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Outsourcing pode ajudar nas dores do seu negócio e deixá-lo mais eficiente 

 

 

Nem sempre é fácil gerenciar um negócio. É preciso estar atento ao processo de produção, à legislação vigenteà armazenagem, ao transporte e distribuiçãoao relacionamento com o clientedentre outros pontos cruciais. Porém, a globalização e a tecnologia permitiram que essas tarefas pudessem ser delegadas para fora do armazém. É nesse sentido que surge o conceito de outsourcingque nada mais é que a terceirização. 

 

 

Hoje em dia, desde as empresas iniciantes até as mais experientes que estão em busca de novas oportunidades utilizam o outsourcing como uma excelente estratégia de sobrevivência. Na verdade, em 2019, 90% das empresas Fortune 500, uma lista anual publicada pela revista Fortune que contém as 500 maiores corporações dos Estados Unidos por receita total, estavam trabalhando com fornecedores outsourcing, de acordo com um relatório da Armstrong & Associates. Para se ter uma noção do que isso significa em termos de investimento, apenas em 2019, essas empresas gastaram US $ 212,8 bilhões em terceirização. 

 

 

Para te ajudar a entender sobre o assunto, neste texto vamos explicar o que é outsourcing e mostrar os benefícios de implementá-lo e em quais pontos você precisa ficar atento. 

 

Afinal, o que é outsourcing? 

 

Outsourcing é a utilização de um fornecedor externo (também conhecido como terceiro) para lidar com diferentes funções da cadeia de suprimentos. É utilizado para serviços que uma empresa não pode fornecer para si mesma ou de forma eficiente. 

 

 

Antigamente, muitas indústrias fabricavam e armazenavam os seus produtos, tinham sua própria frota de transporte e buscavam distribuir essas mercadorias, tudo sob sua própria gestão. Hoje, isso não é necessário. É possível utilizar a terceirização para serviços de logística, incluindo transporte, armazenamento, cross-docking, gerenciamento de estoque, embalagem etc. Muitas empresas estão terceirizando, inclusive, outras funções secundárias, como contabilidade, TI e recursos humanos.  

 

É possível terceirizar vários segmentos ou mesmo toda a cadeia de suprimentos. Assim, a empresa contratada toma as decisões operacionais do dia a dia, enquanto a equipe interna se concentra em gerenciar os projetos maiores O gestor, normalmente, considera outsourcing da logística quando há uma mudança na estrutura ou estratégia da empresa, ou simplesmente quando os custos estão aumentando e os níveis de serviço estão caindo. Você está pensando em entrar em novos mercados geograficamente ou em um novo segmento de clientes? A terceirização pode ser capaz de fornecer a flexibilidade de crescer com menor risco de investimento de capital durante essa transição para sua empresa. 

 

 

Para ajudá-lo a tomar a decisão certa para sua organização, vamos listar alguns benefícioe pontos de atenção a serem considerados. 

 

Vantagem de aplicá-lo ao seu negócio

 

 

O grande diferencial do outsourcing é contar com especialistas em uma área que a empresa não tem tanto conhecimento ou mão de obra especializada. Veja as vantagens de utilizar o conceito em seu negócio: 

 

 

Redução de custos  

 

É possível reduzir despesas com o transporte, o armazenamento, atendimento ao cliente, entre outros. O outsourcing tem a capacidade de fornecer uma variedade de serviços em um único ponto de contato. Isso eliminará custos internos e entre vários fornecedores. 

 

 

Possibilidade de concentrar-se nas principais competências do seu negócio 

 

Gerenciar uma empresa pode ser desafiador, não é mesmo? E se você pudesse designar uma tarefa a um parceiro que faria um trabalho incrível, ao mesmo tempo em que cobraria um preço justo que lhe permitisse alcançar seus próprios objetivos financeiros? Ou apenas dar a você mais tempo para pensar em itens gerais, como estratégia, tornando os processos mais eficientes ou expandindo suas operações? Com a terceirização isso é possível. Dessa forma, sua energia estará direcionada em prol do crescimento de sua empresa. 

 

 

Tecnologia especializada e atualizada   

 

Uma das principais vantagens de utilizar o outsourcing é o acesso que você terá à tecnologia mais recente. Todos os dias há inovações no mercado. Com a terceirização você tem um leque de opções e pode escolher o que será mais eficiente para você. 

