Saiba como o sistema OMS pode melhorar a estratégia omnichannel, integrando todos os canais de vendas e garantindo uma experiência de compra superior e maior lucratividade ao seu negócio.
O conceito e a estratégia omnichannel surgiram em resposta às mudanças comportamentais do consumidor e também pela transformação das demandas no mercado moderno. É possível observar essa mudança histórica ao longo do tempo: à medida que as novas tecnologias avançaram e o acesso à internet se tornou mais disseminado, os consumidores mudaram suas rotinas e estilos de vida e começaram a exigir experiências de compra mais integradas e fluidas, independentemente do canal escolhido.
Essa necessidade impulsionou o desenvolvimento de um mercado omnichannel, um modelo que proporciona uma experiência de compra unificada, conectando todos os pontos de contato entre o consumidor e a marca – seja online, em lojas físicas, por meio de dispositivos móveis ou qualquer outra plataforma disponível.
No Brasil, a estratégia omnichannel tem mostrado um crescimento significativo. De acordo com um estudo encomendado pela Adyen junto ao Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (CEBR), o omnichannel está presente em 30% dos varejistas nacionais, com 8% deles prevendo um crescimento de receita em 2024.
Esses dados refletem a crescente adoção dessa estratégia por empresas que buscam atender às expectativas dos consumidores modernos e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Com o mercado evoluindo, fechar os olhos para essa estratégia pode levar à obsolescência, enquanto a adoção de tecnologias adequadas pode garantir maior visibilidade e lucratividade.
Mas, por onde começar?
Ao longo deste artigo, falamos como uma estratégia omnichannel eficiente pode ser implementada e como o sistema de gerenciamento de pedidos (OMS) se revela um grande aliado nesse processo, proporcionando uma experiência integrada e melhorando os resultados de negócios.
O que é uma estratégia omnichannel eficiente?
Antes de avançarmos aqui, vamos entender a importância de desenvolver uma estratégia omnichannel eficiente. Para isso, iremos comparar duas empresas fictícias: Loja A e Loja B.
No nosso cenário, a Loja A é composta em suas operações por processos manuais. Sendo assim, cada canal de venda pertencente à marca, seja loja física, e-commerce ou redes sociais, operam de forma isolada, sem qualquer integração.
Esse sistema operacional acaba resultando em alguns problemas, como:
- Inventário constantemente desatualizado, mostrando produtos como disponíveis no site que muitas vezes estão, na verdade, esgotados.
- Pedidos online processados manualmente.
- Atraso ou aumento no tempo de envio.
- Experiência do cliente fragmentada, pois o comprador não consegue realizar trocas ou devoluções de produtos comprados online nas lojas físicas, e vice-versa.
- Falta de centralização de informações.
- Tomadas de decisões sem fundamentos e pouco estratégicas.
Por outro lado, a Loja B se destaca no mercado ao adotar uma estratégia omnichannel alavancada por ferramentas de automação e, principalmente, por um sistema OMS. O que permite que a marca tenha:
- Inventário atualizado em todos os canais em tempo real.
- Acesso a informações precisas sobre a disponibilidade de produtos em cada canal de venda.
- Acesso aos status de cada pedido.
- Pedidos processados rapidamente.
- Redução no tempo de envio e erros.
- Experiência de compra integrada.
- Logística reversa eficiente.
- Centralização de todas as informações de vendas, estoque e comportamento do cliente.
- Possibilidade de planejamento estratégico e inteligente, com base em históricos e análises.
A partir desse comparativo, é possível constatar que a adoção de um sistema OMS transforma a estratégia omnichannel, na medida em que o software oferece todas as ferramentas necessárias para que a empresa ofereça uma experiência de compra verdadeiramente unificada e com alta eficiência no atendimento.
Para que você entenda melhor como o sistema OMS garante uma estratégia omnichannel de alta performance, vamos detalhar algumas de suas funcionalidades-chave e sua aplicação no dia a dia das operações.
6 motivos para adotar um sistema OMS para estratégia omnichannel
1- Precisão na disponibilidade de produtos
Um dos maiores desafios em uma estratégia omnichannel é garantir que a disponibilidade de produtos exibida em cada canal de venda seja precisa. Afinal, nada é mais frustrante para o consumidor do que encontrar o produto desejado disponível no site e apenas descobrir que ele está esgotado ao tentar finalizar a compra, não é verdade?
Pois é, essa falta de atualização e informações não só prejudica a experiência de compra, como também pode levar à ausência de confiança e lealdade do cliente, resultando em vendas perdidas e uma reputação danificada para a marca.
Esse problema acontece quando a empresa não utiliza tecnologias para sincronizar dados entre os diferentes canais de venda, dessa forma, a falta integração entre sistemas pode fazer com que as informações sobre a disponibilidade dos produtos não sejam atualizadas em tempo real, criando inconsistências entre o que o cliente vê e o que está realmente disponível.
