Mais controle do estoque: com o WMS da Delage, a Niazi descomplicou sua gestão

Conheça o projeto de implantação do sistema WMS na Niazi Chohfi. Com o sistema, a empresa fortaleceu suas operações de e-commerce e atacado 

 

 

Em 2018, a Niazi Chohfi, consagrada empresa paulista com quase 100 anos de experiência, fechou uma parceria com a Delage para a modernização de suas operações de e-commerce e atacado (E-commerce na Mooca – São Paulo-SP e Centro de Distribuição em Arujá-SP). O objetivo era aumentar a produtividade, reduzir os custos logísticos e garantir a acuracidade do estoque. O investimento em tecnologia mostrou-se uma decisão acertada da Niaziuma vez que a companhia trabalha com uma grande variedade de produtos e precisava de um sistema robusto, aderente e escalável para dar suporte ao seu crescimento.  

 

A Niazi possui nove lojas físicas em São PauloSP, sendo cinco delas na Rua 25 de março, o maior centro comercial a céu aberto da América Latina.  A empresa iniciou sua operação no setor têxtil, porém, como evolução é sua marca, com o passar do tempo, especializou-se e avançou para outros segmentos como utilidades domésticas, cama, mesa, banho, pet shop, lingeries, pijamas e moda íntima, além de itens para artesanato, natal, festa e decoração em geral.  

 

A empresa sabia que fortalecer o e-commerce era o caminho para o se destacar da concorrência. Mas, para isso, era necessário aprimorar a gestão da armazenagem, o picking e também a expedição, permitindo que as operações conseguissem atender com agilidade os pedidos das lojas físicas e das vendas online. Mas como fazer isso sem um aumento significativo nos custos operacionais e mantendo o alto padrão de atendimento aos seus clientes? A resposta estava no investimento em um sistema WMS, software especializado na gestão intralogística que auxilia tanto no controle do fluxo de materiais como na administração do armazém como um todo. 

 

 

Niazi e Delage: o caminho para a inovação 

 

Após analisar as opções disponíveis no mercado, a organização escolheu melhor sistema que pudesse atender suas expectativas: o WMS Delage® Rx. Para a Niazi, a convicção de que o sistema da Delage era a opção ideal veio depois que a diretoria visitou uma operação de e-commerce que utiliza, onde puderam perceber a grande aderência do software ao negócio e o quanto a solução ajuda na alta performance do CD e na acuracidade do estoque. 

 

Além disso, a escolha pelo WMS Delage® Rx foi motivada não apenas pela qualidade do software, que figura entre os Top 3 dos Melhores WMS do País (Inbrasc), como também pelo perfil da Delage e sua visão inovadora, buscando sempre antecipar tendênciasSão mais de 200 projetos implementados, além do pioneirismo em contar com um WMS validado internacionalmente, sendo o primeiro e único WMS do Hemisfério Sul a fazer parte, desde 2010, do banco de dados do conceituado Instituto Fraunhofer, responsável por atestar e validar sistemas WMS de todo o mundo.   

 

 

Desafios apresentados, expectativas atendidas! 

 

Após as reuniões, a Niazi apresentou todas as suas expectativas para as operações em seu CD na Mooca, voltadas para o e-commerce e atacado, como: 

 

– Automação de processos manuais (uso de coletores, direcionamento das tarefas) 

– Localização dos produtos no estoque e sugestão do melhor armazenamento 

– Criação de áreas exclusivas para separação dos tapetes e tecidos 

– Criação de áreas de picking de acordo com a curva do produto 

– Redução de perdas de faturamento com materiais vendidos em metro ou quilo 

– Agilidade para atendimento dos pedidos do e-commerce 

– Agilidade para reposição das áreas de picking para não atrasar a separação 

– Controle efetivo do recebimento de container (importação) 

– Controle dos itens expedidos  

– Atendimento dos pedidos das lojas e do e-commerce em um mesmo CD 

– Provimento de informação gerencial para acompanhar a operação 

– Integração com TOTVS Protheus ® e Oracle®. 

