Vice-Presidente da d1000 fala sobre o crescimento da rede após o investimento no OMS Maestro®, a plataforma omnichannel da Delage
No último ano, a d1000, rede de drogarias formada pelas bandeiras Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário registrou um grande salto em suas vendas, aumentando a receita bruta de R$42,9 milhões para R$68,2 milhões. Um dos segredos do sucesso foi a implantação, em junho de 2023, do OMS Maestro®, a plataforma omnichannel da Delage. Desenvolvido para apoiar varejistas na jornada do comércio unificado, o OMS Maestro® integra todos os canais de venda e estoques da empresa em um único sistema, proporcionando uma gestão centralizada e eficiente. Com a adoção da solução em todas as drogarias da rede, a d1000 estabeleceu uma base sólida para expandir suas vendas e se preparar para os desafios do varejo moderno.
O sistema OMS foi implantado em mais de 200 lojas da d1000, atendendo a mais de 2,4 milhões de consumidores/ mês. Hoje, a rede tem 240 filiais em cinco estados operando no modelo de darkstore, 4 websites de e-commerce VTEX, além de realizar vendas via iFood, Rappi, Uber, call center, frente de loja e SAP. Todos esses canais são gerenciados pelo OMS Maestro® através de uma visão centralizada, com acompanhamento em tempo real, desde a captação do pedido até a entrega.
Em pouco tempo de adoção da tecnologia, os resultados começaram a aparecer. No ano passado, a companhia foi eleita uma das redes de farmácias mais eficientes do Brasil, conforme o Ranking Ibevar-FIA, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar), em parceria com a FIA Business School. O número de pedidos atendidos, em um ano, superou a marca dos 100 mil. Já no Carnaval de 2024, a d1000 teve uma performance impressionante: recebeu 15 mil pedidos, com apenas 93 devoluções e nenhuma solicitação de suporte.
Para falar um pouco mais sobre os avanços alcançados pela rede, bem como o fortalecimento do omnichannel e o papel do OMS Maestro®, conversamos com o VP da d1000, Marcelo Cardoso. Confira a entrevista:
Delage: Quais eram os principais desafios operacionais que a d1000 enfrentava antes de implementar o OMS Maestro?
Marcelo Cardoso: Antes de implantar o sistema OMS da Delage, nós lidamos com desafios como lentidão e oscilação no processo de integração dos pedidos, múltiplas telas para fazer gestão dos pedidos e ausência de rastreio das etapas dos pedidos.
Delage: Quais foram os motivos que levaram a d1000 a escolher a solução da Delage?
Marcelo Cardoso: A Delage é uma empresa referência em tecnologia voltada para WMS e gestão logística e tem uma relação histórica conosco, por isso optamos por estabelecer mais esta parceria.
Delage: Como foi o processo de implementação do OMS Maestro?
Marcelo Cardoso: Como toda implantação passamos por algumas dificuldades, também por se tratar de uma solução nova e multidisciplinar, mas tivemos suporte e comprometimento do time do projeto.
Delage: Qual foi a principal mudança conquistada após a implantação da plataforma?
Marcelo Cardoso: A grande mudança que o OMS Maestro nos trouxe foi a melhoria no atendimento ao consumidor. O que um cliente de e-commerce mais deseja? Qualidade e velocidade, seja para receber o produto em casa ou pelo clique e retire em uma de nossas lojas. O OMS Maestro proporcionou exatamente isso, pois nos permite acompanhar de forma muito mais eficiente todo o processo de um pedido, desde sua entrada nas plataformas até a entrega ou disponibilidade para o cliente. Hoje, conseguimos monitorar cada etapa dessa cadeia com muito mais precisão.
Delage: E quais as áreas da empresa mais impactadas pela implantação do OMS?
Marcelo Cardoso: As áreas mais impactadas e beneficiadas foram as de E-Commerce, TI, Operação de Loja e Call Center.
Delage: A integração com diferentes plataformas (VTEX, iFood, Rappi, SAP, etc.) auxiliou na gestão e agilidade dos pedidos?
Marcelo Cardoso: Sem dúvida! Ter todos os canais concentrados em uma única plataforma otimizou os processos e também a gestão.
Delage: Houve melhorias nos índices de devoluções e suporte? Pode compartilhar dados sobre isso?
Marcelo Cardoso: Sim. Tivemos ganhos significativos na redução do cancelamento de pedidos, ganho de produtividade e, consequentemente, mais vendas. Por exemplo: antes da implantação, nosso tempo médio de separação era de 1h30 e com o OMS Maestro, conseguimos separar em aproximadamente 18 minutos.
Delage: Quais foram os principais impactos na satisfação do cliente e na qualidade do atendimento?
Marcelo Cardoso: Acredito que o maior impacto tenha sido a redução do tempo de entrega do pedido aos clientes. Isso com certeza teve uma influência positiva na sua experiência de compra.
Delage: Como a gestão se beneficiou do monitoramento em tempo real dos pedidos?
Marcelo Cardoso: Em se tratando de pedidos, agora conseguimos medir a eficiência segmentada – parceiros, prestadores de serviço, bandeira, regionais e lojas, por canal de vendas.
Delage: Que conselhos você daria para outras empresas do setor que estão considerando a implementação de um sistema similar?
Marcelo Cardoso: É muito importante detalhar bem as necessidades, alinhar expectativas e estabelecer combinados com o parceiro. Especialmente na fase inicial, essa parceria pode ser decisiva para o sucesso da implantação do projeto.
** A equipe Delage agradece ao Marcelo por nos conceder esta entrevista e por dividir conosco sua experiência e conhecimento.