Conheça as funcionalidades-chave do WMS para operadores logísticos e entenda como o sistema reduz custos e eleva a eficiência.
Operadores logísticos lidam com um grande desafio: como oferecer transparência e segurança às empresas que lhes confiam a grande missão de armazenar e transportar seus produtos até os clientes? Tudo isso vem adicionado de uma complexidade maior: atender vários segmentos em um mesmo armazém, garantindo organização e o máximo de eficiência, desde o recebimento até a expedição.
Não é uma tarefa fácil, certo? Para alcançar a performance desejada, a tecnologia deixa de ser um diferencial e se torna uma necessidade. Felizmente, os gestores podem contar com o sistema WMS, software projetado para dar suporte na gestão do estoque e dos processos, bem como na tomada de decisões assertivas para o negócio.
Neste artigo vamos auxiliar gestores logísticos a deixarem seu trabalho otimizado através do WMS, mostrando os principais benefícios do sistema para uma operação logística. Acompanhe nos tópicos a seguir!
Como o sistema WMS auxilia nos desafios de operadores logísticos?
Muitos são os desafios que gestores de uma operação logística enfrentam diariamente em suas jornadas de trabalho. Dentre as várias atribuições envolvidas estão o gerenciamento das operações do armazém, o monitoramento da força de trabalho, o controle de fluxos e processos, a análise de dados, o desenvolvimento de novas estratégias, a gestão do transporte e por aí vai.
Diferentes funções requerem atenção, podendo sobrecarregar equipes, atrasar consideravelmente o fluxo de trabalho do armazém, além de reduzir a eficiência e qualidade de serviços oferecidos pela empresa. E, quando falamos em uma operação logística, devemos lembrar que a qualidade dos serviços impacta diretamente na reputação de seus clientes. Se um operador logístico entrega um pedido errado, o comprador irá reclamar com a empresa que o operador representa, ou seja, uma única falha pode trazer consequências desastrosas para o negócio.
Diante desses desafios, o sistema WMS se mostra um grande aliado para operadores logísticos. Isso porque o software automatiza tarefas manuais e passa a coordenar todos processos de forma ágil e precisa. Na prática, isso significa que os gestores e suas equipes não precisam mais se preocupar em definir posições no estoque, ordenar os pedidos, distribuir tarefas, definir o momento certo de reposição de produtos, dentre outras funções cotidianas da operação. O sistema assume esse papel.
Com o WMS, é possível reduzir ao máximo os custos através da otimização de processos e recursos (pessoas, equipamento e área), ter controle eficiente das conferência na entrada e na saída de mercadorias do estoque, realizar uma separação eficaz e embarque ágil, além de acessar informações em tempo real, incluindo dados de inventários cíclicos, relatórios de produtividade e registros do estoque. O mais interessante é que essas informações também podem ser compartilhadas com cada cliente do operador logístico, deixando os gestores cientes de todo o fluxo de trabalho e gerando autonomia para tomadas de decisões e busca por melhores estratégias.
Benefícios do WMS para operadores logísticos
Abaixo, separamos alguns dos principais benefícios que um sistema WMS pode oferecer a operadores logísticos e que fazem a diferença nos resultados. Confira:
Rápida implementação de mudanças
Uma grande exigência para operadores logísticos é acompanhar as mudanças, demandas e exigências do mercado, a fim de aplicar no armazém melhorias que acompanhem as principais tendências e o ritmo da concorrência de cada cliente. No entanto, quando o trabalho dentro de centros de distribuição é operado de forma manual ou sem qualquer recurso que possa otimizar parte dos processos, encontrar pontos de melhoria pode ser uma tarefa desafiadora, demandando muito tempo de execução.