 

 

Prontamente, o time Delage elaborou um projeto que contemplava todos esses pontosForam dois meses de trabalho com a construção de interfaces, preparação da infraestrutura, instalação e configuração do WMS Delage® Rx, treinamento da equipe e testes, e, ao final dos trabalhostodas as demandas foram atendidas com louvor. Por exemplo, Niazi trabalha com itens que possuem medida variável e esse controle não era realizado em suas operações por não ter uma ferramenta adequada. Para suprir essa demanda foi disponibilizado, pela Delage, a opção do cliente realizar a impressão e leitura do código de barras da etiqueta EAN 128 para leitura dos tecidos e itens de medida variável, sendo possível a leitura em todos os processos dentro da logística, desde o recebimento até a conferência dos produtos, incluindo também o inventário. 

 

Outra demanda atendida era relacionada aos produtos importados, pois quando chegam ao CD de Arujá, já estão com pedidos de venda criados e precisam ser expedidos com prioridade – muitas vezes, nem são armazenados em sua estrutura porta palete. Após a implantação do WMS Delage® Rx, foi possível organizar as ordens de separação de acordo com sua prioridade, respeitando a necessidade do cliente de realizar a separação em diferentes classificações de endereço no depósito (stagingpicking, pulmão e excesso). Sendo assim, ao gerar uma ordem de separação, a prioridade de picking passou a ser a área de staging.  

 

Além disso, foi apresentado soluções como: criação automática de tarefas para abastecimento das áreas de separação; picking com RF com conferência em BOX de carregamento; bloqueio no embarque para impedir o despacho de volumes sem romaneio; inventários cíclicos, dentre outras funcionalidades importantes.

 

Gestão à Vista: garantia de eficiência e pedidos no prazo 

 

Para proporcionar o melhor para seu consumidor, a Niazi precisava de mais do que ferramentas que permitissem uma alta eficiência logística. Era crucial também acompanhar o desempenho das operações em tempo real, garantindo que todos pedidos, sejam do e-commerce ou das lojas físicas, fossem atendidos no tempo ideal e que a qualquer desvio, pudessem tomar uma decisão corretiva. Essa questão foi facilmente resolvida, pois um dos pilares do WMS Delage® Rx é a solução de Gestão à Vista, através da qual todas as informações da operação disponibilizadas instantaneamente, na forma de relatórios, indicadores, KPIs e dashboards 

 

A Gestão à Vista é um modelo de gerenciamento que permite a visualização de informações e indicadores importantes da operação e não apenas isso: os dados são compartilhados com toda a equipe, através de monitores disponibilizados em pontos estratégicos ou pelo acesso em smartphones e tablets. Dentre os dashboards oferecidos, está o que mostra os estágios de preparação de um pedido, divididos entre os pedidos que foram processados dentro do prazo, os que excedem o tempo limite e os atrasados. Com isso, é possível reagir mais rápido a qualquer atraso, tomando as decisões certas para assegurar a velocidade no atendimento. 

 

 

Resultados: mais controle do estoque e serviço de excelência aos clientes com o WMS

 

Após a implantação do WMS Delage® Rx nos dois CDs da Niazi, os resultados foram rápidos. Com a elevação na performance das operações, a Niazi hoje consegue entregar os pedidos aos clientes do e-commerce e abastecer as lojas com mais agilidadequalidade e tendo um maior controle do estoque. Dentre os vários ganhos obtidos, destacam-se:   

 

 – Ganho de produtividade: agora um pedido pode ser separado por mais de um colaborador, respeitando o tipo de equipamento que cada um opera (separação a pé, transpaleteira ou empilhadeira);
 

Maior controle de estoque: sendo possível realizar inventários diários para conciliação de estoque e garantir maior assertividade na reposição e compra dos itens;
 

–  Melhor cotação de transportadora: agora os volumes passaram a ser pesados somente após a conferência e fechamento deles;
 

Melhor controle dos itens de medida variável: podendo ser vendidos de forma fracionada, com atualização do estoque mais assertiva;
 

Confiabilidade na rastreabilidade dos produtos: desde o recebimento até a sua venda; 

 

Aumento da satisfação dos clientes de e-commerce: com entregas mais ágeis e assertivas. 

 

 

Com o WMS Delage® Rx, as operações da Niazi Chohfi inauguraram uma nova fase. Agora os processos são automatizados e monitorados em tempo real, o que permite aos gestores uma maior assertividade na tomada de decisões.  

 

E você? Também deseja inovação em seu centro de distribuição? Entre em contato com um especialista Delage e esteja pronto para fazer o seu negócio decolar!  

 

 



Deixe um comentário