Confira quais passos são fundamentais para que o seu armazém opere com o máximo de eficiência na Black Friday
As perspectivas para a Black Friday de 2024 são boas. Diante do acelerado crescimento do comércio digital, a expectativa é de que as vendas disparem na temporada de descontos. Os números comprovam: de acordo com um levantamento realizado pela Mercado Livre e Mercado Pago, 85% dos entrevistados pretendem ir às compras nesta Black Friday. Outro estudo, feito pela LWSA (antiga Locaweb), revelou que cerca de 62% dos consumidores brasileiros planejam gastar até R$ 3 mil nesta temporada de descontos. A pesquisa mostrou também que 96% pretende realizar as compras online, sendo que a maior procura será por meio de marketplaces, seguido por sites próprios das marcas.
Diante dessa grande oportunidade de aumentar o faturamento, é inevitável questionar: o seu armazém está pronto para esse boom nas vendas?
O preparo da estrutura logística diz muito sobre o sucesso do seu negócio na Black Friday. E vale a pena se concentrar nisso, afinal, as chances de lucratividade são altas para as empresas que se destacarem em velocidade de entrega, facilidade de trocas e devoluções e preços convidativos no frete.
Contudo, para oferecer um serviço ágil e qualificado ao cliente, não basta apenas cuidar de um ou outro processo no armazém. É preciso ter um olhar 360°, afinal, estamos falando de um fluxo semelhante a uma linha de produção, onde uma etapa depende da anterior e da seguinte. Por exemplo, se houver erros na armazenagem, o picking pode ser impactado. Se há uma separação incorreta, a expedição será dificultada. Nesse sentido, ao preparar o seu armazém para a Black Friday, você deve seguir, primeiro, a premissa principal: produto certo, na hora certa, no local certo. Além disso, é necessário adotar estratégias que garantam o máximo de agilidade e precisão na execução de cada tarefa. Neste texto, te ajudaremos com algumas dicas fundamentais.
Como preparar o armazém para a Black Friday: visão geral
De modo geral, para ter um armazém organizado e capaz de lidar com o alto volume de vendas na Black Friday, você precisa ter:
– Layouts de armazém e fluxos de trabalho adequados
– Integrações de software confiáveis para todas as partes do seu negócio
– Boas relações com fornecedores
– Relatórios confiáveis e, de preferência, com atualização em tempo real
– Equipe bem treinada
Pode ser que você precise adquirir uma quantidade adicional dos itens de maior saída e, nesse caso, ter um layout adequado, fazendo o uso correto do espaço de armazenagem, será crucial para manter a organização do estoque e o fluxo de trabalho em perfeita atividade. É importante considerar também o preparo da sua equipe e a sua estrutura atual, incluindo a tecnologia utilizada. Será que eles estão prontos para lidar com a alta demanda? Esse questionamento não pode ser esquecido.
Para facilitar ainda mais o preparo do seu armazém para a Black Friday, compartilhamos, a seguir um checklist com os principais pontos que devem ser considerados. Lembre-se de que uma pequena ineficiência em um único processo pode colocar tudo a perder. Por isso, todos os itens devem ser cuidadosamente analisados.
Checklist para preparar o armazém para a Black Friday
Confira a seguir todos os quesitos que precisam ser contemplados para que o seu armazém alcance plena eficiência no atendimento às vendas da Black Friday:
1 – Revise o histórico de vendas para garantir níveis de estoque suficientes.
2 – Reorganize o layout do seu armazém considerando a Classificação ABC: itens de maior saída devem estar mais acessíveis e próximos da área de expedição.
3 – Tenha todos os recursos do seu armazém preparados com antecedência, incluindo equipamentos, materiais de embalagem e recursos humanos. Não se esqueça de fazer a manutenção prévia dos equipamentos.
4 – Certifique-se de que todos os produtos e endereços estejam devidamente sinalizados.
5 – Assegure-se de que seu armazém tenha definido adequadamente as áreas de preparação de pedidos e que as linhas estejam devidamente balanceadas.
6 – Verifique se a modalidade de picking utilizada é a mais adequada para o seu negócio. Para a separação de itens fracionados, por exemplo, nós indicamos o Batch Picking associado ao Put to Wall.
7 – Revise as suas estratégias de reabastecimento de estoque, verificando se os procedimentos para a reposição são precisos e eficazes.
8 – Teste todas as suas tecnologias e assegure-se de que os sistemas estão perfeitamente integrados.
