Como o WMS traz mais eficiência logística ao seu negócio

Você conhece as 3 principais funções do WMS que aumentam a eficiência logística da sua empresa? 

 

eficiencia-logisticaA gente sabe que administrar o fluxo de entrada e saída de mercadorias de uma empresa é um processo que exige um grande planejamento estratégico, afinal, estamos falando de um grande volume de itens e de movimentações distintas acontecendo ao mesmo tempo. No cenário atual, com a alta complexidade logística e um mercado competitivo, esse planejamento é importante e um verdadeiro divisor de águas para a sua empresa, pois quanto mais eficiente for, com maior facilidade você organiza os seus processos internos, e o mais importante: atende às necessidades dos seus clientes de uma maneira rápida e eficaz.

 

Mas, chega um momento em que a produção cresce de uma forma que fica difícil fazer isso manualmente, não é mesmo?! Então, se você quer ter mais rentabilidade e eficiência logística, esse é o momento de investir no sistema WMS. O Sistema de Gerenciamento de Armazéns é um software que adiciona funcionalidades mais robustas para a gestão do estoque e das movimentações, assim como para a execução de tarefas como recebimento, armazenagem, picking, reabastecimento, expedição e carregamento. Com o WMS, as empresas conseguem otimizar o uso dos recursos do armazém (pessoas, equipamentos e área), o que leva a uma grande redução de custos. Além, é claro, de aprimorarem os processos intralogísticos, o que impacta diretamente na eficiência logística e satisfação do cliente.
 
Hoje vamos falar das 3 principais funções do WMS que impactam diretamente no desempenho das operações de sua empresa. Vamos lá?
 
 

1 – Rastreabilidade de ponta a ponta

 
Um dos principais benefícios do WMS é a capacidade de rastrear todas as atividades, funções de trabalho e localização e uso do estoque. O rastreamento fornece uma visão sobre onde os problemas podem estar dentro de uma instalação ou conjunto de processos. Além disso, ele facilita o registro do inventário e a localização eficiente de itens para envio posterior ou montagem. Os gerentes de depósito também podem rastrear onde as mercadorias estão e responder com antecedência a qualquer atraso nas entregas,  gerenciando as expectativas do cliente ou do negócio.
 
Com a rastreabilidade oferecida pelo WMS e a atualização das informações em tempo real, os gestores têm – literalmente em suas mãos – informações valiosas que direcionam a tomada de decisões no armazém, visando o aumento da eficiência logística como um todo. Além disso, essas informações são disponibilizadas aos operadores em monitores localizados em pontos estratégicos do CD, assim, eles se autogerenciam, o que leva a ganhos de produtividade.
 
 

2 – Problemas com o Slotting? Nunca mais!

 
Slotting é o processo que ajuda a definir os parâmetros de armazenamento mais adequados, ou seja, visa alocar os itens no estoque de forma estratégica para otimizar o uso do espaço e facilitar a separação de pedidos. Sem um WMS, o slot até pode ser executado de forma manual, contudo, leva um tempo maior de execução do que deveria ou mesmo à adoção de estratégias obsoletas.
 
É por isso que com o WMS, o salto na eficiência logística é muito maior, pois o sistema toma decisões inteligentes sobre onde alocar cada produto. E é importante destacar que o seu armazém precisa do slotting para ser realmente eficaz. Sem as rotinas de alocação, podem surgir diversos problemas como:
 
– Manuseio excessivo de produtos e um caminho de seleção muito longo, aumentando o tempo e o custo de viagem do separador;
 
– Alocação de produtos em locais incorretos, não respeitando as regras de armazenagem e o giro do estoque. Movimentação no armazém lenta;
 
Você não quer que isso aconteça no seu armazém, certo? Então é hora de transformar seu desempenho com o WMS!

 

> Saiba mais sobre como o WMS ajuda no layout do armazém.

 
 

3 – Agilidade nos processos: conferência, ordens de picking, reabastecimento automático e muito mais

 
Que tal ganhar mais dinheiro com clientes satisfeitos?
 
Quando um cliente tem uma boa experiência de compra, ele vira recorrente e indica você para familiares e amigos. E sabe qual a melhor forma de satisfazer um cliente? Rapidez e qualidade na entrega! E com processos manuais, a agilidade se torna um desafio praticamente inalcançável. Com a automação dos processos oferecida pelo WMS, começando pela conferência na entrada, passando pelo endereçamento das mercadorias, ordens de picking, reabastecimento automático, expedição assertiva e carregamento inteligente, você alcança a tão sonhada eficiência logística que reflete diretamente na experiência do cliente!
 
Na Delage, temos um cliente que conseguiu processar pedidos de e-commerce e televendas em apenas 10 minutos! Com a velocidade alcançada, o prazo de entrega na grande São Paulo baixou para 90 minutos. Não é necessário nem dizer o quanto as vendas aumentaram, certo?
 
 

Mais do que eficiência logística: ROI concreto

 
Sabe o que é melhor disso tudo? O WMS é sinônimo de retorno garantido. A partir de sua implantação você terá mais produtividade, qualidade de serviço e a eliminação quase que total de erros. Quem já utiliza o WMS observou o quanto o sistema traz ganhos concretos, o que justifica o seu alto ROI (Retorno Sobre o Investimento). Afinal, com o software você irá aproveitar melhor a sua mão de obra, o seu espaço e reduzir a insatisfação dos seus clientes. Quer saber mais? Baixe nosso e-book de ROI e veja os números que nossos clientes já alcançaram.