Se flexibilidade e rapidez são palavras de ação e decisivas para a eficiência e a competitividade, é preciso ter recursos capazes de trazer insights e agilidade às operações logísticas, logo, com o sistema WMS é possível, através de históricos, monitoramento da equipe e tarefas, e dados de produtividade, reconhecer gargalos com mais velocidade e clareza. Com essas informações em mãos, somadas ao acompanhamento das tendências e do mercado, fica muito mais fácil promover mudanças de processos respaldadas em dados concretos e elaborar metas de produtividade junto aos colaboradores. Em última instância, todas as melhorias afetarão diretamente o serviço prestado aos clientes do operador logístico.
Utilização inteligente do espaço de armazenagem
Imagine se fosse possível identificar cada centímetro do estoque, calcular o tamanho de produtos, organizá-los e enviá-los para os endereços perfeitos, a fim de utilizar com inteligência cada m² do armazém. Isso pode parecer um sonho, não é mesmo? E com o sistema WMS é possível!
A fim de auxiliar gestores logísticos a aproveitarem de forma estratégica seu estoque, o sistema WMS conta com inúmeras modalidades de armazenagem, atendendo os mais diferentes produtos. Isso implica em uma organização inteligente e eficiente do estoque.
Uma vez configurado, o sistema WMS envia notificações aos colaboradores sobre onde e como os itens devem ser armazenados, utilizando critérios de tamanho e sazonalidade, por exemplo. Com a sugestão automática do endereçamento, que acontece logo após o recebimento, garante-se maior economia de espaço, estratégias avançadas de mobilidade de produtos e velocidade no envio de pedidos, especialmente para a área de picking.
Os benefícios não param aqui. Com o WMS, gestores de operações logísticas conseguem acompanhar diariamente os níveis de produtos dentro do estoque sem a necessidade de contagem e conferência manual. Se um produto atinge o seu nível mínimo, o sistema automaticamente emite um alerta para que seja realizado o reabastecimento.
Redução nas perdas e danos
Perdas, danos e roubos são problemas graves em qualquer armazém. Para operadores logísticos, isso é ainda mais crítico, afinal, os produtos armazenados pertencem aos seus clientes. Como justificar as baixas no estoque? E pior: quanto dinheiro se perde arcando com a reposição desses itens ou pagamento de multa ao cliente?
A boa notícia é que o WMS permite muito mais controle, garantindo maior segurança ao estoque por meio de registros de cada movimento de itens, paletes e mercadorias, todos confirmados pelo colaborador responsável pela atividade.
É possível acompanhar cada passo do produto, desde o momento em que ele entra na doca, em seu recebimento, até a sua expedição e envio para o cliente final. Com o sistema WMS, você reconhece e identifica de forma rápida qualquer desvio ou irregularidade com os itens do inventário, aumentando a segurança e evitando prejuízos ao armazém.
Vale acrescentar que o sistema oferece um rígido controle de shelf-life, já no recebimento, além de definir regras para a priorização de saída, seguindo FIFO, FEFO ou LIFO. E, caso algum produto armazenado esteja próximo de vencer, o WMS emite um alerta para que decisões sejam tomadas antes que haja risco de qualquer perda.
Redução de custos
A gestão de vários estoques pode significar alto custo logístico. E não estamos falando apenas dos custos de manutenção de produtos no armazém, mas também de outras despesas associadas à operação como um todo, como mão de obra e equipamentos. Um picking mal planejado, por exemplo, fará seu funcionário gastar mais tempo que o necessário e certamente irá onerar a sua operação.
Diante desse cenário, o sistema WMS é uma escolha estratégica fundamental para garantir o melhor aproveitamento de recursos, sejam pessoas, equipamentos ou infraestrutura. O sistema consegue direcionar as atividades, de modo que elas sejam realizadas com a prioridade e os recursos corretos.
No picking, por exemplo, além de gerar automaticamente as ordens de separação e hierarquizar os pedidos, o sistema define o melhor percurso a ser percorrido pelo colaborador, visando agilidade e alta precisão.