9 – Verifique se há necessidade de contar com mão de obra adicional e, caso positivo, faça as contratações com antecedência.
10- Treine a sua equipe para a execução dos trabalhos e também para as possíveis ocorrências e como resolvê-las.
11 – Garanta o máximo de segurança no fluxo interno. Como haverá um alto trânsito de pessoas no armazém, cheque se todas as áreas dedicadas aos pedestres estão sinalizadas, assim como as de trânsito de equipamentos. Também certifique-se de que apenas o pessoal autorizado opere as empilhadeiras e outros equipamentos.
12 – Esteja pronto para inventariar as mercadorias de alta rotatividade.
13 – Acompanhe o desempenho da sua operação em tempo real.
14 – Realize testes e simulações antes do grande dia.
Pode parecer difícil revisar todos esses pontos e garantir que os processos sejam executados com o máximo de eficiência e precisão, mas existem dois grandes aliado que te ajudam em praticamente todas as tarefas listadas: o sistema WMS e o sistema OMS.
Com a ajuda do WMS, você tem um endereçamento eficiente; monitora todas as movimentações; conta com o slotting e o Kanban (permitindo o melhor uso do espaço e rotação correta do estoque); gera ondas de picking automaticamente, com a hierarquização dos pedidos e a convocação ativa dos funcionários; realiza a conferência na expedição para assegurar que o pedido está correto; dentre outras funcionalidades cruciais.
O WMS também oferece a Gestão à Vista, ou seja, você e sua equipe tem em mãos dashboards e indicadores da operação que são atualizados em tempo real, permitindo uma resposta ágil a qualquer atraso ou intercorrência. Além disso, o sistema oferece modalidades de inventário cíclico que são inseridas na rotina da sua operação, garantindo o máximo de acuracidade. É por esses motivos que destacamos mais um requisito para o sucesso na Black Friday: contar com um sistema WMS integrado aos demais softwares utilizados na sua empresa. A tecnologia fará uma enorme diferença nos seus resultados!
Já o sistema OMS é a base para quem deseja ter um espaço consolidado no comércio unificado. A plataforma integra todos os canais de venda e estoques em um único lugar, permitindo aos gestores e suas equipes visualizarem todos os pedidos (sejam do site, marketplaces, iFood, Rappi, etc.) em tempo real, garantindo que sejam atendidos com a prioridade e precisão necessárias. Essa centralização não apenas melhora a experiência do cliente, reduzindo erros e atrasos, como também otimiza os recursos da operação, ajudando a evitar excessos ou rupturas de estoque.
Com um OMS eficiente, é possível implementar estratégias como ship from store (envio diretamente de lojas físicas), click and collect (retirada em loja) e, até mesmo, ajustar o estoque disponível por canal conforme a demanda, maximizando vendas durante o período de pico da Black Friday. Portanto, o sistema se configura como uma peça-chave para operações ágeis e integradas, garantindo que a sua empresa esteja preparada para atender o consumidor com mais comodidade e qualidade.
Outra vantagem do o OMS é que a plataforma oferece insights valiosos sobre o comportamento de compra, permitindo ajustes rápidos nas estratégias de venda e reposição de produtos. Em uma Black Friday, onde cada segundo e decisão fazem diferença, contar com essa tecnologia pode ser o diferencial para superar as expectativas dos clientes e conquistar resultados acima da média.
Venda mais e conquiste os clientes
Não é novidade para ninguém que o consumidor de hoje é muito mais exigente do que o de anos atrás. Isso decorre não apenas da digitalização, que permitiu uma aproximação entre empresa e cliente e que deu voz aos compradores nas plataformas on-line. É também em razão do aperfeiçoamento que os grandes players têm efetuado em seus negócios, especialmente no que tange ao atendimento ao cliente. Quanto mais benefícios, comodidade e conforto essas companhias oferecem, maior a expectativa do consumidor em relação às demais empresas com as quais se relaciona.
Portanto, se você realmente quer se destacar a Black Friday de 2024, é hora de priorizar a logística, pois a satisfação do seu cliente depende muito de bons processos em seu armazém. Aproveite as dicas que compartilhamos e coloque-as em prática. E se quiser se aprofundar ainda mais nesse tema, acesse um texto que publicamos anteriormente, o qual reúne questionamentos importantes a serem feitos durante a revisão do seu armazém e o preparo para a Black Friday. Boas vendas!