 

 

Mão de obra competente 

 

Devido a sua ampla experiência, um outsourcing incluirá pessoas, processos e tecnologia em um nível além do que uma única empresa pode desenvolver de forma independente. Assim, você terá uma equipe mais qualificada e com um custo menor. 

 

 

Aumento da satisfação do cliente 

 

A partir do momento em que você oferece o melhor para seu cliente, seja em relação à entrega ou ao atendimento, ele irá não só elogiar seu negócio, como indicar seus produtos e serviços. Ou seja, todos saem ganhando. 

 

 

Pontos de atenção 

 

 

É importante ficar atento à alguns pontos, antes de implementar o outsourcing em sua empresa. São eles: 

 

 

Comunicação ineficiente 

 

Concentre-se no relacionamento entre a sua empresa o seu consumidor. É importante estabelecer uma linguagem única entre você e seu outsourcing. A falta de consenso e comunicação pode levar a ineficiências ou atrasos nas entregas. Portanto, comunique-se com seu terceirizado e tenha certeza de que todos estão alinhados nos mesmos propósitos e preparados para envolver o cliente e oferecer o melhor. 

 

 

Como a tecnologia será integrada? 

 

A integração com a tecnologia pode ser o maior desafio. Os dados devem fluir entre os sistemas e todas as partes devem ter visibilidade profunda para gerenciar. A não integração leva a relacionamentos fracassados e frustações para seu consumidor final. 

 

 

Atenção especial à empresa terceirizada 

 

É importante ficar atento e conhecer a empresa que será terceirizada. Busque referências, conheça os seus antigos projetosa ética e cultura do negócio. Se você escolher um fornecedor de terceirização de logística, certifique-se de visitar as instalações e obter um entendimento completo de como a operação funciona. 

 

 

Fatores a serem considerados ao escolher um outsourcing 

 

 

Antes de entrar em contato com as empresas terceirizadas é importante definir suas expectativas e delinear o que você deseja alcançar. Afinal, fazer as perguntas certas é o caminho para construir uma relação bem-sucedida. 

 

Procure as companhias que mais se alinham aos objetivos da sua empresa. Avalie as ofertas de serviços e soluções de cada uma, além do nível de automação. É importante analisar os pontos fortes e fracos de cada uma antes de escolher a melhor para seu negócio. 

 

Outros fatores importantes a serem considerados: 

 

– Empresas que os terceiros atendem ou já atenderam 

– Especializações e certificações  

– Avaliações de clientes atuais e anteriores 

– Iniciativas de melhoria contínua e participação 

– Foco na qualidade e desempenho 

 

 

Quando devo utilizar o outsourcing? 

 

 

É importante entender quando investir em um outsourcing dedicado e quando é mais viável desenvolver recursos para melhores serviços internos. Essa decisão pode ser difícil e não existe uma resposta certa. Tudo depende dos seus planos para o futuro e do quanto está disposto a gastar. 

 

Mas, se decidir terceirizar, aqui estão alguns sinais indicadores: 

 

A estrutura ou estratégia geral da sua empresa está mudando 

– Seus custos estão aumentando na logística enquanto seus níveis de serviço estão caindo 

– Você está experimentando um crescimento rápido e precisa escalar rapidamente 

– Você está entrando em um novo mercado geograficamente 

– Você luta para recrutar e reter os melhores talentos de logística 

– Uma área de sua cadeia de suprimentos precisa de mais flexibilidade 

 

 

Outsourcing de TI  

 

 

A tecnologia é, hoje, a espinha dorsal de qualquer empresa e, na cadeia de suprimentos, o software WMS exerce um papel de suma importância. O sistema é um componente essencial da estratégia de distribuição de uma empresa, especialmente em uma cadeia de suplementos que está cada vez mais complexa. Com o outsourcing você não precisa produzir a sua própria tecnologia. Ao invés de desenvolver seu próprio software, que pode ter problemas de integração e outros gargalos, você pode contar com um bom fornecedor, o qual deve estar sempre próximo, oferecer soluções escaláveis e aderentes, e focar sempre na satisfação do seu cliente.  

 

 

Mas como saber qual o parceiro ideal? Para maximizar os resultados com o WMS, é preciso fazer uma escolha acertada. Para tanto, alguns passos são importantes. Baixe agora o nosso checklist e veja como escolher o melhor sistema WMS para o seu negócio.