Com o WMS, é possível fazer o planejamento de processos, acompanhar as atividades da equipe, tempo de execução de cada tarefa, realizar integrações com sistemas externos e reduzir operações manuais tanto para gestores logísticos quanto para os demais colaboradores.
Visibilidade de informações e monitoramento em tempo real
O gestor de uma operação logística e os seus clientes precisam ter ter, literalmente nas mãos, as informações da operação, tais como KPIs e relatórios que mostram como as coisas estão indo e o que precisa ser melhorado. Com o WMS, isso não é uma dificuldade, já que o sistema oferece uma série de KPIs que podem ser compartilhados com cada cliente.
Ter as informações sempre ao alcance é decisivo na gestão da operação logística. Líderes e suas equipes podem identificar de forma rápida atrasos e falhas em pedidos, efetuando correções em tempo hábil. Do mesmo modo, é possível acompanhar as demandas de vendas e organizar o reabastecimento do estoque, evitando que o armazém pare ou tenha problemas que interfiram em sua produtividade.
O mais incrível é que tudo isso é disponibilizado de forma instantânea. O WMS oferece aos gestores todas as informações e relatórios referente ao gerenciamento, ao ciclo de vida, funções operacionais, estrutura, atividades de colaboradores, acompanhamento de pedido e localizações geográficas em tempo real, garantindo maior visibilidade da operação, tanto para o operador logístico como para o cliente.
Aquisição de novos clientes
Alguns operadores logísticos lidam com a dificuldade de aumentar sua cartela de clientes por não contar com recursos capazes de gerenciar, administrar e organizar diferentes produtos dentro do estoque. Com o sistema WMS a aquisição de novos clientes deixa de ser um problema e passa a ser uma oportunidade de crescimento.
O sistema auxilia gestores logísticos a gerenciar operações simultâneas dentro do centro de distribuição, organizando o estoque de cada cliente de acordo com suas particularidades e definindo as melhores formas de armazenagem e separação. O que poderia ser um desafio, como por exemplo, cada cliente ter sua regra de alocação, deixa de ser um impasse, pois o sistema WMS garante a eficiência dos processos e segue a rigor as especificidades exigidas.
Como aplicar um sistema WMS em sua operação?
Muitos são os benefícios oferecidos pelo sistema WMS aos operadores logísticos e a sua aplicação deve atender aos diferentes processos do armazém, oferecendo confiabilidade à equipe, promovendo otimização, análises detalhadas de atividades e eficiência ao fluxo de trabalho.
Portanto, é fundamental que, na hora da escolha do sistema ideal para a operação, gestores saibam exatamente o que a sua empresa precisa. É importante ter a operação bem mapeada, além de definir os objetivos e metas, de modo a encontrar uma solução que ofereça com exatidão as competências esperadas e que seja configurada de acordo com as expectativas da gestão e suas equipes. Se algum processo for mal definido ou mal executado, há um efeito cascata, que pode prejudicar processos e a imagem da marca frente aos clientes.
Encontre o parceiro certo para o sucesso de sua operação
Como vimos neste artigo, os operadores logísticos possuem uma série de responsabilidades e são peças decisivas para lidar com as grandes mudanças do mercado. Para que tudo seja realizado de forma eficiente, assegurando o melhor atendimento a cada cliente, gestores que atuam nesse setor precisam se adaptar às transformações e ter ao lado tecnologias de ponta capazes de trazer inúmeros benefícios ao fluxo de trabalho.
Vimos também que contar um WMS robusto é fundamental para ter cada um dos benefícios apresentados acima. Por isso, valorize os parceiros que buscam constantemente novas estratégias e tecnologias capazes de ajudar a otimizar seus processos. Aqui na Delage você encontra um time preparado para atender as especificidades do seu armazém, com ampla experiência em projetos de WMS para operadores logísticos e prontos para auxiliá-lo no cenário atual, onde a complexidade das operações e a competitividade no mercado são crescentes.
Entre em contato conosco e descubra a melhor forma de aplicar o sistema WMS em sua operação!