Veja como o WMS pode trazer ganhos importantes para a sua operação, saiba o que você deve considerar ao implantá-lo e como avaliar o retorno sobre o investimento
O ano de 2020 começou com o mercado aquecido e grande confiança na retomada econômica do Brasil. A tendência é um aumento significativo do consumo, o que significa mais oportunidades para a sua empresa crescer. Mas é preciso estar preparado para aproveitar esse cenário promissor. Investir em tecnologia torna-se premissa básica para quem quer qualificar seus processos, reduzir custos e o mais importante: conquistar a satisfação do cliente. E, em se tratando de logística, contar com o WMS deve ser prioridade para alcançar esses objetivos.
Neste texto, vamos falar sobre as oportunidades do mercado e a importância de inovar com inteligência. Você também vai conhecer os benefícios que o WMS traz para sua empresa e entender por que você deve priorizar a sua implantação em 2020.
Recuperação econômica = oportunidades
As expectativas para a economia do Brasil em 2020 são animadoras. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a economia deve crescer 2,5%, sendo puxada pelo aumento de 2,8% do PIB Industrial. Ainda segundo a entidade, dados recentes indicam aumento do consumo, em consequência da queda da taxa básica de juros (Selic) e da paulatina recuperação do mercado de trabalho.
Mas, juntamente com essa expectativa otimista, vem um grande desafio: a necessidade de qualificar e personalizar cada vez mais a experiência do cliente, dada a alta concorrência do mercado. Os grandes players já perceberam a importância de colocar o cliente no centro dos seus negócios e isso tem forçado as demais empresas a investirem mais na qualificação do atendimento.
Com a grande expansão do comércio eletrônico e a experiência omnichannel (multicanal) ganhando cada vez mais força, a logística passou a ocupar lugar de destaque no planejamento estratégico das empresas, afinal, ela tem ligação direta com a satisfação do cliente. Em outras palavras, podemos dizer que as empresas passaram a entender que a logística é uma alavancadora de resultados: quanto mais aprimorada estiver a sua gestão, maiores as chances de ganhar o cliente.
É importante ressaltarmos também que vivemos em uma sociedade imediatista e isso já atingiu o consumo. O cliente não quer mais esperar muito tempo para receber um produto que comprou online. Da mesma forma, se consultou um produto na internet e resolveu comprar na loja física, esse item precisa estar disponível naquele momento. Para que tudo isso aconteça, é preciso cuidar muito bem da intralogística, ter um bom gerenciamento de estoque e alta performance nos processos.
Inovar com inteligência
Cada vez mais têm surgido novas tecnologias e soluções inovadoras para o mundo dos negócios. E, se antes, elas eram privilégios de poucos, hoje estão mais acessíveis e facilitando muito o trabalho e a gestão, seja no negócio de um pequeno comerciante ou de um grande empresário.
O que então diferencia uma empresa da outra?
O entendimento de que inovar não é simplesmente adquirir tecnologia, e sim fazer os avanços com inteligência, selecionar a ferramenta certa para otimizar os processos, tornando-os mais eficientes, mais autônomos e mais customizáveis. As grandes empresas hoje percebem que é fundamental:
Ter preparo e abertura para transformações rápidas
Investir continuamente no aperfeiçoamento de pessoas, processos e estrutura
A famosa frase “começar pequeno, pensar grande e agir rápido” nunca foi tão oportuna para os dias atuais. Multinacionais como a Amazon estão chegando com uma eficiência que deixa os seus concorrentes assustados. Assim como ela, Google e Netflix investem bilhões em tecnologia. Se você pensa que hoje a sua empresa possui concorrentes, espere para ver como será amanhã.
É por isso que você não pode adiar a aquisição de inovações importantes para o seu negócio. Na operação intralogística, o WMS, software de gestão de armazéns, vai te dar todas as condições de alcançar uma alta performance no processamento das demandas e na entrega, estando pronto para competir em pé de igualdade com os principais players do mercado.
Se as grandes empresas conseguem fazer entregas expressas ou ter agilidade nas devoluções e trocas, por que a sua não pode também? Contando com o sistema WMS, essas questões deixarão de ser um problema para se transformar em diferencial competitivo.
O que o WMS faz pela sua operação
Primeiro, vamos analisar os benefícios da implantação de um WMS na operação intralogística. Podemos começar dizendo que o sistema pode processar dados rapidamente e coordenar movimentos e tarefas dentro do armazém. Ele também é capaz de produzir relatórios, apresentar indicadores em tempo real e lidar com grandes volumes de pedidos, como é o caso das operações de comércio eletrônico. Com todos esses benefícios, o resultado não poderia ser outro: aumento de produtividade e redução de custos.
O sistema WMS está presente em todas as etapas do processo intralogístico: recebimento, armazenagem, separação (picking), embalagem e carregamento /expedição. Os benefícios potenciais de ter o software em vigor incluem:
✔ Gestão eficiente e eficaz do trabalho
✔ Visibilidade e rastreabilidade do estoque
✔ Contagens precisas de inventário
✔ Menos erros de separação
✔ Menos retornos/devoluções por erros no processamento de pedidos
✔ Gestão eficiente da logística reversa
✔ Relatórios precisos
✔ Visibilidade remota de dados
✔ Reabastecimento automático
✔ Melhor atendimento ao cliente
✔ Redução significativa no uso de papel
E os ganhos não param por aí. Com o WMS, sua gestão será facilitada e você poderá canalizar o seu tempo para o que realmente importa. Confira aqui mais benefícios que o sistema oferece.