Com o sistema OMS é possível centralizar todas as informações de estoque e atualizá-las em qualquer canal de vendas, tudo isso em tempo real. Sendo assim, um cliente pode comprar pela loja, pelo site ou pelas redes sociais, e o estoque será atualizado imediatamente, ajudando a evitar as frustrações dos clientes, mantendo a confiança e, consequentemente, aumentando suas vendas e visibilidade no mercado.
2- Gestão de entregas eficiente
Pode parecer mentira, mas alguns gestores ainda se recusam a usar sistemas de automação para gerenciar as entregas da sua empresa, e é justamente por esse motivo que podem frequentemente enfrentar grandes prejuízos logísticos.
Imagine uma loja de sapatos que vende produtos tanto online quanto em lojas físicas. Sem um sistema automatizado, ela depende de processos manuais para gerenciar os pedidos e organizar as entregas. Depender exclusivamente dessa metodologia pode causar envios atrasados, despachos incorretos e, até mesmo, a perda de pacotes. Além dos prejuízos financeiros diretos, como reenvios e reembolsos, problemas como esses geram a insatisfação dos clientes e danos à reputação da empresa.
Ao adotar um sistema OMS, todo o fluxo operacional de envios é otimizado. O sistema automatiza a criação de pedidos, seleciona automaticamente o método de entrega mais eficiente e gera etiquetas de envio com precisão. Além disso, o sistema OMS oferece rastreamento em tempo real, permitindo que tanto a empresa quanto o cliente saibam exatamente onde está o pedido e quando ele será entregue.
Para a empresa, isso se traduz em menos custos operacionais, eliminação de retrabalhos e redução das demandas do cliente para resolver problemas de entrega. Já para o comprador, os ganhos são inúmeros, proporcionando maior confiança e mais satisfação em relação à marca.
3- Redução da sobrecarga de tarefas
Na estratégia omnichannel mal implementada, os colaboradores frequentemente enfrentam sobrecarga de tarefas manuais, consumindo tempo e drenando energia criativa.
Imagine uma empresa de eletrônicos onde os funcionários precisam lidar manualmente com a entrada de pedidos, atualização de estoque e coordenação de entregas. Esse volume de trabalho pode causar burnout e alta rotatividade, além de reduzir a eficiência operacional.
O sistema OMS resolve essa questão automatizando processos repetitivos, como a entrada e atualização de pedidos, gestão de estoque e coordenação de entregas. Uma vez que essas tarefas são automatizadas, a equipe pode se concentrar em atividades estratégicas e inovadoras que melhoram o fluxo de trabalho e a experiência do cliente.
4- Ampliação de canais de venda
Quando falamos de uma estratégia omnichannel eficiente, ela deve ser capaz de possibilitar a ampliação contínua e o crescimento de canais de vendas que visam aumentar a visibilidade da empresa no mercado e também o seu faturamento.
Sem a tecnologia adequada, essa expansão pode ser complicada e ineficiente. Já com o sistema OMS, é possível pensar na expansão do mercado através da sua fácil integração com novos e diferentes canais, como marketplaces, plataformas de e-commerce e lojas físicas, mantendo todos os dados centralizados e sincronizados em tempo real.
Outra grande vantagem do sistema OMS para a estratégia omnichannel é oferecer ferramentas avançadas de análise e relatórios que ajudam a identificar oportunidades de expansão e otimizar o desempenho em cada canal, favorecendo uma gestão centralizada e eficiente.
5- Redução de erros operacionais
Erros operacionais são comuns em estratégias omnichannel que não utilizam sistemas de automação adequados. Alguns exemplos típicos incluem falhas na atualização de estoque, processamento incorreto de produtos, envio errado de pedidos e problema na coordenação de devoluções. Erros como esses não só aumentam a frustração dos clientes, como impactam diretamente nos custos operacionais.
Por esse motivo, um sistema OMS é importante para reduzir erros. Ao centralizar e automatizar o gerenciamento de pedidos e estoque, o sistema OMS garante que todas as informações estejam sempre atualizadas, minimizando a chance de falhas humanas, como a venda de produtos que não estão mais em estoque ou o envio de itens incorretos.
Sistema OMS na sua estratégia omnichannel
Vimos que adotar um sistema OMS é importante para qualquer empresa que deseja melhorar sua estratégia omnichannel. O sistema OMS melhora a precisão da disponibilidade de produtos, otimiza a gestão de entregas, reduz a sobrecarga de tarefas dos colaboradores, facilita a ampliação dos canais de vendas e minimiza os erros operacionais.
Esses benefícios se traduzem em uma experiência de compra superior para os clientes, além de maior eficiência e lucratividade para a empresa.
Se você está buscando aprimorar sua estratégia omnichannel e obter maior visibilidade de mercado, conte com o OMS Maestro da Delage! O software foi desenvolvido por especialistas em Tecnologia e Logística, reunindo as funcionalidades que colaboram significativamente para o sucesso do seu negócio. Entre em contato com nossa equipe e agende uma demonstração gratuita!
>> Leia mais:
Sistema OMS: dúvidas frequentes
O que um bom sistema OMS precisa ter?
Como escolher o melhor fornecedor do sistema OMS?