes mais produtividade por pessoa

– Redução da força de trabalho

– Aumento do nível de serviço

– Redução do índice de ruptura

– Melhor qualidade das operações logísticas, com a diminuição de erros e a padronização de processos em todas as operações da empresa.

 

Assista ao vídeo que mostra o processo de construção do empreendimento e a operação em atividade:

 

 

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