Descubra 7 formas práticas para melhorar o desempenho na gestão do recebimento, evitando atrasos e eliminando custos adicionais
Como é realizada hoje a gestão do recebimento de mercadorias no pátio da sua empresa? Filas de caminhões esperando por orientações para o desembarque, funcionários com tempo ocioso ou realizando horas extras esperando por fornecedores em atraso, reclamações de diferentes setores em relação ao prazo de entrega e expedição de pedidos… Essas e muitas outras situações podem, frequentemente, ser observadas em empresas que não possuem um bom planejamento na hora de realizar a gestão do recebimento.
Falhas quando encontradas na doca, pátio e recebimento, podem demandar mais tempo na realização de tarefas do seu armazém, e quando falamos em tempo de execução, sabemos que isso implica em maiores gastos e, consequentemente, desvantagens no fluxo dentro centro de distribuição, prejudicando todos os setores e planejamento da empresa.
Mas é possível melhorar a logística de seu pátio, visando aumentar a produtividade, otimizar tempo e esforço operacional, ganhar competitividade no mercado, além de garantir aumento em seu faturamento? Acredite, é sim! Abaixo listamos 7 formas práticas para aplicar no pátio na hora de receber as mercadorias do armazém.
# 1 Aumente a visibilidade da remessa e do carregamento
Um dos passos mais importantes a ser considerado no planejamento da gestão do recebimento é acompanhar – se possível em tempo real – a localização da remessa e carregamento do pátio. Gestores podem utilizar tecnologias que permitem o rastreamento, por exemplo, radiofrequência, GPS e, até mesmo, Bluetooth.
#2 Monitore as operações para garantir a segurança e conformidade
Apesar de parecer simples o fluxo de desembarque no pátio, o processo de recebimento exige atenção, desde o momento em que os veículos chegam ao estacionamento até a conferência da mercadoria que será enviada ao armazém pelos colaboradores. Qualquer pequena falha na verificação de listas de segurança e carga inadequada pode gerar conflitos no processo como:
– Ferimentos durante o descarregamento: é preciso verificar como a mercadoria foi embalada e transportada, se ela se encontra em conformidade com os parâmetros recebidos pelo pátio, a fim de evitar danos e acidentes durante o fluxo de recebimento.
– Transferência de mercadoria incorreta: quando o processo de verificação não é realizado com eficiência, o desembarque pode ser feito no local errado, causando transtorno na organização do centro de distribuição, aumentando o tempo de execução de tarefas e diminuindo a produtividade.
Portanto, é fundamental ter um controle rígido das normas de segurança.
#3 Automatize notificações de chegada e saída de caminhões
Assim como é importante acompanhar a remessa e localização de carregamento, receber notificações sobre embarque e desembarque, chegada e saída dos caminhões, é essencial para a organização e movimentação do pátio. Entender e antecipar o movimento de cada veículo faz com que o processo de check-in seja realizado com maior velocidade e eficiência, reduzindo o tempo ocioso dos colaboradores.
# 4 Identifique as zonas do pátio com sinalizações
Empresas com centro de distribuição grande, que possuem diversidade de produtos em seu estoque, recebem mercadorias durante todo dia e de vários locais do país. É provável que nem sempre seus fornecedores enviem os mesmos motoristas em seu pátio, por isso, é importante manter a infraestrutura de recebimento preparada para quem chega. Assim como aeroportos possuem áreas de identificação e estão prontos para receber turistas, você precisa preparar as informações para receber seus fornecedores em sua empresa.
– Identifique as zonas do pátio. Onde os caminhões precisam chegar? Em qual lugar devem descarregar determinados produtos? Existe área específica para reparos? Onde é feita a coleta? Detalhar e etiquetar cada área faz com que os veículos se movimentam com precisão, organização e rapidez.
– Instrua os motoristas a serem responsáveis pela movimentação de seus reboques e a colaborarem com informações importantes sobre as mercadorias.
# 5 Promova treinamentos
Investir em treinamentos para os colaboradores da equipe, assim como motoristas, fornecedores e todos os outros responsáveis pela gestão de recebimento é fundamental para nivelá-los dentro das políticas da empresa, assim como para mantê-los atualizados quanto às orientações sobre procedimentos, protocolos operacionais, regras e prazos. Além disso, se sua empresa possui softwares que automatizam os trabalhos manuais, é importante deixar claro sobre o funcionamento e processo das ferramentas, a forma de operar e acompanhar informações fornecidas pelos sistemas.
#6 Rastreie os KPIs adequados
Para encontrar formas de melhorar o fluxo na gestão de recebimento, assim como analisar se o planejamento e logística estão funcionando, é preciso acompanhar as métricas adequadas do setor. Monitorar o movimento dos fornecedores, tarefas de cada colaborador, taxas de entrega, velocidade de desembarque, taxa de atrasos, ativos sem movimentação no pátio, entre outras especificidades do processo, é possível através de tecnologias avançadas, como por exemplo, o sistema YMS (Yard Management System), ou sistema de gestão de pátio.
#7 Conte com um sistema YMS
O sistema YMS é uma solução responsável por auxiliar no planejamento da gestão de recebimento e ajudar na otimização dos fluxos no pátio. Seja no embarque ou desembarque de cargas, sua principal função é promover a organização e centralização do agendamento de entregas, coletas e da disponibilidade de docas, além de garantir a segurança na entrada e saída do pátio, aproveitando da melhor forma o esforço do trabalho de cada operador.
Com o software, você cria um único canal de comunicação com fornecedores e transportadoras e, assim, consegue ter total controle sobre os agendamentos de entregas e coletas, podendo preparar sua equipe e infraestrutura para que tudo aconteça dentro do prazo e sem congestionamentos.
Entre os benefícios de implementar o YMS em seu gerenciamento de pátio estão:
- Melhor planejamento na gestão do fluxo.
- Agendamento de docas e redução de filas de caminhões no pátio.
- Mais controle no embarque e desembarque de veículos.
- Redução de custos e maior aproveitamento da infraestrutura e esforço de trabalho.
- Otimização e digitalização de processos.
- Análise de desempenho, possibilitando encontrar melhorias para o processo.
Dê o primeiro passo rumo à gestão do recebimento otimizada
Neste artigo você pode compreender que pequenos detalhes fazem toda diferença na produtividade do gerenciamento de recebimento. Além disso, viu que a tecnologia é uma grande aliada na hora de melhorar os fluxos de sua empresa.
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