Com a sua empresa pronta para vender mais e oferecer o melhor atendimento ao cliente, as chances de ser bem-sucedido neste momento promissor na economia crescem consideravelmente. Confira a seguir o que você precisa considerar antes de implantar um WMS.
O que considerar na hora de escolher um WMS
Antes de iniciar um projeto de planejamento e implementação do WMS, você precisa ter certeza de que obterá benefícios comerciais significativos. A primeira coisa a fazer antes de escolher um WMS é descobrir o que você pode gastar nele e qual seria o retorno necessário para justificar o custo. Como parte disso, você deve ter critérios rigorosos e mensuráveis de sucesso (as métricas são muito importantes para reconhecer o sucesso ou o fracasso).
Lembre-se de que o retorno pode não ocorrer nos primeiros seis meses, pois você precisará preparar a sua empresa para a mudança (saiba mais sobre Gestão de Mudança) e treinar as pessoas, mesmo no sistema mais intuitivo. Existem muitos casos em que o retorno ocorre logo após o primeiro dia, mas isso depende do seu sistema atual e do novo que você irá escolher. Verifique se você tem uma ideia clara dos cronogramas de implementação esperados, pois eles podem ser afetados por variações sazonais, etc.
A maioria dos projetos de planejamento e implementação do WMS duram de 2 a 3 meses a partir da data de assinatura original. No entanto, implementações em larga escala podem demorar muito mais. Isso ocorre porque deve haver tempo para treinamento, aquisição de dados, design funcional, teste (crítico), compra de hardware, teste de aceitação do usuário, implementação etc.
Não pense que você poderia comprar um sistema qualificado hoje e implementá-lo amanhã. Se você estiver integrando sistemas de terceiros, isso também pode levar tempo, pois nem todo fornecedor de terceiros responde em tempo hábil. Entretanto, o importante é dar o primeiro passo para iniciar a transformação do seu negócio.
Para avaliar a melhor opção, além de analisar a RFP (Request for Proposal) e conferir se o sistema conta com todas as funcionalidades que a sua operação precisa, é importante calcular o retorno potencial do sistema. Uma boa maneira de fazer isso é falar diretamente com as pessoas que usam o WMS daquele fornecedor, sempre que possível. Vale também conhecer os cases e visitar as operações de algum cliente da empresa fornecedora para que você veja de perto os ganhos alcançados.
Retornos gerados pelo WMS
Para te ajudar a ter uma visão macro dos ganhos que o WMS pode gerar, listamos alguns resultados que foram gerados em empresas que já utilizam o sistema:
➡ Picking e packing mais rápidos e precisos
➡ Mais pedidos atendidos por dia
➡ Maior acuracidade de estoque
➡ Redução no headcount
➡ Mais produtividade por pessoa
➡ Relatórios em tempo real (Gestão à Vista)
➡ Integração com sistemas de terceiros
Para obter os melhores resultados já no início do uso do sistema, é importante que você otimize o layout do seu CD. Ainda que o WMS trabalhe com a sugestão de endereçamento para o melhor uso do espaço de armazenamento e a redução de movimentações, uma boa organização antes de implantação fará com que tudo ocorra com mais tranquilidade.
A demarcação de estruturas e caminhos internos, bem como códigos de barras e etiquetas em estantes e estoques, será crítica. Você também deve fazer um cálculo de quantos dispositivos provavelmente precisará agora e no futuro.
Qualquer que seja o sistema utilizado, certifique-se de fazer um balanço completo do estoque e ser o mais preciso possível. Embora, com o tempo, um bom WMS seja capaz de corrigir isso, fazendo essa preparação, o payback virá o quanto antes e a acuracidade tende a alcançar excelentes percentuais.
Uma outra observação importante: quando você escolhe um fornecedor e passa pelas etapas de implantação, deve poder medir diretamente todos os objetivos e metas que foram definidos durante a fase de planejamento. Então, não se esqueça de acompanhar todos os indicadores para se certificar de que tudo esteja correndo bem.
Lembretes principais para qualquer implantação de software
Por fim, listamos algumas observações importantes relacionadas à implantação de qualquer software e que, portanto, também valem para o WMS:
✔ Escolha seu fornecedor com base na qualidade, não apenas no custo.
✔ Testes e treinamentos são fundamentais
✔ Certifique-se de que que as pessoas necessárias ao projeto tenham disponibilidade de tempo para acompanhar a implantação e fornecer todas as informações necessárias à empresa de tecnologia.
Um WMS é mais do que um sistema de controle de estoque e uma ferramenta de gestão de dados. É um sistema que ajuda a automatizar os processos em sua operação logística, garantindo mais precisão e velocidade e o melhor uso dos recursos da sua empresa (pessoas, equipamentos e área).
Lembre-se: seus armazéns estão sob crescente pressão para se adaptar às rápidas mudanças na demanda do consumidor. Sem um bom planejamento, um WMS robusto e tecnologia adequados, sua operação de logística não será capaz de atender a esse novo padrão de serviço.
Portanto, não dá mais para adiar a implantação de um sistema que vai fazer toda a diferença na forma como você atende às expectativas do cliente. Traga o WMS para a sua empresa e esteja pronto para aproveitar as oportunidades de expansão do seu negócio!
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